Estudantes do curso de Guia de Turismo do Campus Restinga começam a aplicar questionários do Censo Hoteleiro de Porto Alegre

Treze estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão participando primeiro Censo Hoteleiro de Porto Alegre. Nesta semana, no Master Express Grande Hotel, no Centro Histórico, eles começaram a aplicar os questionários. O levantamento será aplicado na rede hoteleira que abrange cerca de 150 estabelecimentos.

A iniciativa que vai mapear e acompanhar a evolução do segmento hoteleiro porto alegrense é da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR-RS) em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o IFRS, a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região Metropolitana (SINDHA), o Convention & Visitors Bureau de Porto Alegre e Região Metropolitana e a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo,

A expectativa é que as visitas sejam concluídas até fevereiro de 2024. Os resultados devem ser divulgados um mês depois, após a análise e a compilação dos dados realizadas pelo Observatório do Turismo da SETUR-RS.

O levantamento vai identificar os gargalos e quantificar o potencial do setor, avaliando a infraestrutura e as condições dos estabelecimentos. Os questionários incluem aspectos como a descrição dos imóveis, capacidade de atendimento, serviços e principais demandas. O raio-x permitirá, ainda, a coleta de insumos para a elaboração de políticas públicas para o setor hoteleiro do município. Considerado piloto, o Censo também poderá ser aplicado e implementado em outras regiões do Rio Grande do Sul.

Participaram da visita ao Master Express Grande Hotel na quarta-feira, dia 29/11, a turismóloga Lara Alves, gerente do hotel, os coordenadores técnicos da pesquisa, Dr. Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, da SETUR-RS, o profº Dr. Tiago Bassani Rech, do IFRS Campus Restinga e a turismóloga Rita Michelon, diretora da ABBTUR-RS, além dos alunos do curso de Guia de Turismo que coletarão as informações nos meios de hospedagens da capital gaúcha.

Fonte: Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR-RS)