Campus Restinga dá início às Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)

O Campus Retinga começa nesta segunda-feira, 14 de setembro de 2020, a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs). Elas serão ofertadas durante o período de pandemia de Covid-19 de forma optativa aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação que se inscreveram para participar.

As atividades serão desenvolvidas por meio do o Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial do Campus Restinga, que pode ser acessado em https://moodle.restinga.ifrs.edu.br/ Todos os estudantes já possuem acesso ao Moodle. Verifique no tutorial como acessar pela primeira vez. Os professores estão cadastrando os inscritos diretamente nas disciplinas das APNPs ou enviando a chave de acesso para o e-mail do inscrito. Para preservar a saúde da comunidade acadêmica, não ocorrerá entrega de materiais físicos, como livros e apostilas no campus. Poderão ser utilizadas outras ferramentas educacionais digitais, de forma complementar (acesse aqui o Manual do Moodle para alunos e confira também o texto “Dicas para estudar de forma não presencial“)

Para esclarecer dúvidas

No site do Campus Restinga, há uma página que reúne todas as informações sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Nesse espaço está disponível o Guia para Estudantes do IFRS sobre as APNPs, elaborado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), e outros materiais com esclarecimentos e orientações.

Se o estudante ou responsável pelo estudante ainda tiver dúvidas, pode entrar em contato com o setor de Ensino pelo e-mail [email protected].

Inclusão e acessibilidade digital

Com o objetivo de possibilitar aos alunos acesso à internet e a equipamentos tecnológicos para acompanhar as APNPs, o IFRS publicou dois editais de auxílio à inclusão digital, um voltado aos estudantes bolsistas (Edital nº 40/2020) e outro para todos os estudantes (Edital nº 42/2020).

Outra preocupação institucional é que as atividades levem em consideração as singularidades de cada estudante, principalmente os que apresentam necessidades educacionais específicas. Por isso, foi emitida uma instrução normativa com regras, orientações e procedimentos operacionais de acessibilidade digital (IN Proen nº 05/2020).

Sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais no IFRS

As APNPs são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) e poderão ser computadas na carga horária dos cursos (ou seja, os estudantes que concluírem com êxito poderão aproveitar esses componentes, integralizando-os em seus históricos). No entanto, o calendário acadêmico permanece suspenso. É como se o semestre 2020/1 tivesse sido “congelado” em março. Quando o IFRS considerar que há condições de retornar presencialmente de forma segura, todas as atividades serão retomadas de onde pararam.

Por isso, aqueles que não conseguirem acompanhar as APNPs têm garantido o direito à matrícula em todos os componentes que estavam matriculados no semestre 2020/1. Isso quer dizer que as matrículas seguem vigentes, apenas o calendário está suspenso.

Devido ao contexto de pandemia de Covid-19, o IFRS suspendeu as atividades presenciais em março de 2020. Como a situação de risco à saúde e contágio do novo coronavírus se manteve por vários meses, a Instituição decidiu pela oferta de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) optativas aos estudantes do Ensino Médio, da graduação e da pós-graduação.

A retomada das atividades presenciais depende de um cenário de maior segurança para estudantes e servidores. O IFRS realiza um acompanhamento dos dados sobre a evolução da pandemia de Covid-19 no Estado e das orientações dos órgãos de saúde. Também elaborou um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19.

Sobre o regulamento das atividades não presenciais

O regulamento das atividades acadêmicas não presenciais a serem ofertadas durante a pandemia de Covid-19 foi estruturado tendo como base sugestões enviadas pelos campi do IFRS, após consulta às comunidades acadêmicas. A proposta compilada foi analisada pelo Conselho Superior da instituição.