Início do conteúdo

EJERS promove palestras no sábado letivo do dia 09 de novembro


A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) realizará uma série de palestras sobre cidadania, democracia, política e eleições, neste sábado, das 9h às 12h, no auditório do campus. As apresentações são abertas à comunidade e serão feitas por servidores da Justiça Eleitoral gaúcha.

As inscrições podem ser feitas por qualquer interessado na entrada do evento ou antecipadamente no link.

Confira a programação:

9h – Abertura – Equipe da EJERS

Papo Cidadania – André Luiz Ramos Filho, 113ª Zona Eleitoral (Porto Alegre)

“Política é coisa só para políticos? Que diferença o meu voto vai fazer na eleição?” Estas e outras questões serão abordadas em uma conversa sobre cidadania e participação política no cenário brasileiro atual.

9h30 – Gurias na Política – Karen Fróes, Gabinete da Presidência do TRE-RS e Programas de Participação Institucional Feminina no TRE-RS e “Mais Mulheres na Política”

O objetivo é demonstrar o paradoxo entre a pouca representatividade das mulheres na política e a importância do pluralismo político, bem como incentivar as gurias a se interessarem pelo tema, a partir do seu reconhecimento como cidadãs e eleitoras.

10h – Intervalo

10h30 – Me engana que eu posto – João Dal Mollin, 161ª Zona Eleitoral (Porto Alegre)

A palestra vai falar sobre o enfrentamento à desinformação nas eleições e esclarecer dúvidas sobre o assunto, como: Que características indicam que uma notícia pode ser falsa? Que cuidados devemos tomar antes de compartilhar uma informação?

11h – A segurança do voto no Brasil – Luís Fernando Schauren, Seção de Orientação e Suporte em Tecnologia da Informação do TRE-RS.

Serão apresentados os principais mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, através da análise de acusações de fraude na eleição compartilhadas nas redes sociais em 2018. O que existe de verdade e mentira e o que é desinformação, quando se trata do voto brasileiro.

11h30 – Bate-papo com a plateia

12h – Encerramento

 

Saiba mais

Desde o dia 04 o TRE-RS está realizando serviços da Justiça Eleitoral no campus Restinga. Pode-se fazer recadastramento biométrico e alistamento eleitoral (primeiro título) e obter informações, no período de 4 a 29 de novembro, em dias úteis, no horário das 10h às 12h e das 13h às 18h.

No sábado letivo, dia 09, o atendimento também estará disponível, das 9h às 17h, ininterruptamente.

 

Fim do conteúdo