Início do conteúdo

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2019/2


Estão abertas até 8 de maio as inscrições para o Processo Seletivo 2019/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O Campus Restinga oferece 168 vagas para os cursos técnicos em Agroecologia (Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proeja) e Guia de Turismo (Subsequente ao Ensino Médio) e para os cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Desportiva e de Lazer e Processos Gerenciais. Também são ofertadas vagas nos campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante e Viamão. Todos os cursos são gratuitos.

Os editais e todas as novidades podem ser acompanhadas pelo  site de ingresso

 

Sobre as inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 18 de abril e vão até 8 de maio de 2019, pelo site de ingresso. No Campus Restinga, há computador com acesso a Internet disponível para o candidato realizar a inscrição, se necessário.

Todos os cursos do instituto são gratuitos, e para ingressar é preciso participar de um processo de seleção (veja abaixo como funciona). O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação. A exceção é a seleção para ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não tem taxa de inscrição.

De 5 a 16 de abril de 2019, os candidatos puderam encaminhar pedido de gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. O resultado da solicitação está previsto para ser divulgado no  site de ingresso. nesta quarta-feira, 17 de abril. A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 18 de abril de 2019.

As provas serão aplicadas em 2 de junho de  2019.

 

As vagas no Campus Restinga

Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio (Modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proeja)

  • Vagas: 32
  • Turno: Noite
  • Duração: 6 semestres

Técnico em Guia de Turismo Subsequente ao Ensino Médio

  • Vagas: 32
  • Turno: Noite
  • Duração: 3 semestres

Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  • Vagas: 32
  • Turno: Noite
  • Duração: 6 semestres

Curso Superior de Gestão Desportiva e de Lazer

  • Vagas: 32
  • Turno: Manhã
  • Duração: 6 semestres

Curso Superior de Processos Gerenciais

  • Vagas: 40
  • Turno: Noite
  • Duração: 6 semestres

 

Como funciona a seleção:

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – Edital nº 18/2019

 

Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas a didática, psicologia e pedagogia).

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Cursos superiores – Edital nº 19/2019

 

Curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA

Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA não é cobrada taxa de inscrição e não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra.

Cursos de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) – Edital nº 20/2019

 

É de responsabilidade dos candidatos a leitura atenta dos editais e seus anexos. Informações no site de ingresso do IFRS.

 

Como se preparar para o Processo Seletivo 2019/2

O simulado a distância (EaD) Pré-IFRS foi pensado para preparar os candidatos interessados em ingressar nos Processos Seletivos do IFRS. Para mais informações acesse: www.ifrs.edu.br/ensino/ead/pre-ifrs/

 

Datas importantes do Processo Seletivo 2019/2

Data Evento
05 a 16/04/19 Período de Solicitação de Isenção
16/04/19 Publicação dos Editais do Processo Seletivo
17/04/19 Resultado das Isenções
18/04 a 08/05/19 Período de Inscrições
09/05/19 Limite para pagamento da taxa de inscrição no sistema bancário
17/05/19 Divulgação dos candidatos homologados
27/05/19 Divulgação dos locais de prova
02/06/19 Prova

Dúvidas: [email protected]

Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br

Fim do conteúdo