Início do conteúdo

Campus Restinga exibirá filmes da 13° Mostra de Cinema e Direitos Humanos no sábado, dia 20/04


O IFRS Campus Restinga será um dos pontos de exibição da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. Através da Mostra Difusão, o campus realizará uma sessão com filmes da programação no sábado, dia 20 de de abril, às 09 horas, no Auditório Mirelle Barcos Nunes. O evento integra o sábado letivo e é aberto à comunidade.

Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a 13ª Mostra é realizada pelo Ministério da Cultura (Minc) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os pontos exibidores foram selecionados através de edital do MinC. A Mostra Difusão é uma extensão do evento, que começou em Porto Alegre, na Sala Redenção da UFRGS, de 18 a 20 de março.

Tendo representantes das cinco regiões do país, os filmes abordam os direitos de negros, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+, dentro das pautas da 13ª Mostra, que é dividida em quatro programas. O Campus Restinga vai exibir o programa “Frutos”, dedicado ao público infanto-juvenil:

  • Tesouro Quilombola (Paraíba – Brasil, 2021, 23 min, livre)
  • Mutirão, O Filme (São Paulo – Brasil, 2022, 10 min, livre)
  • Cósmica (Paraíba – Brasil, 2022, 7 min, livre)
  • O Pato (Paraíba – Brasil, 2022, 11 min, 14 anos)

Realizado pelas crianças da Escola Municipal José Albino Pimentel e destinado às crianças do futuro, Tesouro quilombola (2021) é um dos frutos do projeto de educação audiovisual desenvolvido para o letramento dos estudantes do Quilombo Guguri-Ipiranga, na Paraíba. Mutirão, o filme (2022), de Lincoln Péricles, uma criança apresenta a construção coletiva da sua quebrada. Cósmica (2022), de Ana Bárbara Ramos, as crianças se engajam na luta contra a crise climática. O Pato (2022), de Antonio Galdino, em que uma filha participa no combate à violência dentro da própria casa.

Após a exibição dos filmes haverá um debate com mediação de Mariane de Castro Echer (Direitos Humanos) e Flávia Matzenbacher (Cinema). Mariane é assistente social na Secretaria de Segurança Pública do município de Canoas/RS; mestranda em Política Social e Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); pesquisadora do Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas GEJUP – UFRGS; especialista em Abordagens da Violência contra Crianças e Adolescentes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em Atenção Materno Infantil e Obstetrícia pelo Grupo Hospital Conceição (GHC). Formada em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais e especialista em projetos sociais e culturais, Flávia atua na área de projetos e produção executiva audiovisual desde 2003. Em 2009, fundou a Primeiro Corte Produções, produtora independente com foco em projetos de produção, formação e difusão. Desde 2017, conduz o Cirandas Audiovisuais, projeto multidisciplinar que inclui diversas atividades relacionadas ao fazer e pensar o cinema, a televisão e outras mídias, contextualizando-os como potentes ferramentas de ação, empoderamento e transformação social.

A programação completa do evento está no site mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br.

Fim do conteúdo