Campus Restinga participa de grupo que vai elaborar o Censo Hoteleiro de Porto Alegre

O Campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul vai participar da elaboração do primeiro Censo Hoteleiro de Porto Alegre. Apresentada ao público e à imprensa no dia 16 de março, a pesquisa será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre e pelo Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), em parceria com Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR-RS), Porto Alegre Convention & Visitor Bureau, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (SINDHA) e IFRS Campus Restinga. O objetivo do censo é quantificar e identificar os meios de hospedagens existentes na cidade e expor o cenário atualizado da oferta hoteleira e demais acomodações disponíveis, buscando informações para gestores públicos e privados poderem adotar políticas voltadas para a melhoria e ampliação do seto e permitindo a análise do perfil do turista e suas preferências em acomodação e serviços.

Estudantes voluntários do curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Restinga vão aplicar a pesquisa na rede hoteleira da Capital. Será aplicado um formulário de pesquisa em hotéis, pousadas, hostels, flats, casas e dormitórios que hospedam os visitantes, identificando capacidade de atendimento/instalações; serviços adicionais oferecidos; formas de pagamento/tarifas; ocupação; quantitativo de funcionários; necessidades de gestão da empresa; sustentabilidade; biossegurança e economia compartilhada, além do perfil dos turistas. O levantamento é adaptado do Observatório de Turismo de Goiás. Os pesquisadores serão capacitados e iniciarão a aplicação do formulário a partir da segunda quinzena de abril. Prevista para ser concluída até julho, a pesquisa abrangerá pesquisa de gabinete (pesquisa pela internet e troca de informações das instituições envolvidas), pesquisa de campo, análise e tratamento de dados e publicação dos dados.

Com cursos na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer, o Campus Restinga é atuante na articulação de políticas de desenvolvimento do setor na Capital, integrando o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Porto Alegre, representado pelo professor Tiago Bassani Rech, coordenador do curso Técnico em Guia de Turismo.