Aulas iniciam nesta segunda-feira, dia 11 de abril, no Campus Restinga

Volta às aulas

O período letivo 2022/1 do Campus Restinga inicia no dia 11 de abril. Após dois anos de atividades remotas durante a pandemia, as aulas serão retomadas no formato presencial. O retorno às atividades presenciais ocorrerá seguindo protocolos de segurança sanitária, como uso de máscara e ventilação dos ambientes. Também será exigida a comprovação vacinal contra a Covid-19. O ingresso e a circulação no Campus serão restritos a estudantes e servidores.

Confira algumas perguntas e respostas sobre a retomada das aulas presenciais:

É obrigatório o uso de máscara?

Conforme a Portaria Nº 70/2022, a máscara é obrigatória nos ambientes fechados e cobertos do campus, como salas de aula, salas de trabalho, laboratórios, corredores, ginásio de esportes, entre outros. O uso de máscara é facultativo nas áreas ao ar livre, como pátios, estacionamentos, quadra de areia, entre outros.

São recomendadas as máscaras tipo cirúrgica descartável, de tecido de algodão com estrutura em três camadas ou respiradores do modelo N95 (PFF2).

O Campus Restinga vai distribuir máscaras aos estudantes que necessitarem.

Não enviei o comprovante de vacinação. O que devo fazer?

Conforme a Portaria nº 456/2021 e a Instrução Normativa Proen/Proex/Proppi nº 01/2021, é obrigatória a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para circulação e ingresso nas unidades do IFRS. Quem ainda não enviou o comprovante de vacinação deve preencher o formulário.

São aceitos para comprovar a vacinação:

• Comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental brasileira ou estrangeira; ou
  • Carteira de vacinação digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS são aceitos como comprovantes pelo IFRS.

Estudantes com contraindicação da vacina contra a Covid-19 precisam apresentar atestado médico, preenchendo o mesmo formulário. Para as(os) estudantes não vacinadas(os), é obrigatória a apresentação de teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados a cada 72h. Essas pessoas também precisam acessar o formulário disponibilizado e seguir as orientações.

Quais os horários das aulas?

Os horários estão disponíveis no site do campus, no menu esquerdo Espaço do Estudante > Horários.

Veja os horários dos turnos:

• Manhã – 7h30min à 12h
  • Tarde – 13h30min às 18h
  • Noite – 19h às 22h30min

Como será o funcionamento da Biblioteca?

O horário de atendimento da Biblioteca será das 8h às 21h30 (sextas-feiras, das 8h às 14h e das 15h30 às 21h30).

A devolução das obras emprestadas na semana anterior a 15 de março de 2020 pode ser realizada até o dia 28 de abril de 2022, sem multas.

Perdi o primeiro período de rematrícula ou preciso fazer ajuste na minha matrícula. Como fazer?

O novo período de rematrícula e ajuste de matrícula é 11 a 13 de abril.

Estudantes dos cursos técnicos integrados devem fazer a rematrícula pelo formulário.

Estudantes dos cursos semestrais (Proeja, Guia de Turismo e superiores) devem acessar o sistema do seu curso (SIA ou SIGAA) e realizar a matrícula diretamente no sistema. Para quem já realizou a matrícula no primeiro prazo, mas deseja realizar algum ajuste (se desmatricular de uma disciplina e matricular em outra) também poderá fazer neste período, diretamente no sistema.

Ainda tem dúvidas?

Informações sobre a vacinação e outros protocolos de prevenção estão registradas no espaço Retorno Seguro.

Informações sobre o início das aulas também podem ser encontradas no espaço Retomada das Aulas Presenciais 2022.