Início do conteúdo

Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia será oferecido pelo Campus Restinga a partir de 2025


O Campus Restinga vai oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia a partir do primeiro semestre de 2025. O novo curso foi aprovado em reunião do Conselho Superior do IFRS na terça-feira, dia 20 de agosto de 2024. A oferta segue o princípio do IFRS de verticalização do ensino, que permite ao estudante continuar os estudos na mesma área na instituição, e consolida a implantação do eixo de Recursos Naturais. O campus possui o curso de Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde 2017.

Com aulas no turno da noite, o curso tem duração de seis semestres. Serão oferecidas 32 vagas, com ingresso por prova ou nota do Enem. O curso vai oferecer formação multidisciplinar integrada e crítica sobre os sistemas produtivos, capacitando os profissionais para o estabelecimento de uma agricultura racionalmente justa, economicamente viável e ecologicamente equilibrada, quanto ao uso e manuseio dos solos, plantas e ou animais.

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia foi aprovado pelo Conselho de Campus em novembro de 2022. A partir da aprovação, uma comissão iniciou o trabalho de elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que contou com a colaboração da comunidade através da realização de fóruns.

Desde a implantação do eixo de Recursos Naturais, o campus tem investido na área de Agroecologia, com criação de horta e pomar, plantação de mudas e construção de laboratórios. O Laboratório de Solos foi inaugurado em fevereiro de 2024, para realização de práticas. Além disso, a área está em permanente relação com a comunidade, desenvolvendo projetos de hortas comunitárias, palestras e cursos de extensão.

Fim do conteúdo