Comitês do Campus Restinga atuam no enfrentamento à pandemia da Covid-19 junto à comunidade

Com a suspensão do calendário letivo o Campus Restinga tem realizado, além das atividades administrativas necessárias para o andamento da instituição, ações em relação ao enfrentamento, acompanhamento e prevenção da Covid-19 a partir da constituição de dois comitês: o Comitê Local de Crise e o Comitê Pedagógico, instituídos pelas Portarias 49/2020 e 47/2020, respectivamente.

O Comitê Local de Crise tem como objetivo acompanhar, informar e divulgar informações referentes à preservação de contágio do coronavírus, em sintonia com o Comitê de Crise do IFRS. É composto por cinco servidores(as), que se reúnem todas as segundas-feiras, às 15h, através de ferramenta virtual. Desde o dia 22/04, as reuniões são abertas à participação de demais servidores(as) do campus. Entre as ações realizadas estão:

• Acompanhamento relacionados a questões de saúde e socioeconômicas dos(as) estudantes do Campus Restinga (confira aqui);
  • Interlocução com servidores(as) e projetos para produção de EPI para ser fornecido à comunidade e à rede de saúde (confira aqui e aqui);
  • Estímulo à difusão de informações seguras relacionadas à prevenção do contágio e saúde integral de estudantes, servidores(as) e comunidade, por e-mail e pelas redes sociais do campus.

O Comitê Pedagógico é um desdobramento do Comitê Local de Crise e tem como objetivo acompanhar, manter e fortalecer o vínculo institucional com estudantes durante a suspensão das aulas, propondo atividades educativas ao longo do período. Composto por servidores(as) da Direção de Ensino, Comunicação e Coordenações de curso, tem realizado proposições junto a servidores(as) de elaboração de material educativo e referente a outras ações, disponibilizados nas redes sociais do Campus Restinga (Facebook, Instagram, Youtube e Podcast). Os encontros acontecem às quartas-feiras, às 14h, de modo virtual.

Para o Diretor-geral do campus, Rudinei Müller, a atuação dos dois comitês tem sido importantes para enfrentar a crise provocada pela pandemia e fortalecer o vínculo com a comunidade acadêmica e externa.
“Organizamos dois comitês, um espelhando a Reitoria, com o objetivo de organizar, articular e mobilizar para enfrentarmos da melhor forma possível essa crise provocada pelo coronavírus. Em relação a esse Comitê queremos parabenizar as(os) servidoras(es) envolvidos e agradecer pelo bom trabalho que vem desenvolvendo, transcendendo as suas competências, atuando também em ações sociais de organização, compra e distribuição de cestas básicas e produção e destinação de máscaras para a comunidade. Também organizamos o Comitê pedagógico com o objetivo de dinamizar, construir e desenvolver atividades educativas, para afirmarmos e estreitarmos os vínculos com a nossa comunidade educativa enquanto Campus Restinga, o que tem sido importantíssimo para agirmos como instituição educativa, assumindo seu protagonismo nesse período de crise. Nesse sentido queremos parabenizar as(os) servidoras(es) envolvidos e agradecer pelo bom trabalho que vem desenvolvendo”, afirma Müller.

Além das ações do campus, os comitês fortalecem a divulgação e sensibilização em relação a iniciativas institucionais de acompanhamento de estudantes e servidores(as), propostos pelas instâncias superiores do IFRS, aproximando a informação com o público-alvo.

Ambos comitês têm demonstrado preocupação e realizado reflexões e proposições em relação à situação de suspensão do calendário, como planejamento para retomada de atividades letivas, buscando estratégias de viabilidade de acesso de todos(as) e de cada um(a) à educação pública inclusiva e universal.

Contatos podem ser realizados pelos e-mails [email protected] e [email protected].