Início do conteúdo

Três projetos do Campus Osório são selecionados no edital Fapergs e IFs gaúchos


Dos 32 projetos do IFRS aprovados no edital inédito da Fapergs, de Apoio a Projetos de Pesquisa Aplicada dos Institutos Federais em Parceria com Instituições Demandantes, três são do Campus Osório. O resultado final da seleção foi publicado no dia 5 de agosto de 2020. Aproximadamente R$ 640 mil serão destinados à bolsas para estudantes, custeio e investimento às ações selecionadas. Os campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Viamão também tiveram iniciativas contempladas.

O edital visa aproximar a capacidade dos IFs, de produzir conhecimentos, às necessidades de empresas privadas e públicas, associações, cooperativas e escolas. Para Marcelo Vianna, diretor de Pesquisa do Campus Osório, esse diferencial de contemplar propostas voltadas à soluções para as demandas da comunidade vêm ao encontro do trabalho realizado pelo Campus Osório, que tem sido referência em diferentes áreas do conhecimento com projetos  com compromisso social com a comunidade.

Os projetos devem ser desenvolvidos em 24 meses e contar com contrapartidas das instituições demandantes, como cedência de equipamentos ou recursos humanos para a execução dos mesmos. No caso do Campus Osório, envolverá os integrantes dos projetos, bolsistas e equipamentos, cujos valores serão pagos com recursos da Fapergs, totalizando R$20.000,00 por projeto.

Eduardo Girotto, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pró-Graduação do IFRS, comemora que os projetos vão atender demandas da sociedade gaúcha e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas, inclusive com propostas que buscam amenizar os efeitos causados pela pandemia: “Em meio a situação atual, em que passamos por inúmeros problemas, entre eles a falta de fomento para pesquisa, estamos concretizando o maior edital de apoio e fomento à pesquisa que já tivemos nos 11 anos de institutos federais”.

 

Conheça abaixo os projetos aprovados do Campus Osório:

 

  • Promovid@ – Desenvolvimento de Tecnologia Digital para o Monitoramento de Pacientes Suspeitos de Covid-19 

Coordenadora: Flávia Santos Twardowski Pinto; Integrantes: Bruno Chagas Alves Fernandes, Marcelo Vianna e Vinícius Fritzen Machado

Instituição parceira demandante: Secretaria Municipal de Saúde do Município de Osório/RS

O projeto tem como objetivo criar um sistema informatizado voltado ao monitoramento de indivíduos sob suspeita ou contaminados pelo vírus SARS-Cov-2, causador da Covid-19. Trata-se de um sistema voltado às secretarias municipais de saúde, a fim de prover o gerenciamento de casos de pacientes suspeitos, permitindo que gestores e profissionais de saúde possam acompanhar suas condições de saúde, identificando ou descartando sintomas relacionados à Covid-19. Isso permitirá diagnosticar sintomas e estratificar a gravidade entre os pacientes, de modo a melhor atendê-los e assegurar uma maior eficiência da rede ambulatorial e hospitalar municipal.

A primeira fase do sistema consistirá no desenvolvimento de um sistema web e um banco de dados. O Banco de dados armazenará as informações sobre pacientes suspeitos e indivíduos comunicantes, alimentando o sistema web e gerando avisos automáticos à equipe de saúde para proceder contatos a fim de verificarem as condições de saúde desses grupos suspeitos e provendo dados significativos para tomadas de decisões, como necessidade de internação e/ou isolamento social.

A segunda fase envolverá o desenvolvimento de uma versão móvel do sistema, sob forma de um aplicativo para celular, possibilitando que os próprios pacientes comuniquem a equipe profissional sobre sua condição de saúde, contribuindo para maior agilidade do sistema.

Como resultados, espera-se que o sistema possa impactar positivamente nas redes municipais, permitindo respostas mais eficientes na detecção de casos suspeitos da Covid-19 ainda na fase inicial, reduzindo a escala de contaminação no meio social, permitindo melhor planejamento das ações de combate à epidemia e ao tratamento de pacientes, garantindo-lhes maior chance de recuperação.

 

  • Preservação e divulgação de acervos históricos da Saúde – A concepção de catálogos digitais para o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul

Coordenador: Marcelo Vianna; Integrantes: Maria Augusta Martiarena de Oliveira e Vinícius Fritzen Machado

Instituição parceira demandante: Associação dos Amigos do Museu da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM)

O projeto trata da elaboração de uma série de catálogos virtuais comentados do acervo documental do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). Criada em 2004 e mantida através da sua Associação de Amigos, o MUHM possui uma importante trajetória no campo da História e Memória da Saúde e da Medicina, mas enfrenta dificuldades técnicas em promover uma maior preservação e divulgação de seu acervo, composto por obras bibliográficas, documentos históricos (arquivísticos) e peças tridimensionais (museológicas).

Desta forma, o projeto visa promover a catalogação (quando necessária), a seleção, a digitalização e a produção de materiais virtuais (catálogos) de obras consideradas raras, permitindo alcançar um maior público. Do ponto de vista institucional e histórico, a disponibilização de obras digitalizadas através do projeto contribuirá para salvaguarda de acervos originais, contribuindo para sua preservação.

Como relevância social, o projeto viabilizará uma maior disseminação do conhecimento histórico a respeito da Saúde e da Medicina no Rio Grande do Sul, permitindo que pesquisadores e sociedade em geral possam conhecer e entender mais sobre os agentes sociais de época, seus saberes, seus instrumentos de trabalho e suas práticas, de modo a reforçar uma consciência histórica que contribua para compreensão e busca por soluções de problemas de saúde atuais, como a epidemia da Covid-19.

 

  • Sistema Jacamin: viabilização de uma rede de cooperação solidária

Coordenador: Vinícius Fritzen Machado; Integrantes: Lisiane Zanella, Adriana Pancotto, Isabel Cristina Tedesco Selistre e Márcio Rogério Olivato Pozzer

Instituição parceira demandante: Central de Coleta e Beneficiamento (CECOBE)

A promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos há cerca de dez anos não foi suficiente para romper a tensão estabelecida pela lógica do mercado capitalista, que se expressa na relação instável entre as cooperativas e os compradores de materiais recicláveis. Hoje, setores comercial e industrial ainda determinam os valores a serem pagos pelos materiais, mantendo a hegemonia capitalista de exploração, passando longe do desenvolvimento de valores como a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Neste sentido, a Central de Coleta e Beneficiamento (CECOBE) buscou auxílio do Campus Osório do IFRS para assessorar na institucionalização de uma rede de cooperativas que atuam na coleta de materiais recicláveis e desenvolver tecnologias sociais que contribuam para o desenvolvimento social e solidário.

Para auxiliar na viabilização da rede, desenvolveremos um sistema informatizado que aproxime oferta e demanda, assegurando ganho de escala e melhores condições de mercado. Também auxiliaremos no desenvolvimento de uma normatização que busque homogeneizar os processos produtivos e dos materiais que são comercializados, bem como uma capacitação dos atores para o fortalecimento dos valores solidários que sustentarão da rede.

 

Mais

Fim do conteúdo