Início do conteúdo

Cursos de Extensão de Formação Inicial

Contemplam um conjunto de saberes em áreas específicas do conhecimento que habilitam o prosseguimento dos estudos ou ao exercício profissional. 

 

IPÊ – Programa de Qualificação Profissional e Social em Economia Solidária
  • Coordenadora-adjunta: Denise Elisabete da Silva Gorski
  • Supervisor: Davi Jonatas da Silva
  • Orientadora: Camila Ramalho Modena
  • Apoio Administrativo: Leandro Bez Birolo

 

Curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário

  • Turno: tarde
  • Período previsto das aulas: 30/09 a 07/12/2024
  • Vagas: 30
  • Periodicidade: 5 vezes por semana
  • Carga horária total: 200h
  • Público-alvo: trabalhadores e trabalhadoras vinculados a grupos produtivos autogestionários, jovens, população negra, mulheres, povos e comunidades tradicionais e originárias, pessoas com deficiência, população idosa, população LGBTQIA+, chefes de família, em situação de vulnerabilidade, extrema pobreza, desempregadas ou autônomas, cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico.
  • Objetivo do curso: formar cidadãos para auxiliar no planejamento, na execução de processos, na prestação de assistência e serviços aos  cooperados. Promover e atuar na constituição de e cooperativas em  comunidades locais. Desenvolver estratégias de fomento às políticas públicas de economia solidária no território, à criação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), à articulação e construção de redes de cooperação solidárias e cadeias produtivas em economia solidária.
  • Contato: [email protected]
  • Projeto Pedagógico do Curso

 

Curso de Empreendimentos Econômicos Solidários

  • Turno: noite
  • Período previsto das aulas: 30/09 a 07/12/2024
  • Vagas: 30
  • Periodicidade: 5 vezes por semana
  • Carga horária total: 200h
  • Público-alvo: trabalhadores e trabalhadoras vinculados a grupos produtivos autogestionários, jovens, população negra, mulheres, povos e comunidades tradicionais e originárias, pessoas com deficiência, população idosa, população LGBTQIA+, chefes de família, em situação de vulnerabilidade, extrema pobreza, desempregadas ou autônomas, cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico.
  • Objetivo do curso: formar cidadão com domínio dos conceitos e práticas de controle do dinheiro. Conhecer e desenvolver um planejamento para micro e pequenas empresas. Compreender e utilizar os conhecimentos sobre  negociação, sendo capaz de gerenciar ações de marketing. Dominar conceitos e práticas de gestão de pessoas, de associativismo, e de cooperativismo. Utilizar os fundamentos da excelência em gestão voltados para uma micro ou pequena empresa. Sabe identificar oportunidades de mercado, considerando técnicas de gestão da inovação.
  • Contato: [email protected]
  • Projeto Pedagógico do Curso

 

Programa Mulheres Mil

 

Curso Libras Básico

  • Turno: tarde
  • Período previsto das aulas: 16/09 a 16/12/2024
  • Vagas: 25
  • Periodicidade: 3 vezes por semana
  • Carga horária total: 160h
  • Público-alvo: mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, baixa escolaridade e em situação de violência doméstica
  • Objetivo do curso: formar mulheres em situação de vulnerabilidade social, baixa escolaridade ou em situação de violência doméstica, para utilização da língua de sinais em diversos âmbitos, para o trabalho, nas formas coletivas e auto-gestionadas, geração de renda e atuação comunitária, bem como uma formação cidadã em direitos humanos e das mulheres, com valorização e reconhecimento dos seus saberes pregressos e de suas trajetórias de vida, oportunizando uma qualificação técnica de nível inicial que oportunize autonomia na geração de renda individual e coletivamente.
  • Contato: [email protected]
  • Projeto Pedagógico do Curso

 

Curso de Confeccionadora de Bolsas de Tecido

  • Turno: tarde
  • Período previsto das aulas: 16/09 a 16/12/2024
  • Vagas: 25
  • Periodicidade: 3 vezes por semana
  • Carga horária total: 160h
  • Público-alvo: mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, baixa escolaridade e em situação de violência doméstica
  • Objetivo do curso: formar mulheres, em especial em situação de vulnerabilidade social, baixa escolaridade ou em situação de violência doméstica, para o trabalho, nas formas coletivas e auto-gestionadas, geração de renda e atuação comunitária, bem como uma formação cidadã em direitos humanos e das mulheres, com valorização e reconhecimento dos seus saberes pregressos e de suas trajetórias de vida, oportunizando uma qualificação técnico de nível inicial que oportunize autonomia na geração de renda individual e coletivamente
  • Contato: [email protected]
  • Projeto Pedagógico do Curso

 

Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada

 

Curso Operador de Computador

  • Turno: Noite (sextas-feiras)
  • Duração: 05/04/2024 à 13/12/2024
  • Requisito: estar cursando o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) obrigatoriamente na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)
  • Objetivo do curso: O Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador – Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada tem por objetivo oportunizar qualificação  profissional  atrelada  ao  eixo  tecnológico  Informação  e  Comunicação, por meio do aprendizado da operação de computadores, dos sistemas operacionais mais difundidos no mercado, da manipulação de arquivos e diretórios, de editores de texto, planilhas e apresentações, da navegação na Internet, da comunicação via e-mail, sempre priorizando o exercício pleno da cidadania através da retomada e/ou  continuidade  dos estudos e capacitação para o mundo do trabalho.
  • Público-alvo: Estudantes maiores de 15 anos (em conformidade com as diretrizes nacionais para a EJA) que tenham completado o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e que estejam cursando o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) obrigatoriamente na modalidade de educação de jovens e adultos.
  • Perfil do curso: O Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador – Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada oferece uma formação profissional de nível básico na área de Informática, visando proporcionar uma formação que atenda à demanda por profissionais que saibam utilizar aplicativos de edição de texto e planilhas eletrônicas, operar sistemas operacionais baseados no Microsoft Windows e Linux, navegar na internet, enviar e receber e-mails, realizar download e upload de arquivos, gerenciar arquivos no computador, além de imprimir e digitalizar arquivos.
  • Coordenação do curso: Jean Carlo Hamerski
  • Contato: [email protected]
  • Projeto Pedagógico do Curso
  • Resolução 63/2023 – Aprovar o PPC do Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador – Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada

 

Curso de Monitor de Atividades de Lazer/Recreação

  • Turno: Noite (sextas-feiras)
  • Duração: 05/04/2024 à 13/12/2024
  • Requisito: estar cursando o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) obrigatoriamente na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)
  • Objetivo do curso: O curso de Monitor de atividades de lazer/recreação, vinculado ao Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada, busca qualificar profissionais para o trabalho no campo do lazer, na promoção de geração de renda e possibilitando a valorização da diversidade cultural e de manifestações e expressões locais.
  • Público-alvo: Estudantes maiores de 15 anos (em conformidade com as diretrizes nacionais para a EJA) que tenham completado o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e que estejam cursando o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) obrigatoriamente na modalidade de educação de jovens e adultos
  • Perfil do curso: O curso de Monitor de atividades de lazer/recreação será formado por disciplinas teóricas e práticas, totalizando um total de 200 horas presenciais, voltado para estudantes matriculados no Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A organização do curso prevê uma educação que ocorra tanto no nível da consolidação de saberes práticos e teóricos para a execução da profissão quanto para a construção de saberes voltados para o exercício da cidadania. Do ponto de vista da qualificação profissional, o/a egresso deve estar qualificado/a para atuar na promoção do lazer e da recreação e na execução, organização e planejamento de atividades de lazer/recreação, incentivando a geração de renda na comunidade e o fomento e difusão dos saberes culturais locais. Da perspectiva de uma formação para a cidadania, espera-se que os/as egressos/as adquiram conhecimentos sobre direitos humanos, sociais e culturais e um aprendizado sobre a importância e centralidade do lazer e da diversidade cultural, fomentando uma sociedade de base mais igualitária.
  • Coordenação do curso: Tatiana Teixeira Silveira
  • Contato: [email protected]
  • Projeto Pedagógico do Curso
  • Resolução 63/2023 – Aprovar o PPC do Curso de Qualificação Profissional em Monitor de Atividades de Lazer/ Recreação – Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada

Última atualização em 23/09/2024

Fim do conteúdo