Atividades letivas 2021 (cursos anuais) 2021/2 (cursos semestrais) – INFORMAÇÕES PARA DOCENTES
DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
1. Documentos
- Resolução Consup nº 015/2021 – Aprova a retomada do calendário acadêmico do IFRS
- Resolução 005/2021 – Determina a retomada do Calendário Acadêmico no Campus Restinga
2. Plano de Trabalho Docente
- Prazo final para preenchimento e envio: 19/10 (terça-feira)
- O preenchimento do documento deve considerar a Resolução 082/2011, que regulamenta as atividades docentes do IFRS.
- Preenchimento no site do campus, na aba Institucional > Servidores. O Gabinete e a CGP mantêm a atualização do espaço. Caso seu documento não conste lá para preenchimento, contate esses setores.
- Salvar PDF, assinar e enviar para Direção de Ensino: [email protected]
- Sempre que uma alteração for realizada, a nova versão deve ser salva em PDF e encaminhada.
3. Planos de Ensino
- Prazo final para envio: 19/10 (terça-feira)
- Modelos:
- Para a organização do item “Conteúdo e Cronograma”, observar as datas do calendário acadêmico, considerando os dias letivos, as possibilidades de aulas síncronas e assíncronas, os sábados letivos, os trimestres (cursos técnicos integrados ao ensino médio diurno), o período destinado aos exames, que, diferente dos anos anteriores, ocorrerá dentro do ano letivo.
- Sugerimos que o título do email venha com essa informação: [Planos de Ensino] Nomes dos Componentes Curriculares. Os documentos precisam estar no formato PDF, seguindo essa organização para o nome do arquivo:
- Os documentos precisam ser entregues no formato PDF, seguindo esta organização para o nome do arquivo:
- Cursos Anuais: Componente Curricular_Curso_ ano
Ex. : Ciências da Natureza_Lazer_3 ano
Projeto Integrado_Informática_4 ano - Cursos Semestrais: Componente Curricular_Curso_ semestre
Ex. : Gestão de Pessoas_GDL_4 sem
Arte e Cultura Aplicada ao Turismo Regional_Guia de Turismo_2 sem
- Cursos Anuais: Componente Curricular_Curso_ ano
- Após salvar em PDF com assinatura, enviar para as Coordenações de Curso e o Setor de Gestão Escolar ([email protected] ). As Coordenações de Curso salvarão os documentos no Drive e farão o registro do recebimento.
4. Diários de Classe
- A Instrução Normativa PROEN/DTI IFRS nº 001 de 26 de março de 2021 orienta as formas de registros.
- Para os cursos de ensino médio integrado (anuais): a carga horária da aula deve ser registrada em dobro no diário de classe, tendo em vista a oferta dos 200 dias letivos em 100 dias.
5. Horários
⇒ Horários e atividades síncronas
- A base legal para os horários é a Resolução Concamp 05/2021.
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Os encontros síncronos deverão ser realizados conforme as reservas de horário publicadas no site, no link: https://restinga.edupage.org/timetable/.
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Cursos Anuais e Semestrais terão, no máximo, 3 períodos (50min cada) de encontro síncrono diariamente.Os encontros síncronos deverão ser gravados e disponibilizados no AVA (Moodle).
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A participação nos encontros síncronos não será obrigatória, garantindo-se atividades substitutivas para aqueles que, com as devidas justificativas, não consigam acompanhá-los.
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No caso de componentes curriculares com estudantes surdos matriculados, a gravação deverá ser disponibilizada com acessibilidade em Libras.
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Oficina sobre fixação da janela de intérprete de Libras na gravação da aula síncrona, mediada pela Tradutora/Intérprete do Campus Restinga, Gisele Nascimento, e oferecida pelos Profs. Roben Castagna Lunardi e Jean Carlo Hamerski.
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Links que foram utilizados pelos professores na oficina: Tutorial OnTopReplica, Download OnTopReplica, Tutorial do Picture in Picture; Download da extensão do Chrome Picture in Picture
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As reservas dos horários síncronos estarão publicadas no site do campus, porém cada docente deve pactuar com suas turmas a forma como serão efetivadas. O importante é que fique claro para os estudantes, com antecedência, em quais dias os encontros síncronos ocorrerão.
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É necessário solicitar previamente ao Setor de Gestão Escolar ([email protected]) caso sejam necessárias alterações nas reservas dos horários. Solicite neste formulário.
⇒ Horários de atendimento docente
- Destinar horários específicos e com ampla divulgação junto ao corpo discente, correspondendo a, pelo menos, 1/3 da carga horária em sala de aula, com um mínimo de 4 horas semanais.
- Além de prever no PTD e Plano de Ensino e divulgar no Moodle, é necessário preencher as planilhas abaixo, para que sejam disponibilizadas no site, e os estudantes tenham acesso.
- Em caso de necessidade de atendimentos fora dos horários reservados, esses podem ser combinados entre professores e estudantes diretamente.
⇒ Horários de atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas
- Prever horários de atendimento individualizado para os estudantes com necessidades educacionais específicas.
- Registrar no PTD: Plano de Ensino e no Plano Educacional Individualizado (PEI).
- Estabelecer uma forma de comunicação clara sobre os combinados quanto aos atendimentos junto a cada estudante, ponderando que a forma de comunicação nem sempre é única, pois precisa-se considerar a NEE de cada estudante.
6. Moodle
- Respeitar a árvore de cursos, facilitando a organização dos estudantes.
- Ambientes que serão compartilhados com mais de um curso, no mesmo nível de ensino, poderão ser criados na raiz de cada nível: superior; integrado; proeja. Exemplos:
- Para nomear o curso, considere: componente curricular +curso + ano/semestre. Exemplos:
- Programação III – ADS – 3ºsem
- Filosofia – Informática/Eletrônica – 2º ano
- Materiais de apoio:
- Tutorial do Moodle elaborado pela TI
- Backup e recuperação de disciplinas Moodle
- Oficina 1 – Organização de componentes curriculares Moodle – Oferecida pelo Prof. Nilson Rübenich
7. Frequência
- Considerando as Resoluções do Consup 015/2021 e do Concamp 05/2021, destacamos:
- A frequência do componente curricular será aferida conforme o estudante for concluindo as atividades, avaliações propostas e participação nas atividades síncronas.
- O percentual de atividades realizadas em um componente curricular no AVA será transposto como percentual de frequência nos sistemas acadêmicos, de forma independente ao aproveitamento por notas.
- Para o cômputo da frequência em encontros síncronos, sugere-se a disponibilização da gravação como tarefa substitutiva.
- No caso de justificativa para não participação em momentos síncronos, deve-se excluir esses momentos do cálculo de frequência, computando apenas a respectiva atividade substitutiva.
- A responsabilidade pelo acompanhamento dos estudantes será compartilhada entre os docentes, as Coordenações de Curso e a Gestão de Ensino, cabendo:
I. Aos docentes que verificarem, em seu componente curricular, a ausência do estudante por 07 (sete) dias, por meio de ausência nas aulas síncronas sem justificativa, de não realização de atividades propostas no AVA, de pouco ou nenhum acesso no Moodle:
a) efetuar a primeira abordagem por mensagem ao estudante, de forma individual ou coletiva, a fim de verificar o que possa estar ocorrendo; e
b) caso não obtenha retorno em 03 (três) dias, notificar a(s) ausência(s) à Coordenação de Curso.
II. À Coordenação de Curso de posse das diferentes notificações dos docentes de seu curso:
a) efetuar contato com o conjunto de estudantes ausentes; e
b) caso não obtenha retorno em 3 (três) dias, notificar a(s) ausência(s) à Gestão de Ensino ([email protected]).
III. À Gestão de Ensino efetuar o contato através da Orientação Estudantil, buscando identificar situações que demandam intervenção institucional.
8. Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas
- Os fluxos e procedimentos para a promoção da acessibilidade durante a oferta de ensino remoto para os estudantes com necessidades educacionais específicas estão descritos na Instrução Normativa Proen 05/2020. Todos os materiais postados no AVA, cujo componente curricular possui estudante com NEE, precisam atender às orientações da referida IN.
- A planilha com os Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas está sendo atualizada – aba “2021-2 (em preparação)”.
- Coordenações de curso e docentes receberão os Planos Educacionais Específicos (PEIs) que serão enviados pela Orientação Estudantil.
- A primeira referência de cada estudante com PEI são as coordenações de curso, que atuam, de forma articulada, com as referências do Setor de Ensino e Napne.
- Setor de Ensino e Napne dialogarão, durante a primeira semana de aulas, para atribuírem referências para os estudantes que não têm.
- As coordenações de curso organizarão reuniões com docentes e referências de cada estudante com PEI conforme o calendário acadêmico e sempre que necessário.
- Para solicitar a tradução em Libras de seus materiais didáticos, preencha o formulário Solicitação de tradução para Libras de material didático ou complementar.
9. Progressões Parciais
- De acordo com a Instrução Normativa 004/2016, cada estudante deverá ter seu Plano de Estudos Dirigidos, devendo contemplar no mínimo 30% da carga horária do componente curricular, com elaboração de documento, considerando os conteúdos a serem trabalhados, bem como a metodologia a ser utilizada, além dos critérios e instrumentos de avaliação, com carga horária planejada de forma flexível.
- A Progressão Parcial, realizada por meio de Plano de Estudos Dirigidos (PED), deverá ser documentada por meio de formulário específico e registro das atividades desenvolvidas.
- Anexo III – Formulário do Plano de Estudos Dirigidos
- Formulário de Finalização – adaptação do Anexo IV – Registros das Atividades Desenvolvidas – aprovado pela Pró-Reitoria de Ensino, para uso no Campus Restinga
- O anexo III – Formulário de Planos de Estudos Dirigidos deve ser encaminhado para a Gestão Escolar, através do e-mail [email protected], até o dia 19/10/2021.
- Os estudantes que estão matriculados na modalidade de Progressão Parcial em Turma deverão ser incluídos no moodle da turma correspondente.
- Da finalização da Progressões Parciais e do registro nos sistemas:
- Progressão Parcial por Plano de Estudos Dirigidos (PED): os registros dos aproveitamentos das progressões parciais da modalidade Planos de Estudos Dirigidos (PED) não são realizados pelos professores no SIA. Eles serão realizados pela Direção de Ensino, a partir do encaminhamento, feito pelo professor, à Gestão Escolar, dos documentos de finalização da progressão parcial previstos na Instrução Normativa 004/2016 (Anexos II e IV adaptado, acima citados), com prazo máximo de entrega igual ao dos Diários de Classe do período. Para registro, é imprescindível que o professor inclua no parecer a nota do estudante.
- Progressão Parcial em Turma (PPT): os registros dos aproveitamentos das progressões parciais da modalidade Progressão Parcial em Turma serão registrados pelos professores nos sistemas, a partir de solicitação de abertura de etapa à Coordenação de Registros Escolares.
- Informações adicionais sobre Progressões Parciais no espaço da Gestão Escolar
DÚVIDAS E CONTATOS
Informações/Dúvidas | Quem contatar? Onde acessar? |
Moodle, e-mails institucionais | [email protected] |
Auxílio Estudantil, Agendamento de Apoios Pedagógico, Social e Psicológico e demais solicitações online à Assistência Estudantil | [email protected] |
Calendário acadêmico, horários de aulas, organização das turmas de ensino médio integrado anual, planos de ensino, progressões parciais, atestados de regência docentes | [email protected] |
Sistemas SIA e SIGAA | Espaço da Coordenação de Registros Escolares no site do Campus |
Solicitação de acompanhamento e auxílio na organização de estudos do estudante, Autoavaliações das Turmas, PEIS, Professores Conselheiros e Estudantes Representantes de Turma |
[email protected] |
Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios | [email protected]
Informações no site, em Extensão > Estágios |
Aberturas de etapas no SIA e SIGAA | [email protected] |