Início do conteúdo

Alunas do curso Técnico em Informática participam de evento do Google


Vitoria, Lauren e Ana Carolina

Alunas do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Restinga vão realizar o sonho de conhecer um dos escritórios do Google no Brasil. Vitoria Helena Ruperte Gonzalez, 18 anos, Ana Carolina de Oliveira Xavier, 17, Lauren Leslie Ferreira da Silva, 17, e Rafaela Tomé Ferreira, 17, participarão do Mind the Gap Brasil 2019, evento promovido pelo Google que acontece em Belo Horizonte nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Além de visitas ao Google e à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estão previstas atividades como palestras, discussões sobre carreiras em tecnologia, oficinas e atividades práticas. O projeto, que está em sua terceira edição, tem como objetivo incentivar meninas a seguir carreira em cursos de Exatas, como Engenharia e Informática. São convidadas garotas de instituições de ensino de todo o país, que tenham interesse em tecnologia e atendam às políticas de diversidade e situação socioeconômica.

É grande a expectativa das gurias, que pretendem seguir estudando na área da Computação e são unidas pelo gosto pela Matemática. Vitória ressalta que a importância de eventos como esse, que estimulam a
participação feminina, pois a Informática ainda é um universo predominantemente masculino. “São poucas meninas. E tem preconceito, discriminação, piadinha. É muito complicado ser guria nesse meio”, conta Lauren. Mas esse cenário pode mudar, garante Ana Carolina, pois as meninas estão tendo consciência de que há lugar para elas e umas incentivam as outras. Elas relatam que receberam apoio das colegas e que há uma rede de sororidade entre as meninas. “O que falta ainda é estímulo, projetos, para que essa representatividade aumente e as meninas nessa área não sejam exceção”, acredita Vitoria.

As estudantes embarcam no dia 30 de outubro e terão todos os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação pagos pelo Google.

Fim do conteúdo