TCCs
Manual para a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do IFRS
O Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos tem a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do IFRS, no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes (ABNT e IBGE).
Apresentação do Manual no Canal da Biblioteca no YouTube
O Mecanismo Online para Referências – MORE, foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Biblioteca Universitária (BU) e o Laboratório de Experimentação Remota (RexLab).
MORE é uma ferramenta gratuita que gera automaticamente referências para mais de quinze (15) tipos de documentos no formato ABNT, baseado na norma NBR 6023/2002 para Elaboração de Referências.
Seu uso e acesso é livre, sendo necessária apenas a realização de cadastro.
TCCs dos cursos de Graduação
Fluxo de entrega do TCC na Biblioteca
Após a banca de defesa, o coordenador de curso é responsável por disponibilizar para a Biblioteca a versão revisada do TCC junto com o termo de autorização assinado por orientador e aluno. O TCC deve ser entregue em versão digital no formato pdf e o termo de autorização impresso.
Atenção, coordenador! O arquivo em pdf deve ser depositado em uma pasta criada e disponibilizada pela biblioteca no Google Drive. O nome do arquivo deve seguir o padrão Nome do estudante e título do trabalho.
Exemplo: Elton Nazare Silva de Brum – Projeto de um analisador de parâmetros de componentes eletrônicos.pdf
Para acessar o termo de autorização, clique aqui.
Como encontrar TCCs no catálogo da Biblioteca
Basta acessar o catálogo e pesquisar pela informação que você tem: nome do autor (estudante), orientador, curso, título do trabalho ou assunto. Faça isso selecionando a opção “TCC” em tipo de obra:
E para abrir o trabalho desejado, basta clicar no símbolo do arquivo PDF:
O TCC na Organização Didática do IFRS
A Biblioteca utiliza-se da Organização Didática do IFRS como documento norteador para publicação dos TCCs no catálogo do SIBIFRS. A OD fala sobre o trabalho de conclusão de curso em seu capítulo X:
CAPÍTULO X
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Art. 245. O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) corresponde a uma produção acadêmica que expressa os saberes teórico-práticos desenvolvidos pelos estudantes durante o curso.
Art. 246. O TCC, quando previsto no PPC, é componente curricular obrigatório e poderá ser realizado a partir da dinamização dos saberes construídos nas atividades e projetos realizados ao longo do curso ou do desenvolvimento de pesquisa acadêmica.
Art. 247. O estudante deverá dispor de momentos de orientação e de tempo destinado à elaboração da produção acadêmica correspondente, em conformidade com o PPC em que está matriculado.
Art. 248. Serão consideradas produções acadêmicas de TCC, a serem previstas no PPC, dentre outras:
-
- Monografia, dissertação ou tese;
- Artigo científico publicado ou não em revista ou periódico, com ISSN;
III. Capítulo de livro publicado, com ISBN;
-
- Desenvolvimento de um produto no âmbito da inovação tecnológica.
Art. 249. A produção do TCC será acompanhada por um professor orientador.
Parágrafo único. O mecanismo de planejamento, acompanhamento e avaliação do TCC é composto pelos seguintes itens:
-
- Elaboração de um plano de atividades, aprovado pelo professor orientador;
- Reuniões periódicas do estudante com o professor orientador, realizado o devido registro;
III. Elaboração monográfica ou desenvolvimento de produto pelo estudante;
-
- Avaliação e defesa pública do trabalho perante uma banca examinadora.
Art. 250. O TCC produzido deverá ser escrito de acordo com as Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas e deverá fazer parte do acervo bibliográfico, na forma eletrônica, do campus em que o estudante estiver matriculado.
Art. 251. O TCC será apresentado a uma banca examinadora composta pelo professor orientador e mais 2 (dois) componentes, podendo ser convidado, para a composição da mesma, um profissional externo, de reconhecida experiência profissional ou formação acadêmica na área de desenvolvimento do objeto de estudo.
Art. 252. O detalhamento dos critérios de avaliação do TCC será determinado pelos PPCs.
Art. 253. Caso o estudante não alcance a nota mínima de aprovação no TCC, deverá ser reorientado com o fim de realizar as necessárias adequações/correções e submeter novamente o trabalho à aprovação da banca examinadora, com nova defesa pública.
Art. 254. O limite máximo para a conclusão do TCC e de entrega da respectiva produção monográfica é o fim do período para a conclusão do curso, especificado em seu PPC.