Abertas até 14 de maio as inscrições para o Processo Seletivo 2018/2

Estão abertas, de 24 de abril a 14 de maio de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo 2018/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). São ofertadas 1.321 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e em cursos de graduação gratuitos em nove campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. As aulas terão início no segundo semestre deste ano. O Campus Restinga está ofertando 144 vagas para os cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Desportiva e de Lazer e Processos Gerenciais e para o curso técnico em Guia de Turismo.

Os candidatos poderão optar por se inscrever nas seguintes modalidades: participar da prova do IFRS (que ocorrerá no dia 10 de junho de 2018); utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 como critério para classificação; ou concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.

As inscrições poderão ser feitas pela internet, no endereço ingresso.ifrs.edu.br. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 para os cursos técnicos e R$ 50,00 para os cursos superiores, e o pagamento poderá ser realizado até o dia 15 de maio de 2018. É importante destacar que mesmo os candidatos que fizeram a solicitação de gratuidade da taxa de inscrição, e inclusive os que foram beneficiados, precisam fazer a inscrição no processo seletivo.

Todas as informações e formulários do Processo Seletivo estão disponíveis nos editais publicados no site ingresso.ifrs.edu.br. É responsabilidade dos candidatos a leitura do documento.

Curso novo

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é novidade no Campus Restinga. Com duração de 6 semestres, o curso prepara profissionais para a prospecção de novos mercados e inovação, na compreensão de necessidades e desejos de clientes e desenvolvimento de soluções, no desenvolvimento de estratégias de marketing e comercialização, na elaboração e implementação de planos de negócios, na estratégia e operação da gestão financeira, na análise de viabilidade econômica, na organização empresarial, na gestão da inovação tecnológica e na gestão de pessoas com vistas ao desenvolvimento humano de conhecimentos, habilidades e atitudes. O tecnólogo em Processos Gerenciais será capaz de elaborar e implementar métodos e técnicas de gestão financeira na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de relação com os mercados, comercialização, processos produtivos, logística, suprimento, gerenciamento de recursos financeiros e gestão de competências humanas. O profissional formado poderá se tornar um empreendedor ou atuar em organizações de pequeno e médio porte de ramos diversos de setores como indústria, comércio e serviços ou em áreas de inovação e tecnologias sociais, como cooperativas, organizações de economia solidária, economia criativa e colaborativa e agricultura familiar, sendo responsável por processos como marketing, produção e operações, gestão de pessoas, finanças e estratégias.

Estudantes podem contar com reforço na preparação

Para auxiliar os candidatos em seus estudos para a prova própria do Instituto, está sendo ofertado o Pré-IFRS, curso gratuito na modalidade a distância (EaD). O Pré-IFRS tem como base de conteúdo provas simuladas de processos seletivos anteriores próprios do IFRS e também de outras instituições, a maioria resolvida e comentada pelos professores.

O curso é aberto à participação de qualquer pessoa. As inscrições são online, gratuitas e estão abertas. Mais informações e inscrições no site ead.ifrs.edu.br.

Inscrições: 24/04 a 14/05/2018

Prova: 10/06/2018

Mais informações: ingresso.ifrs.edu.br

Modalidades, cursos ofertados e vagas* no Campus Restinga:

Técnico subsequente ao Ensino Médio (Formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio)

• Técnico em Guia de Turismo
    • Duração: 3 semestres
    • Vagas: 40

Superior de tecnologia (Cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo)

• Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Vagas: 32
  • Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer