Geral
Estudante do Campus Restinga tem texto publicado em livro sobre relatos da enchente de maio de 2024
O livro “Relatos da enchente de maio de 2024: Memórias da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul” traz texto de uma estudante do Campus Restinga. Carla Andreza Silva de Barros, aluna da Licenciatura em Letra Português e Espanhol, teve seu texto “Memórias de um desastre natural” selecionado para a obra, composta por 32 narrativas de servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) além de pessoas da comunidade externa. O professor Felipe de Sousa Gonçalves, do Campus Restinga, também conta com um texto no livro: “Rio Grande do Sul: entre estiagens e enchentes, a esperança!”, escrito em colaboração com a professora Renata Dias Silveira, do Campus Porto Alegre.
Com 221 páginas, o livro está disponível gratuitamente no Repositório Institucional do IFRS: repositorio.ifrs.edu.br. Os textos foram selecionados pelo Edital Proppi/Proen/Proex 02/2024.
O livro tem como objetivo preservar a memória e transmitir um pouco do que foi vivenciado em maio de 2024, momento em que o Rio Grande do Sul (RS) passou pela pior catástrofe climática de sua história, com chuvas intensas que provocaram deslizamentos e alagamentos, trazendo riscos e prejuízos. A catástrofe também afetou diretamente a comunidade acadêmica e a estrutura dos campi do IFRS, que enfrentaram esses momentos difíceis com ações de solidariedade e resiliência.
A publicação tem organização das Pró-reitorias de Ensino (Proen); Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi); e de Extensão (Proex) do IFRS, com colaboração de avaliadores dos Institutos Federais (IFs) gaúchos, de Santa Catarina e do Paraná.