Início do conteúdo

Bibliotecas Digitais e Virtuais


Biblioteca Digital Brasileira de Computação (BDBCOMP)
A Biblioteca Digital Brasileira de Computação (BDBComp) disponibiliza e permite o acesso aos artigos publicados nos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A BDBComp, atualmente gerenciada pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG, tem por finalidade prestar serviços de informações à comunidade da área de Informática e Computação apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Fonte: SBC.

Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP
Biblioteca Digital constituída de livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias, do século XV a XX, obras antigas, obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres e documentação histórica da própria Universidade.

Biblioteca Digital FGV
A Biblioteca Digital FGV tem o objetivo de preservar e promover a visibilidade da produção científica nacional e internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do acervo digital do Sistema de Bibliotecas FGV (SB-FGV). Disponibiliza acesso aos repositórios digitais de periódicos científicos da FGV, repositórios digitais de teses, dissertações, papers e e-books da FGV, bases de dados, coleções de e-books e periódicos científicos nacionais e internacionais. Cobre todas as áreas do conhecimento. Fonte: FGV.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Disponibiliza diferentes tipos de materiais de acesso livre que tratam sobre temas variados da história do Brasil, livros de literatura, mapas, iconografias e uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX.

Biblioteca Digital Mundial
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Disponibiliza diários, filmes, imagens e fotografias, mapas, jornais, livros, manuscritos e registros fonográficos em diferentes idiomas. Contempla tópicos como ciência da computação, informação e obras em gerais, filosofia, psicologia, religião, ciências sociais, idiomas, ciências naturais e matemática, tecnologia, arte, belas artes e artes decorativas, literatura e retórica, história e geografia.

Biblioteca Digital Paulo Freire
Disponibiliza as obras de Paulo Freire voltada principalmente para as áreas de Filosofia e Pedagogia.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
Reúne teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.

Biblioteca Nacional Digital Brasil (BNDIGITAL)
A BNDigital, da Fundação Biblioteca Nacional, tem como objetivos principais preservar a memória cultural brasileira e proporcionar o amplo acesso às informações do seu acervo. O acervo digital da BN é composto por documentos como hemeroteca, cartografia, iconografia, manuscritos, música e arquivos sonoros, obras gerais, obras raras, publicações seriadas, obras de referências e coleções especiais.

Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica
A Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica é resultado de uma ação conjunta entre a FINEP e o Programa IBICT/CNPq. Reúne sites brasileiros e estrangeiros contendo conteúdos relevantes sobre informação tecnológica.

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)
A Biblioteca Virtual em Saúde reúne e disponibiliza fontes de informação científica na área da Saúde. As principais fontes de informação e bases bibliográficas ou referenciais integrantes da Rede BVS são: MEDLINE, LILACS, Cochrane, SciELO, DirEve, DeCS,, LIS, Catálogo Coletivo SeCs, Repositório de Estratégias de busca na BVS e Revistas em Ciências da Saúde.

Bibliotecas Virtuais Temáticas – Prossiga
Reúne e organiza bibliotecas digitais que tratam sobre artes cênicas, estudos culturais, inovação tecnológica, literatura, matemática, mulher, saúde mental e saúde reprodutiva.

Library of Congress
A biblioteca da Library of Congress nos Estados Unidos oferece acesso online a uma vasta coleção digital, em variados assuntos e diferentes idiomas e formatos. Disponibiliza acesso a livros, fotografias, vídeos, mapas, manuscritos, gravações de audio, obras raras, jornais, música, entre outros.

Literatura Digital
Literatura Digital é uma das poucas bibliotecas digitais no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Além da consulta às obras digitalizadas, é possível acessar um catálogo com dados bibliográficos dos autores brasileiros e portugueses; documentos do acervo pessoal de alguns autores do Estado de Santa Catarina. A biblioteca oferece uma rica fonte de pesquisa sobre história literária, sendo possível realizar pesquisas a respeito dos autores, das obras publicadas, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.

Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)
A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover, preservar e divulgar as teses e dissertações eletrônicas de várias instituições do mundo todo.

Projecto Adamastor
Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição.

SciELO
Biblioteca eletrônica que disponibiliza uma coleção selecionada de periódicos científicos. A SciELO é resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Fim do conteúdo