Início do conteúdo

Estudantes e servidores do Campus Restinga participam do 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS


O Campus Restinga participa do 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, nos dias 23 a 24 de novembro de 2023, no Campus Bento Gonçalves do IFRS, com 34 trabalhos. O Salão é um espaço de integração entre estudantes e servidores das 18 unidades do IFRS, no qual são compartilhados conhecimentos e experiências produzidos por meio da pesquisa, da extensão e do ensino, nas diferentes áreas do conhecimento. Esta edição tem mais de 1.200 inscritos, entre estudantes e servidores. O tema central é “Ética e Tecnologia: Para que(m) serve o conhecimento?”.

O Salão contemplará os seguintes eventos: 12º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT); 11º Seminário de Extensão (SEMEX); 10º  Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT); 8º Seminário de Pós-Graduação; 8º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e  Tecnologias (MIT); Mostra de Protótipos Automotivos; Mostra de Arte; 3º Feira de Sabores e Saberes; 2º Encontro de Educação a Distância; 3º Circuito Literário; 2º Mérito Extensionista; 2º Exposição NuMem: 15 anos de História e Memória do IFRS; Encontro de Periódicos.

Veja os trabalhos do Campus Restinga no Salão:

EVENTO APRESENTADOR ORIENTADOR TÍTULO
12º SICT Bruno Costa De Carvalho Alexsandro Cristovão Bonatto InovaLab@Restinga: um espaço maker para projetos inovadores e colaborativos
12º SICT Vitor Bertoletti dos Santos Alexsandro Cristovão Bonatto Projeto e construção de equipamentos para jogos em um espaço Maker
12º SICT Nicolas Rafael Silva Cezimbra Alexsandro Cristovão Bonatto Desenvolvimento de painéis luminosos em acrílico em um espaço maker
12º SICT Tomas Jeferson de Azevedo Thomaz Alexsandro Cristovão Bonatto Capacitação em modelagem 3D com Tinkercad: uma oficina de quatro encontros criativos
12º SICT Bruna D Oliveira Desessards Lago Dania Pinto Gonçalves O multilinguismo na paisagem linguística da serra gaúcha
12º SICT Bruna Stein Abreu Dania Pinto Gonçalves Línguas em Contato: Um Estudo da Paisagem Linguística no Estado do Rio Grande do Sul
12º SICT Barbara Paiva Cassiana Grigoletto O protagonismo de personagens femininas em romances de autoria negra na literatura gaúcha contemporânea
12º SICT William Silveira De Carvalho Junior Maíra Da Silva Gomes Orientações para Elaboração de Tarefas de Leitura Através da Perspectiva Bakhtiniana
12º SICT Gabriella Minato Lecey Daniela Nicoletti Fávero Literaturas em diálogo: possíveis conexões entre a produção contística brasileira e mundial contemporâneas
12º SICT Daniéle Gonçalves Papalia Tadeu Luis Tiecher Estoques de carbono e nitrogênio em vinhedos de produção orgânica
12º SICT Pablo Przyczynski Rauber Tadeu Luis Tiecher Estoque de carbono e nitrogênio no solo de vinhedos sob sistema de produção orgânica no Sul do Brasil
12º SICT Larissa Vitória dos Santos Eich Daniela de Campos Diálogos entre a História e a Literatura: estudo das obras de Paulina Chiziane (Moçambique) e Conceição Evaristo (Brasil) na perspectiva decolonial
12º SICT Maxine Klein Gomes da Silva Iuri Albandes Cunha Gomes A OBR como catalisadora do desenvolvimento da Robótica educacional: participação do RoboLab Restinga
12º SICT André Jonatan dos Santos Roben Castagna Lunardi Análise comparativa de ferramentas de teste de smart contracts
12º SICT Jorge Luiz Rolim da Silva Neto João Roberto Gabbardo Sistema de contagem de indivíduos visando eficiência energética predial
8º Seminário de Pós-Graduação Tanise Fernandes Lima Josimar de Aparecido Vieira Gestão democrática na educação profissional e tecnológica: participação discente no IFRS – Campus Restinga
10º SEMEPT Agnes Mateus da Silva Mário Augusto Correia San Segundo Conectar IFRS – Podcast de divulgação científica do IFRS Campus Restinga
10º SEMEPT Patricia Regina Ritta Padilha Dania Pinto Pinto Gonçalves A prática docente na Residência Pedagógica do IFRS Restinga: Um relato de experiência
10º SEMEPT Henrique Gaya Gonçalves Tatiana Teixeira Silveira O lazer em debate na Restinga
10º SEMEPT Artur Henrique Silva Haefliger Luís Felipe Kiesow de Macedo Monitoria de matemática no Campus Restinga
10º SEMEPT Melissa Richelle Prates Vieira Tatiana Teixeira Silveira Monitoria de Educação Física no Campus Restinga
10º SEMEPT Raisson Arbusti Paludo Iuri Albandes Cunha Gomes Transformando alunos em programadores criativos: Uma jornada de monitoria
10º SEMEPT Andrey Figueiró Iuri Albandes Computação inclusiva: desenvolvendo lógica computacional em estudantes com NEE
10º SEMEPT Davi Barbosa Rodrigues Maíra da Silva Gomes Fomentando o letramento por meio da teoria dialógica: elaboração de material didático para produção textual no Campus Restinga
10º SEMEPT Breno Pintos da Silva Felix Nicolai Delling Tabela periódica interativa
10º SEMEPT Érika Gonçalves Rodrigues Iuri Albandes Cunha Gomes RoboLab Restinga: o uso da robótica no ensino da programação
11º SEMEX Shaktih Pajolchek Roben Castagna Lunardi Alumni IFRS: o programa que conecta ex-alunos ao IFRS
11º SEMEX Igor Balest Farias Jean Carlo Hamerski Oficinas 4.0: desenvolvimento e integração de uma metodologia de contagem e classificação de pragas agícolas em armadilhas iscadas usando técnicas de inteligência artificial
11º SEMEX Lucas Santos Parnoff Jean Carlo Hamerski Aplicativo de marketplace voltada para o empreendedorismo feminino na Restinga
11º SEMEX Naomi Gomes Amaro Dias Thais Teixeira da Silva Produção e difusão a partir da história oral a partir da experiência do NuMem Restinga
11º SEMEX Marcos Paulo Hirch Rosa Diana Vega Marona Laboratório de educação matemática do campus Restinga
Mostra de Inovação e  Tecnologias Evertoncris Silva Sousa Tadeu Luis Tiecher EcoLabTinga: Habitat de Inovação e Empreendedorismo em Agroecologia no IFRS Campus Restinga
Mostra de Inovação e  Tecnologias Willer Silveira Chaves Nilson Varella Rübenich Incubadora tecnológica e social da Restinga: impulsionando inovação e desenvolvimento
8º Seminário de Internacionalização Mariana Luisa Schaeffer Brilhante N/D LETRAMENTO CRÍTICO NO CURSO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM REDE: relato de experiência
Fim do conteúdo