Eventos
Campus Restinga participa do 10º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS nos dias 18 e 19 de novembro
Com 49 tabalhos, o Campus Restinga estará presente no 10º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que acontece em Bento Gonçalves nos dias 18 e 19 de novembro. Nos dois dias de evento, são esperadas cerca de mil pessoas, entre estudantes e servidores, dos 17 campi do IFRS para apresentação de trabalhos e troca de conhecimentos.
Um dos maiores eventos institucionais do IFRS, o Salão tem como propósito compartilhar conhecimentos produzidos nas áreas de pesquisa, extensão e ensino em todos os campi da instituição.
Nesta edição, que marca 10 anos de história, o tema central é “Saberes em movimento: o IFRS em 10 anos de Salão”.
O evento reúne os seminários de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), Extensão (Semex), Educação Profissional e Tecnológica (Semept), Pós-Graduação, Internacionalização, além da Sessão de Indissociabilidade e das mostras de Inovação e Tecnologias (MIT), Protótipos Automotivos e Arte.
A programação inclui também o Encontro de Educação a Distância, o Encontro de Periódicos, a Feira de Sabores e Saberes e a Exposição NuMem: História e Memória do IFRS.
A organização é das Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Extensão (Proex) e Ensino (Proen), com o apoio dos comitês de cada área.
Acompanhe a programação no site do evento: salao.ifrs.edu.br
Confira os trabalhos do IFRS Campus Restinga selecionados para o 10º Salão do IFRS:
| TRABALHO | AUTOR(A) | ORIENTADOR(A) |
| 10º SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO (SPG) | ||
| Letramento informacional no Ensino Médio Integrado: análise de pesquisas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica | Paula Porto Pedone | Liliane Madruga Prestes |
| 12º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SEMEPT) | ||
| Ensino apoio à inclusão: acessibilidade, permanência e êxito no campus restinga | Ana Laura Müller | Gisele Oliveira Fraga do Nascimento |
| Monitoria de desenho técnico 2025 | Bryan de Moraes | Bruno Canal |
| Conectar IFRS – podcast de divulgação científica do Campus Restinga | Carla Andreza Silva de Barros | Mário Augusto Correia San Segundo |
| Química inclusiva para estudantes com deficiência visual, baixa visão e demais dificuldades de aprendizagem | Christiny Petrolli Cardoso | Felix Nicolai Delling |
| Apoio à educação para a diversidade de gênero e sexualidade no IFRS Campus Restinga | Dyovanna Heberle da Silva | Diego Moreira da Rosa |
| Tênis de Mesa Campus Restinga: construindo práticas esportivas | Erika dos Santos Garcia | Mário Augusto Correia San Segundo |
| Círculos de leitura | Gabriela Marques Correa | Daniela Nicoletti Favero |
| Relato de experiência do PIBID: Projeto de pintura no ensino de língua espanhola para crianças na educação básica da rede pública. | Gabriella Minato Lecey | Dania Pinto Gonçalves |
| Alimentação saudável e ensino de espanhol: uma proposta interdisciplinar do PIBID ou Vocabulário em língua espanhola a partir da temática ambiental: um plano de aula no PIBID/IFRS | Jhon Luis Figuera | Dania Pinto Gonçalves Gonçalves |
| Aprendizagem significativa nas práticas de língua espanhola de professores em formação participantes do projeto de iniciação a docência. | Karine Sassi Maciel | Dania Pinto Gonsalves |
| Monitoria de apoio pedagógico para o ensino da Eletrônica digital. | Maria Eduarda Beteli | Alexsandro Cristovao Bonatto |
| Apoio à educação da história e cultura africana e indígena no IFRS Campus Restinga | Munike NicolePpereira Lima | Diego Moreira da Rosa |
| Ensino e lazer: a experiência profissional no Campus Restinga | Rafaella Rosa da Silva Marchetti | Tatiana Teixeira Silveira |
| Conscientização sobre bullying e cyberbullying: práticas do PIBID/IFRS no 4º ano do ensino fundamental | Vilma Gabriela de Souza Goulart Netto | Dania Pinto Gonçalves |
| Literaturas em diálogo: podcast | William Silveira De Carvalho Junior | Daniela Nicoletti Favero |
| A experiência de um clube de leitura no Campus Restinga | Yasmim Prado Pinto | Anderson Hakenhoar de Matos |
| Letramento literário: uma experiência do PIBID | Yngrid Vanti Oliva | Cassiana Grigoletto |
| 13º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO (SEMEX) | ||
| Eletrônica: Compartilhamento Cidadão de Saberes | Eduarda Dos Santos Innocente | Alexsandro Cristovão Bonatto |
| Laboratório de educação matemática | Larissa Santos de Oliveira | Diana Vega Marona |
| Este Campus é Seu: abrindo as portas do campus Restinga | Marina Araújo Fetzer | Caren Rejane de Freitas Fontella |
| Laboratório de Educação Matemática(LEM): Com foco no ensino para alunos com necessidades educacionais específicas | Rebeca Yasmin Bento | Diana Vega Marona |
| 14º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (SICT) | ||
| Adubação orgânica em vinhedos ‘Isabel’ na Serra Gaúcha | Alex Benetti | Tadeu Luis Tiecher |
| A atuação das Marias no enfrentamento à violência contra a mulher no bairro Restinga em Porto Alegre | Amanda Martins dos Reis | Helena Patini Lancellotti |
| Desenvolvimento de processos de prototipagem de PCBs e antenas para energy harvesting para dispositivos IoT | Arthur Oliveira Santos | Bruno Canal |
| RoboLab Restinga: Iniciativa para democratização do conhecimento em Inteligência Artificial e promoção de competências críticas e digitais | Ashiley Bianca Silva de Oliveira | Iuri Albandes |
| Multilinguismo urbano e paisagem linguística: um estudo no bairro Bonfim (Porto Alegre/RS) | Bruna D Oliveira Desessards Lago | Dania Pinto Gonçalves |
| Fábrica de software | Cássio Renan Rodrigues de Paula | Eliana Beatriz Pereira |
| Plataformas digitais e a internacionalização de startups na região de Porto Alegre (em aperfeiçoamento) | Cristiano Rafael Silveira Saraiva | Marcelo Machado Barbosa Pinto |
| Gênero charge: critérios de elaboração de tarefas para o ensino de leitura crítica | Davi Barbosa Rodrigues | Maira Silva Gomes |
| Circadiômetro: um instrumento para medir os efeitos da iluminação artificial na saúde humana | Emilly de Melo Severo | Fausto Kuhn Berenguer Barbosa |
| Avaliação e comparação de Honeypots | Fabiano da Silva Santos | Roben Castagna Lunardi |
| Prótese para membros superiores com múltiplos acionamentos | Guilherme Quadros das Chagas | João Roberto Gabbardo |
| A importância das lideranças comunitárias no enfrentamento ao fenômeno da violência contra a mulher | Herculana Gabrielli Oliveira | Helena Patini Lancellotti |
| PolitikBR: Gamificação e Dados Abertos para o Engajamento Cívico no Brasil | Igor Balest Farias | Iuri Albandes Cunha Gomes |
| Estudo comparativo entre respostas de ia e humanos em assuntos opinativos | Lavígnia Moreira da Costa | Iuri Albandes |
| Estoque de carbono em vinhedos de produção orgânica | Luísa Cerentini Cerentini | Tadeu Luis Tiecher |
| Lideranças comunitárias e enfrentamento à violência contra as mulheres: percepções sobre a Lei Maria da Penha | Manuela Pantaliao Rodrigues | Helena Lancellotti |
| Redes Virtuais Programáveis: um estudo sobre OpenFlow e P4 na implantação de novos serviços | Maria Eduarda Fernandes da Rosa | Ricardo Luis dos Santos |
| Uma análise do fenômeno da violência contra a mulher a partir da atuação das lideranças comunitárias no bairro Restinga | Mirian Pasturiza da Silva | Helena Patini Lancellotti |
| Título: Desenvolvimento de um sistema IoT de monitoramento de temperatura e umidade ambiente para melhoria da qualidade do ar. | Nelson Luiz da Silva Junior | Alexsandro Cristovão Bonatto |
| Representações de Porto Alegre em Camilo Mortágua, de Josué Guimarães | Neuza Vitoria da Cruz Rodrigues | Anderson Hakenhoar de Matos |
| Controle PID aplicado a um robô seguidor de linha na Olimpíada Brasileira de Robótica | Nicolas Silva Velloso | Iuri Albandes |
| Classificando ataques em honeypots com inteligência artificial | Pamela Moura Gonçalves | Roben Castagna Lunardi |
| Literaturas em diálogo: explorando a produção contística contemporânea | Sabrina Soraia Pacini | Daniela Nicoletti Fávero |
| Adubação orgânica em vinhedos ´Chardonnay` na Serra Gaúcha | Tainá Constante Medeiros | Tadeu Luis Tiecher |
| A influência dos heterossemânticos na aprendizagem do espanhol por falantes de português | Thiago Balbino Alves | Dania Pinto Gonçalves |
| Uso de chatbot de inteligência artificial na consulta de horários acadêmicos | Vinícius Nunes Oliveira | Jezer Oliveira |
| SESSÃO DE INDISSOCIABILIDADE | ||
| Tradução literária em perspectiva | Sheyla Souza Dare | Daniela Nicoletti Favero |