Orientação Estudantil
Apresentação
O setor de Orientação Estudantil é o órgão vinculado à Gestão de Ensino, que participa do trabalho pedagógico do IFRS na promoção do desenvolvimento integral do educando, tendo como pressuposto sua valorização.
Equipe
Lucas Maciaseki da Silva (Currículo Lattes) – Técnico em Assuntos Educacionais
Priscila Vieira Bastos (Currículo Lattes) – Técnica em Assuntos Educacionais
Tiane Pacheco Lovatel (Currículo Lattes) – Técnica em Assuntos Educacionais
Contato: [email protected]
Atribuições da Orientação Estudantil
- Propor atividades pedagógicas de desenvolvimento da trajetória acadêmica, profissional e pessoal do estudante, estimulando seu desenvolvimento integral.
- Acompanhar a execução do Projeto Pedagógico Institucional – PPI.
- Auxiliar no acompanhamento e na organização de estudos do estudante.
- Acompanhar o estudante, individual e coletivamente, integrando os elementos que exercem influência em seus processos de aprendizagem.
- Acompanhar os estudantes, articulando o trabalho a outros profissionais quando necessário.
- Participar no processo de identificação das características da comunidade escolar, inclusive do entorno.
- Participar no processo de elaboração dos currículos.
- Acompanhar as turmas e grupos, bem como seu processo de avaliação e de estudos de recuperação.
- Participar no processo de integração escola-família-comunidade.
- Realizar estudos e pesquisas na área da educação.
Organização de Estudos
Você sabe como organizar seus estudos? Assista a esses três vídeos bem curtinhos com as nossas dicas:
- Será que sabemos como melhor aprendemos?
- Você conhece algumas técnicas de estudo?
- Avaliação e conversa com o professor.
Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE)
Construção dos Planos de Ensino Individualizados (PEI) para estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), conforme INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN 07/2020:
- Realizar as entrevistas com a família, o estudante e a sua escola pregressa;
- Acompanhar o desenvolvimento do PEI.
Documentos relacionados ao PEI:
- Para docentes e coordenações de curso: Planilha de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (guias por período letivo);
- Para docentes e coordenações de curso: Pasta com PEIs (por curso/nome/período letivo);
- Para docentes e coordenações de curso: Orientações para finalização dos PEIs
Escolha de Representação Discente e Docente
Coordenar e organizar o processo de escolha de representação discente (líderes de turma) e docente (professor-conselheiro) nas turmas de ensino médio integrado (modalidade regular e EJA), planejando e acompanhando os processos avaliativos, bem como as relações de convivência no coletivo.
Representantes Discentes e Docentes Conselheiros por turma
Desenvolver práticas democráticas, representativa e participativa, nos estudantes por meio de processo eleitoral e de vivência de discussões e eleição de prioridades para o coletivo;
Desenvolver o pensamento crítico nos educandos, dialogando para que realizem intervenções em situações de aluno com a turma, a turma com docente, ou a turma com a escola.
Professor(a) Conselheiro(a) de turma:
- Cada turma deverá escolher um professor (a);
- O(A) professor(a) exercerá esta função docente em uma única turma, semestral (EJA) ou anualmente (médio integrado);
- Representar a turma, ouvindo as suas demandas, administrativas e pedagógicas, e encaminhá-las aos setores competentes;
- Diálogo frequente com o líder da turma, promovendo a formação de liderança estudantil e representação discente;
- Criar um espaço de discussão sobre temas de interesse da turma;
- Estabelecer vínculo entre a turma e a instituição, dialogando sobre as políticas institucionais e informações pertinentes à turma sobre o bom andamento das atividades e relacionamento no campus;
- Realizar a interlocução entre a turma e a OE para superar dificuldades pedagógicas e interrelacional;
- Participar das reuniões do grupo de conselheiros contribuindo para a construção da identidade do professor conselheiro;
- Acompanhar o desenvolvimento acadêmico global da turma, participando das reuniões de autoavaliação da turma e dos conselhos de classe;
- Participar das reuniões com as famílias e entregas de boletim de rendimento acadêmico, orientando sobre perspectivas a partir dos conselhos de classe.
Representante discente:
- Cada turma deverá escolher dois colegas para ser o representante da turma, o(a) líder e o(a) vice-líder respectivamente;
- Os representantes de turma têm a responsabilidade de escutar as demandas do coletivo, independente de sua opinião individual, e encaminhar ao conselho de classe ou setores responsáveis;
- Ter conduta adequada às normas da escola, e representar a turma perante a escola e nos fóruns de autoavaliação e conselho de classe;
- Dialogar sempre com o(a) professor(a) conselheiro(a) a fim de promover um espaço de boa convivência e de outras perspectivas de visão de mundo;
- Incentivar a participação democrática de todos da turma, organizar as demandas para dar os encaminhamentos necessários, acionando a OE, o professor(a) conselheiro(a) para questões pedagógicas e os setores da área competente.
Plágio
Avaliação inicial de manifestações docentes sobre caso de possível plágio.
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- Manual para elaboração de Trabalhos Acadêmicos do IFRS;
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- Fontes de informação de acesso aberto: Nível Básico, com interpretação em LIBRAS (Vídeo);
- Plágio Acadêmico (Vídeo)