Início do conteúdo

Bibliotecas Digitais e Virtuais


Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação (SBC-OpenLib – SOL)

A SBC-OpenLib (SOL) é uma biblioteca digital mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Seu acervo é composto por anais de eventos, journals e livros de visibilidade internacional que concentram a produção científica resultante de pesquisas e discussões na área da Computação e afins. Fonte: SBC.

Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP

Biblioteca Digital constituída de livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias, do século XV a XX, obras antigas, obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres e documentação histórica da própria Universidade.

Biblioteca Digital FGV

A Biblioteca Digital FGV tem o objetivo de preservar e promover a visibilidade da produção científica nacional e internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do acervo digital do Sistema de Bibliotecas FGV (SB-FGV). Disponibiliza acesso aos repositórios digitais de periódicos científicos da FGV, repositórios digitais de teses, dissertações, papers e e-books da FGV, bases de dados, coleções de e-books e periódicos científicos nacionais e internacionais. Cobre todas as áreas do conhecimento. Fonte: FGV.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Disponibiliza diferentes tipos de materiais de acesso livre que tratam sobre temas variados da história do Brasil, livros de literatura, mapas, iconografias e uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Disponibiliza diários, filmes, imagens e fotografias, mapas, jornais, livros, manuscritos e registros fonográficos em diferentes idiomas. Contempla tópicos como ciência da computação, informação e obras em gerais, filosofia, psicologia, religião, ciências sociais, idiomas, ciências naturais e matemática, tecnologia, arte, belas artes e artes decorativas, literatura e retórica, história e geografia.

Biblioteca Digital Paulo Freire

Disponibiliza as obras de Paulo Freire voltada principalmente para as áreas de Filosofia e Pedagogia.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Reúne teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.

Biblioteca Nacional Digital Brasil (BNDIGITAL)

A BNDigital, da Fundação Biblioteca Nacional, tem como objetivos principais preservar a memória cultural brasileira e proporcionar o amplo acesso às informações do seu acervo. O acervo digital da BN é composto por documentos como hemeroteca, cartografia, iconografia, manuscritos, música e arquivos sonoros, obras gerais, obras raras, publicações seriadas, obras de referências e coleções especiais.

Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica

A Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica é resultado de uma ação conjunta entre a FINEP e o Programa IBICT/CNPq. Reúne sites brasileiros e estrangeiros contendo conteúdos relevantes sobre informação tecnológica.

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

A Biblioteca Virtual em Saúde reúne e disponibiliza fontes de informação científica na área da Saúde. As principais fontes de informação e bases bibliográficas ou referenciais integrantes da Rede BVS são: MEDLINE, LILACS, Cochrane, SciELO, DirEve, DeCS,, LIS, Catálogo Coletivo SeCs, Repositório de Estratégias de busca na BVS e Revistas em Ciências da Saúde.

Bibliotecas Virtuais Temáticas – Prossiga

Reúne e organiza bibliotecas digitais que tratam sobre artes cênicas, estudos culturais, inovação tecnológica, literatura, matemática, mulher, saúde mental e saúde reprodutiva.

Library of Congress

A biblioteca da Library of Congress nos Estados Unidos oferece acesso online a uma vasta coleção digital, em variados assuntos e diferentes idiomas e formatos. Disponibiliza acesso a livros, fotografias, vídeos, mapas, manuscritos, gravações de audio, obras raras, jornais, música, entre outros.

Literatura Digital

Literatura Digital é uma das poucas bibliotecas digitais no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Além da consulta às obras digitalizadas, é possível acessar um catálogo com dados bibliográficos dos autores brasileiros e portugueses; documentos do acervo pessoal de alguns autores do Estado de Santa Catarina. A biblioteca oferece uma rica fonte de pesquisa sobre história literária, sendo possível realizar pesquisas a respeito dos autores, das obras publicadas, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.

Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)

A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover, preservar e divulgar as teses e dissertações eletrônicas de várias instituições do mundo todo.

Projecto Adamastor

Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição.

Última atualização em 24/10/2022

Fim do conteúdo