Campus Restinga implementa Laboratório de Educação Matemática

O Campus Restinga está implantando neste ano o Laboratório de Educação Matemática (LEM). O espaço fica na sala 505 e tem como objetivo principal a melhoria do processo de ensino-aprendizagem desta área de conhecimento. Serão ofertadas mensalmente oficinas de aprendizagens. A implementação será realizada por meio de um projeto de extensão, coordenado pela professora Diana Vega Marona e executado junto com a equipe formada pelos professores Caren Silva, Juliana Sanches, Luís Felipe Kiesow De Macedo, Otonio Dutra da Silva e Susana Szewczyk.

Confira as oficinas do mês de maio. As inscrições devem ser feitas na Recepção do campus.

OFICINAS DO MÊS DE MAIO

Preparação para Obmep 2018 – Ministrante Prof Felipe Kiesow de Macedo

• Descrição: A prova da primeira fase da Obmep se aproxima, dia 05 de junho! É hora de darmos uma retomada geral! Venha conhecer o estilo de prova e métodos alternativos de resolução das questões.
  • Público-alvo: alunos de ensino médio (20 vagas para cada turno)
  • Datas e horários:
    • Dia 15/05, das 14h às 17h (para alunos do turno da manhã)
    • Dia 18/05, das 9h às 12h (para alunos do turno da tarde)

Oficinas de aprendizagem sobre frações – Ministrante Profª Diana Vega Marona

• Descrição: A chegada do acadêmico ao Ensino Médio nem sempre traz consigo a devida aprendizagem matemática necessária para os conteúdos que serão abordados. Um dos tópicos com maior defasagem de compreensão são os números racionais, sejam eles no formato fracionário ou no formato decimal. Esta oficina será executada em dois encontros e o objetivo principal é retomar o significado e as operações que envolvem frações com o auxílio de materiais manipulativos.
  • Público-alvo: alunos de 1º ano de ensino médio (25 vagas)
  • Datas: dia 09/05, das 14h às 17h e dia 10/05, das 14h às 17h

Criação e Interpretação de gráficos – Ministrante Profª Juliana Sanches

• Descrição: Os gráficos facilitam o entendimento de diversas situações: estudos de investimentos, crescimento demográfico, índices de violência, pesquisas eleitorais, etc. Mais ainda, podemos usar um gráfico para nos ajudar a visualizar e entender melhor pesquisas, coleta de dados, comparação de resultados, ou mesmo em atividades cotidianas, como por exemplo, controle dos gastos familiares. Neste sentido, ofertamos esta oficina onde iremos aprender, dentre outros tópicos, a analisar, criar e interpretar gráficos.
  • Público-alvo: comunidade interna e externa, com requisito mínimo de ter cursado a 7ª série do ensino fundamental (20 vagas)
  • Datas e horários: dia 16/05, das 13h30min às 16h30min