Divulgada lista de inscrições homologadas para participar do Processo Seletivo 2021

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS PS 2021

Está divulgada no site de ingresso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a relação de inscrições homologadas para participar do Processo Seletivo de novos estudantes 2021. Os candidatos podem conferir e, caso tenham efetuado a inscrição e não constem da lista, deverão encaminhar recurso para o IFRS até esta terça-feira, 06 de abril de 2021. Vale lembrar que essa é a lista de candidatos que vão participar da seleção.

Para o recurso, será necessário enviar e-mail ao endereço [email protected]. A mensagem deve informar o número da inscrição que não constou da lista publicada. Antes de enviar o e-mail, verifique com atenção a lista publicada. Ela está em ordem alfabética por campus e dentro do campus em ordem alfabética por cursos.

O resultado final da homologação das inscrições será divulgado na quarta-feira, dia 7 de abril. Já a lista de classificados, conforme as cotas, e as orientações para as matrículas têm publicação prevista para 19 de abril. As matrículas serão feitas de forma on-line. Confira aqui o cronograma completo. Todas as orientações são publicadas no site de ingresso.

Sobre o Processo Seletivo 2021

O IFRS está ofertando aproximadamente 1.900 vagas para cursos técnicos e superiores em seus 17 campi. No Campus Restinga, são 110 vagas.

Todo o detalhamento do processo pode ser acompanhado no site ingresso.ifrs.edu.br. Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente. Saiba como será seleção:

• Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010, até o ano de 2020.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010, até o ano de 2020.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos técnicos quanto nos de graduação.

Vale lembrar que todos os cursos do IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

Sobre o sorteio público:

O sorteio público dos candidatos inscritos para os cursos técnicos ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril de 2021. Será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS. Confira os horários:

15/04 (quinta-feira) – às 13h, terá início o sorteio dos cursos de formação pedagógica e técnicos subsequentes ao ensino médio.

16/04 (sexta-feira) – às 9h, será realizado o sorteio dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

16/04 (sexta-feira) – às 13h, será realizado o sorteio dos cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio.

Sobre ensino remoto e início das aulas

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

No Campus Restinga, o início das aulas será no segundo semestre de 2021 para os novos estudantes.

Sobre o site ingresso.ifrs.edu.br

No site do Processo Seletivo (PS) 2021 do IFRS, os candidatos podem conferir os editais do PS, que devem ser lidos com atenção pelos candidatos. Há também uma lista com Perguntas Frequentes na capa do site, além de mais informações sobre cotas e verificação étnico-racial.