Estudante do Campus Restinga estreia modalidade paralímpica dos Jogos do IFRS

O estudante Maxoel Santos de Oliveira, do curso Técnico em Lazer Integrado ao Ensino do Médio do Campus Restinga, participou da estreia da modalidade paralímpica na 9ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que teve início no dia 09 de setembro de 2024, em Bento Gonçalves. A bocha foi o esporte escolhido para demonstrar aos estudantes, servidores e à comunidade a importância da diversidade nas competições esportivas. Max e outros 7 atletas dos campi de Caxias do Sul e Canoas apresentaram a modalidade, ainda sem caráter competitivo nesta primeira edição.

As demonstrações ocorreram durante a tarde, no ginásio do Campus Bento Gonçalves. Os atletas buscavam lançar suas bolas de cor (vermelhas e azuis) o mais próximo possível de uma bola branca chamada bola alvo. O objetivo dos jogadores ou equipes foi posicionar suas bolas mais perto da bola alvo do que as dos colegas, somando pontos conforme a proximidade.

A bocha foi escolhida como esporte de estreia pois desde 2018, o Campus Caxias do Sul desenvolve projetos de ensino voltados para o estudo e prática da modalidade paralímpica nessa área.

Atletas participantes:

• Alessandra Paz Capellar – Campus Canoas
  • Bruna Menegat Dondé Campus Caxias do Sul
  • Erik Nunes Lourenço – Campus Caxias do Sul
  • Ivan Rodrigo da Silva – Campus Caxias do Sul
  • Mariana da Silva Faggion – Campus Caxias do Sul
  • Matheus Costa Gambin – Campus Caxias do Sul
  • Maxoel Santos de Oliveira –Campus Restinga
  • Vagner Zen – Campus Caxias do Sul

Cada atleta esteve acompanhado por um assistente para auxiliar em qualquer atividade, caso houvesse necessidade.