Gestão encaminha demandas para o Campus Restinga em reunião com a reitoria do IFRS

A gestão do Campus Restinga reuniu-se com o reitor do IFRS, Julio Xandro Heck, na tarde da última sexta-feira, no Escritório de Projetos, em Porto Alegre, para apresentar demandas e discutir investimentos para o campus.

Foram anunciados para o Campus Restinga a construção de uma nova biblioteca, recursos para manutenção do campus e conclusão do Laboratório de Alimentos, além de mais uma vaga docente, para a área de Letras Português e Espanhol. As obras da biblioteca terão recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e devem iniciar até janeiro de 2025, com duração prevista de um ano.

Uma das pautas era a implantação do refeitório no campus para 2025. O reitor informou que está sendo viabilizado orçamento junto ao governo federal para que o campus receba recurso para oferecer aos estudantes do Ensino Médio Integrado um lanche e uma refeição por dia. Também foi acenada a possibilidade de recurso para o transporte dos estudantes.

Sobre a mudança da tipologia do campus (número de docentes e técnico-administrativos) de de 70/45 para 90/60, ampliando o número de servidores, a Reitoria explicou que será publicada em breve portaria do MEC que estabelece os critérios para as unidades mudarem de tipologia. A mudança dependerá da capacidade do campus em atender os critérios, como aumentar as vagas ofertadas pelos cursos.

Outra demanda encaminhada foi a construção de um bloco para mais salas de aula, sala de EAD e sala de entidades estudantis, que, no entanto, ainda não tem previsão de orçamento.

Também foi discutida a migração do sistema acadêmico de todos os curso para o SIGAA, que deve ocorrer em 2025.

Além do reitor, estiveram presentes na reunião o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Lucas Coradini, e o Pró-Reitor de Ensino, Fábio Azambuja Marçal. O Campus Restinga esteve representado pelo Diretor-Geral, Rudinei Müller, Diretor de Ensino, Mário Augusto Correia San Segundo, Coordenador da Gestão de Pessoas, Davi Jonatas da Silva, Coordenador de Extensão, Jovani  Zalamena, Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Tadeu Luis Tiecher, Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Iuri Albandes Cunha Gomes, e a Chefe de Gabinete, Elenisse Camacho Meros Torres.