Início do conteúdo

Saiba mais sobre cotas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas no Processo Seletivo 2026/01


Se você se declarou preto, pardo, indígena ou quilombola ao se inscrever no Processo Seletivo 2026/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), fique atento! Existem etapas obrigatórias para garantir o uso da reserva de vagas, como envio de documentos e, em alguns casos, participação em comissões de verificação. (heteroidentificação).

 

 

> Orientações para cada grupo e prazos que não pode perder:

 

  • Candidatos pretos e pardos: 

De 21 a 26 de novembro de 2025, é necessário acessar o sistema de Pré-Matrícula (disponível no site ingresso.ifrs.edu.br) e preencher dois documentos:

– Autodeclaração de pessoa preta/parda;

– Autorização de uso de imagem.

> Comissão de Heteroidentificação: Verificação da autodeclaração para quem ingressa por sorteio, exame de seleção ou Enem. Acontece entre 24 e 26 de novembro, horários, locais e nomes dos convocados serão divulgados no dia 13 de novembro, no site oficial . É necessário levar no dia da heteroidentificação um documento oficial com foto, em bom estado e dentro da validade.

> Datas importantes:

–  Resultado preliminar da heteroidentificação: 27 de novembro;

– Prazo para recursos: 28 a 30 de novembro;

– Resultado final: 1º de dezembro. 

Atenção: o deferimento da autodeclaração não garante a matrícula. É preciso cumprir todas as etapas do processo. Se a autodeclaração for negada, o candidato será transferido para amplaconcorrência.

 

  • Candidatos indígenas: 

De 21 e 26 de novembro, é necessário preencher no sistema de Pré-Matrícula a autodeclaração indígena.  Além disso, enviar um dos documentos abaixo:

– Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI); ou

– Declaração de pertencimento assinada por uma liderança indígena (modelo no Anexo VIII do edital).

 

  • Candidatos quilombolas: 

De 21 a 26 de novembro, é necessário enviar pelo sistema de Pré-Matrícula:

– Declaração da Fundação Cultural Palmares; ou

– Documento que comprove o início do processo de reconhecimento da comunidade + Ata de reunião assinada pelos participantes;

– Declaração de pertencimento à Comunidade Quilombola (Anexo IX), assinada por três lideranças da comunidade, com cópias dos documentos de identificação das liderança.

 

  • Informações completas: 

Todos os formulários, modelos de declarações e documentos exigidos estão disponíveis no site oficial do processo seletivo ingresso.ifrs.edu.br

– Fique atento às atualizações e prazos. O não cumprimento de alguma etapa pode impedir o uso da cota!

Fim do conteúdo