Campus Restinga oferece 85 vagas para ingresso no Processo Seletivo Complementar

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul  (IFRS) vai oferecer vagas em Processo Seletivo Complementar para ingresso ainda este ano. O site do Processo Seletivo (PS) já está no ar pelo endereço ingresso.ifrs.edu.br. Os editais serão publicados no dia 02 de agosto e as inscrições poderão ser realizadas de 04 a 11 de agosto de 2021, de forma totalmente on-line (fique atento às instruções abaixo sobre como serão as inscrições). O Campus Restinga oferece vagas para os seguintes cursos, com início das aulas em 04 de outubro de 2021:

Superiores (pré-requisito ter o ensino médio completo na data da matrícula):

• Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer (Manhã): 6 vagas

Educação de Jovens e Adultos (EJA) (pré-requisito ter o ensino fundamental completo na data da matrícula):

• Técnico em Agroecologia (Noite): 9 vagas

Integrado ao Ensino Médio (pré-requisito ter o ensino fundamental completo na data da matrícula):

• Técnico em Eletrônica (Tarde): 22 vagas
  • Técnico em Informática (Tarde): 22 vagas
  • Técnico em Lazer (Manhã, Tarde): 22 vagas

Subsequente ao Ensino Médio (pré-requisito ter o ensino médio completo na data da matrícula):

• Técnico em Guia de Turismo (Noite): 4 vagas

⚠️ IMPORTANTE SABER SOBRE A INSCRIÇÃO

O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Para poder fazer sua inscrição neste processo de seleção o candidato deverá estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, o candidato deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo Complementar. Não deixe para se cadastrar no último dia de inscrição!

📝Confira o que já está definido sobre o Processo Seletivo:

• Cursos técnicos integrados ao ensino médio: ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010. O candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.
  • Cursos superiores de graduação: nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80% para todos os cursos.
  • Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

📌Cronograma prévio do próximo processo de ingresso de estudantes:

• Publicação dos editais com o detalhamento do processo – 02 de agosto de 2021
  • Inscrições do processo seletivo – 04 a 11 de agosto de 2021
  • Sorteio público – 19 de agosto de 2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
  • Divulgação dos resultados e orientações para matrícula – 23 de agosto.

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

> Outros quatro campi do IFRS participarão deste Processo Seletivo de estudantes. São eles:  Campus Erechim, Campus Porto Alegre, Campus Vacaria e Campus Viamão. No total, serão aproximadamente 600 vagas, para cursos dos campi  Erechim, Porto Alegre, Restinga (Poa), Vacaria e Viamão (abaixo, mais informações).

> Para mais informações os interessados podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais.

Cursos que serão ofertados no Processo Seletivo Complementar de Estudantes 2021 do IFRS

(Texto adaptado do Portal do IFRS)