Campus Restinga participa da quinta edição dos Jogos do IFRS

Treino para os Jogos do IFRS

O Campus Restinga participa da quinta edição dos Jogos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que serão realizados de 17 a 19 de maio, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, com competições de vôlei, futsal, handebol, basquete, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez, e no dia 23 de maio, no Campus Ibirubá, com futebol e atletismo. Está confirmada a presença de aproximadamente 760 atletas de todo o IFRS.
Do Campus Restinga, serão 29 atletas na primeira etapa (Novo Hamburgo), nas modalidades futsal masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, vôlei de praia masculino, tênis de mesa masculino e xadrez, e 10 atletas na segunda etapa (Ibirubá), nas modalidades de atletismo. As equipes do campus são coordenadas pelos professores Cíntia Mussi Alvim Stocchero e Félix Delling, com apoio dos monitores e bolsistas do curso superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer Alexsander Vinicius da Silva e Ágatha Edwiges Moraes Silveira (monitores de Educação Física), Adriana Xavier Morales Chiapin (bolsista EventLab), Bruno Hahl e Daniel Robson Costa de Carvalho (monitores voluntários acompanhando equipe de futsal), Aretusa Conceição Garrafielo Baptista (monitora voluntária no auxílio nos treinos de vôlei feminino) e Cassiano Ventura (auxílio nos treinos de vôlei masculino). Além disso, os estudantes Alexsander e Aretusa atuarão diretamente auxiliando a comissão organizadora durante os Jogos.
Os Jogos buscam o estímulo à prática desportiva, o fortalecimento de laços e a integração entre alunos de diferentes campi do IFRS. O projeto, iniciado em 2014, em Bento Gonçalves, é voltado para estudantes de até 19 anos, e tem sido sucesso de público e organização. As equipes campeãs, tanto no masculino quanto no feminino, participam dos jogos regionais dos Institutos Federais, que reúne os seis IFs da região sul do país. Os vencedores da fase regional disputam os jogos nacionais dos Institutos Federais.

Reunindo um total de 1.667 estudantes nas quatro primeiras edições, os jogos não se resumem às práticas desportivas, mas são também oportunidades para trocas culturais e aproximação dos alunos dos diferentes campi da instituição. Momentos proporcionados por iniciativas como as atividades de lazer: gincana com adivinhação e oficina de teatro, realizadas pelos alunos do curso de Gestão Desportiva e de Lazer do Campus Restinga, que garantiram parte do suporte técnico, na execução e organização das três últimas edições.

A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, enfatiza a importância dos jogos como momento de aproximação entre os atletas. “É um projeto que está se consolidando como um importante espaço de integração dos nossos estudantes, por meio do esporte, além de selecionar equipes para representar o IFRS nas fases regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais”, conclui.