Estudantes são finalistas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

O documentário “Guria, esse lugar é teu”, das estudantes Andreza Castro Duarte, Luisa de Vargas Fellin e Giovana Hister Cardoso, do Campus Restinga, classificou-se para a Etapa Final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, em São Paulo. A premiação regional da categoria documentário aconteceu no dia 13 de novembro de 2019, em São Paulo. Ao todo, 19 trabalhos – três da Região Sul – foram selecionados para a final, entre 63 semifinalistas. A professora Juliana Battisti foi uma das quatro vencedoras na categoria Relato de Prática, no qual os professores contam sua experiência com as atividades desenvolvidas em sala de aula com os estudantes, com o relato “É no detalhe que se faz a multimodalidade da linguagem da vida”.

Além de medalhas de prata e bronze, elas ganharam um leitor de livro digital e vouchers para compra de livros. Juliana também recebeu um notebook pelo destaque do Relato. O campus recebeu uma placa de homenagem pela conquista. Durante os três dias de evento, estudantes e professores realizaram diversas formações e conheceram o Museu do Futebol. As estudantes também tiveram de fazer um documentário relâmpago sobre identidade para mostrar os conhecimentos aprendidos ao longo do ano nas oficinas realizadas nas aulas de Língua Portuguesa.

Os vencedores da final, em dezembro, receberão o seguintes prêmios: medalha e uma semana de imersão pedagógica internacional (país a definir) para o docente, medalha e viagem cultural para uma cidade brasileira (a definir) para os estudantes, acompanhados por monitores, e medalha e acervo para a biblioteca da escola.

Assista o documentário: https://youtu.be/4ANjHK0R6aA

Iniciativa do Ministério da Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso nacional de produção de textos orais e escritos de todo o país, nas categorias . O tema das produções era “O lugar onde vivo”.