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Confira as ações realizadas pelo Campus Restinga durante a suspensão do calendário letivo


Apesar da suspensão do calendário letivo do IFRS desde o dia 14 de março em função da pandemia de Covid-19, o Campus Restinga segue atuando em várias frentes. Muitas das ações desenvolvidas são noticiadas nos canais de Comunicação institucionais e dos cursos e projetos do Campus.

“Estamos trabalhando para manter a organização e manutenção do campus para o dia do retorno das atividades presenciais, dando prosseguimento às ações de gestão e de educação, sem deixar de cuidar da dimensão humana dos nossos servidores e da comunidade escolar. Também estamos buscando apoiar as relações com a comunidade externa participando dos espaços que são possíveis,” afirmou o diretor-geral do Campus Restinga, Rudinei Müller.

Confira abaixo as atividades que estão sendo desenvolvidas pelos servidores e servidoras do Campus Restinga ao longo deste período.

PROJETOS E AÇÕES

O IFRS lançou o Edital IFRS nº 23/2020 – Apoio a projetos de extensão voltados ao enfrentamento do coronavírus (Covid-19). O Campus Restinga teve 5 projetos aprovados e executados até o dia 31/07. Confira:

  • Tecendo Redes de Economia Solidária na Restinga (TresR)
    Coordenação: Thaís Teixeira da Silva

Criação da plataforma digital www.guiaeconomialocal.com.br para cadastro de pequenos(as) e microempreendedores(as) e autônomos(as) para divulgação de serviços e produtos ofertados no bairro Restinga. A proposta é para que o comércio e serviços do bairro possam ser encontrados no site, facilitando o contato entre moradores(as) do bairro e a oferta de serviços localmente. O projeto prevê realização/compartilhamento de capacitações nas áreas de Gestão e Negócios voltados a pequenos empreendimentos, boas práticas de higiene e economia solidária para os empreendimentos cadastrados. Mais informações podem ser acessadas na Página do Facebook do projeto. Vídeos com oficinas de geração de renda, ministradas por mulheres da comunidade, é outra ação do projeto e podem ser acessados no canal do Youtube do Observatório da Comunidade.

  • Produção de sabonete líquido de baixo custo para famílias de baixa renda do Bairro Restinga
    Coordenação: Luciano Gomes Furlan

O projeto tem como objetivo produzir sabonete líquido de baixo custo, com materiais de fácil aquisição (disponíveis em supermercados) e distribuí-los a famílias em situação de vulnerabilidade social do Bairro Restinga, contribuindo para a redução de desigualdades, estimulando a responsabilidade social e ampliando as noções de cidadania. Também foram ofertadas ações de conscientização da importância da higienização correta das mãos e ensino do método de transformação do sabonete em barra em sabão líquido. Até o final de agosto foram distribuídos 3.200 litros de sabonete líquido para comunidades e entidades da Restinga.

  • Produção de álcool gel
    Coordenação: Felix Nicolai Delling

O projeto visa a produção de álcool gel 70%, seguindo orientação da Anvisa, para a distribuição à população de baixa renda que vive no bairro Restinga. Além da entrega, foram dadas orientações para higiene pessoal e cuidados a serem adotados. Foram envasados e entregues 3 mil frascos de 100ml para a comunidade do bairro Restinga.

  • Apoio à iniciativa de associativismo de mulheres da Restinga no contexto do enfrentamento à pandemia do COVID-19
    Coordenação: Milena Silvester Quadros

A proposta visa apoiar a iniciativa de moradoras da comunidade Vida Nova, Restinga, que se organizaram para fabricação de máscaras e produção de sabão a serem distribuídos aos moradores do bairro. O objetivo do projeto é potencializar a iniciativa local. Para isso prevê compra de insumos necessários à fabricação dos itens de prevenção do contágio pelo vírus (máscaras e sabão), capacitação das mulheres para o fortalecimento do associativismo e economia solidária na comunidade Vida Nova e remuneração do trabalho das mulheres trabalhadoras do projeto.

  • Agroecologia para a Segurança Alimentar de famílias residentes na comunidade Vida Nova, Restinga
    Coordenação: Daniela Sanfelice e Milena Silvester Quadros

O projeto visa fortalecer a iniciativa local de mulheres da Comunidade Vida Nova que têm se organizado para criação de uma horta comunitária em terreno baldio. Buscando dialogar com a metodologia de acesso, permanência e êxito, o projeto visa capacitar e remunerar estudantes do curso de Agroecologia e residentes da comunidade Vida Nova para realizar o plantio e manejo da horta.

Além das ações vinculadas ao edital 23/2020, foram retomados, em julho, os prazos dos editais de fomento interno do IFRS referentes a projetos de:

  • Ensino: 8 projetos e 12 bolsistas
  • Extensão, Ações Afirmativas e Arte e Cultura: 16 projetos e 22 bolsistas
  • Pesquisa e Inovação e Habitats de Inovação: 17 projetos e 20 bolsistas
  • Extensão no âmbito do Fomento ao Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica: 4 projetos, 9 bolsistas e 3 bolsas de colaborador externo

Outra ação relacionada a projetos e ações foi a elaboração de propostas institucionais para as seguintes Chamadas Públicas do IFRS e do MEC:

  • Edital IFMaker
  • Oficinas com foco na Economia 4.0
  • Iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0
  • Elaboração de proposta submetida na Chamada do CNPq para a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” para captação de recursos para execução da X Mostra Científica

Outras ações realizadas junto à comunidade:

  • Produção de máscaras face shields para distribuição aos hospitais e estudantes do campus utilizando a impressora 3D
  • Distribuição de TNT para produção de máscaras à projetos sociais da comunidade
  • Edital de Pré-Incubação e início das atividades de engajamento e remodelação da Incubadora Tecnológica Social

ASSUNTOS ESTUDANTIS

Confira ações realizadas referentes aos estudantes do Campus Restinga:

  • Defesa junto ao IFRS da manutenção do auxílios estudantis durante o período de suspensão do Calendário Escolar
  • Disponibilização de solicitações relacionadas ao Auxílio Estudantil de modo online
  • Disponibilização e realização de atendimentos de Psicologia e Serviço Social online mediante agendamento
  • Manutenção do pagamento dos Auxílios Estudantis
  • Acompanhamento dos Pagamentos de Auxílio Estudantil não efetivados
  • Realização de análises socioeconômicas para troca de grupo
  • Realização de análises socioeconômicas para inclusão em Auxílio Permanência na modalidade Emergencial
  • Realização de busca ativa de estudantes com situação de infrequência no primeiro mês de aula
  • Organização e disponibilização dos dados de estudantes beneficiários do Auxílio Estudantil para ações de solidariedade
  • Distribuição a estudantes beneficiários do Auxílio Estudantil matriculados em cursos de Educação Básica de kits de alimentação com recursos do PNAE
  • Realização de contato com estudantes com informação de perda de renda
  • Realização de contato com estudantes que relataram sintomas de sofrimento psíquico moderado ou agudo, de acordo com pesquisa realizada pelo Comitê Local de Crise
  • Roda de Conversa Saúde Física, Mental e Emocional durante a Pandemia (Proeja)
  • Emissão e entrega de documentos acadêmicos: atestados, históricos, ementas, diplomas e certificados
  • Organização, junto ao Gabinete, da primeira colação de grau remota, em maio
  • Revisão e avaliação dos fluxos de processos acadêmicos realizados pela CRE
  • Realização de reuniões com estudantes e familiares dos cursos do Campus Restinga
  • Disponibilização de atendimento de dúvidas e encaminhamentos por e-mail e pelas redes sociais
  • Planejamento e organização para a realização de Atividades Pedagógicas não presenciais

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

O Campus Restinga realizou diversas produções virtuais, obedecendo às regras de acessibilidade. Confira algumas delas:

  • Informativos sobre saúde e prevenção ao coronavírus
  • Pré-Enem e Vestibular IFRS Restinga – repositório de conteúdo acadêmico realizado na plataforma Moovick, desenvolvido pelos estudantes Érica Matos, Mateus Kaufmann e coordenado pela professora Juliana Battisti
  • Lives de Ensino e Pedagogia (Ciranda de Ensinagens), coordenadas pela professora Helen Cardoso
  • Lives de Turismo, coordenadas pela professora Mirelle Nunes
  • Live se reinventando economicamente em tempos de pandemia, alunos do curso de Comércio PROEJA e Projeto Tecendo Redes de Economia Solidária na Restinga
  • I Webinário de Letras, organizada pelo curso de Letras do campus
  • Leia + Mulheres, projeto de dicas e divulgação feito nas mídias sociais do campus e coordenado pela professora Nathalia Gasperin
  • Oficinas de dicas para realização de trabalhos acadêmicos, como normas da ABNT e fontes de informação de acesso aberto, organizadas pela equipe da Biblioteca do Campus Restinga
  • Quarentena na Janela, concurso fotográfico organizado pela professora Angela Cagliari
  • Celebração de datas e dias festivos do calendário acadêmico do nosso campus, iniciativa e organização de diversos membros do Comitê Pedagógico
  • Vídeos e podcasts educativos e de dicas, organizados por servidores e estudantes
  • Criação e manutenção de páginas de cursos e projetos nas redes sociais para manutenção de vínculo com estudantes
  • Encontros virtuais no formato de lives ou rodas de conversa em homenagem aos 10 anos do Campus Restinga
  • Tradução de materiais para estudantes, cursos EaD e vídeos e interpretação de Libras em eventos e reuniões virtuais
  • Produção de conteúdos para as redes sociais, como o dia do Orgulho Gay e o dia da Visibilidade Lésbica
  • Produção de conteúdos nas redes sociais, como o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra latino-americana e caribenha
  • Encontro virtual sobre Racismo
  • Lives do Observatório da Comunidade Diálogos com a Tinga, sobre os temas de geração de renda, redes de solidariedade e cultura, entre outros
  • Lives de assessoria ao Cadastro de beneficiários à Lei Aldir Blanc
  • Realização de oficinas virtuais de geração de renda, disponibilizadas no canal do youtube do Observatório da Comunidade
  • Realização de reuniões periódicas dos Núcleos de Ações afirmativas do Campus – Neabi, Nepgs e Napne
  • Publicação de artigo na Revista Afirmar do IFRS, pelos núcleos de ações afirmativas do campus

 

GESTÃO E MANUTENÇÃO DO CAMPUS

  • Manutenção de pagamentos de bolsas e auxílios
  • Realização de procedimentos referentes a compras e licitações para o funcionamento do campus, bem como emergenciais referentes à pandemia
  • Administração de contratos, em especial dos serviços terceirizados, com registros de alterações provocadas pela pandemia
  • Atendimento presencial conforme demanda, recebendo materiais e realizando lançamentos de notas fiscais e empréstimos de equipamentos a servidores para trabalho remoto
  • Serviços de manutenção do campus, como dos banheiros e do telhado dos blocos 3, 4 e 5, trocas de pisos de duas salas de aula, instalados de vidros quebrados nas portas dos corredores e instalação de ventiladores em salas de aula, adquiridos no ano passado
  • Manutenções periódicas nos equipamentos do Datacenter do Campus e nos sistemas em produção
  • Homologação do novo link de internet
  • Manutenção da linha telefônica
  • Implantação de um novo sistema para realização de votações online, solicitado pela Comissão Eleitoral do Campus
  • Prestação de auxílio a projetos, fornecendo, por exemplo, espaço de armazenamento para hospedagem de material/conteúdo de site de projeto
  • Manutenção de reuniões periódicas do Grupo Diretivo e do Conselho de Campus para andamento das ações de gestão administrativa e proposições de políticas de atuação do campus durante a pandemia
  • Realização de reuniões periódicas de equipes dos setores administrativos,  colegiados de curso e outras comissões e Grupos de trabalho
  • Instituição do Comitê de Crise e do GT de Retorno Seguro para avaliação das necessidades institucionais e de sua comunidade durante a pandemia e para o retorno presencial de atividades, quando possível
  • Realização de ações referentes ao Plano de Ação 2021 e ao atendimento do Plano de Desenvolvimento Institucional, com manutenção de GT de elaboração de PPCs de cursos
  • Reuniões colegiadas das Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Restinga
  • Manutenção das publicações oficiais e contatos institucionais com outras instituições
  • Participação nas reuniões do Conselho Superior do IFRS
  • Levantamento da ocupação dos espaços do campus para organização do plano de retorno seguro
  • Revisão da Plataforma Nilo Peçanha e fornecimento de dados a DI para os censos escolares

 

GESTÃO DE PESSOAS

  • Procedimentos relacionados à gestão de pessoas seguiram adaptados para o formato eletrônico
  • Realização do GT Dimensionamento de TAEs do Campus
  • Participação nos GTs de Assédio, Licença Capacitação, Programa de Capcitação e Mobilidade do IFRS
  • Manutenção dos trabalhos de forma virtual das comissões de pessoal do Campus Restinga, CIS e CPPD
  • Manutenção de 7 bolsas de monitoria
  • Realização de duas reuniões de formação pedagógica com servidores e convidados
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