Divulgados os locais de provas do Processo Seletivo 2024/01 do IFRS

Foram divulgados nesta quinta-feira, 23 de novembro de 2023, os locais de realização da prova (exame de seleção) do Processo Seletivo de estudantes 2024/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As listas estão na capa do site ingresso.ifrs.edu.br. As provas ocorrerão no domingo, dia 03 de dezembro de 2023. Para os cursos de ensino médio com o técnico integrado, serão no turno da manhã. Para os cursos superiores de graduação, serão no turno da tarde. O Campus Restinga, onde serão realizadas as provas, fica na Rua Alberto Hoffmann, 285, no Bairro Restinga, próximo ao Hospital Restinga e Extremo Sul.

🖋️Cursos técnicos integrados ao ensino médio – Técnico em Eletrônica, Técnico em Informática e Técnico em Lazer

A prova terá duração de três horas, com início às 8h30 (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 7h30, levando o seu documento de identificação com foto (não serão aceitos documentos digitais) e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 7h45.

O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada:

• Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas; e
  • Língua Portuguesa.

Serão eliminados do exame de seleção, automaticamente, os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas.

🖋️Cursos superiores de graduação – Licenciatura em Letras Português Espanhol, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica Industrial

A prova tem duração de quatro horas e 30 minutos, com  início às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 13h, com o seu documento de identificação com foto (não serão aceitos documentos digitais) e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 13h15.

O exame será constituído por uma prova de Redação e uma prova objetiva com 45  questões:

• Matemática e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – 15 questões.
  • Prova de Redação.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 45 ou zerarem a prova de redação serão eliminados. Critérios que zeram automaticamente a redação: gênero textual diferente do solicitado e fugir do tema proposto.

⚠️Esteja atento

Será desclassificado do Processo Seletivo o candidato que se apresentar após o horário estabelecido, fora do local de prova ou que não esteja com o seu documento de identificação com foto. Não serão aceitos documentos digitais.

O candidato que se apresentar para prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado. O IFRS não se responsabiliza por perdas, extravios ou danos.

É proibido o porte de armas, bem como o uso de bonés, chapéus, gorros, véus, lenços, aparelhos auriculares, óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial).

Mais informações nos editais do Processo Seletivo.