Quadra poliesportiva é inaugurada no Campus Osório

O Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conta com um novo espaço para atividades esportivas e multidisciplinares. A quadra Professor Silvestre Leão de Oliveira foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024, em um evento com a presença da comunidade acadêmica e de autoridades.

Aulas de educação física, torneios esportivos, atividades culturais, assembleias, workshops, fóruns de debates, gincanas e outras ações poderão ser realizadas no local. A quadra tem 980 metros quadrados, é coberta e possui arquibancadas. O custo total da obra foi de R$ 910 mil.

Desafios para a construção

A construção levou quatro anos e teve uma trajetória marcada por desafios. As obras começaram em fevereiro de 2020, mas a pandemia atrasou as etapas. Finalizada no início de 2022, a quadra teve a cobertura danificada por um temporal no mês de fevereiro daquele ano.

O IFRS precisou buscar recursos junto ao Ministério da Educação para executar os reparos, com uma nova fase de obras, na qual foi acrescentado o fechamento das laterais com arquibancadas. Essa etapa começou em outubro de 2022, porém a empresa terceirizada abandonou o projeto. A contratação de uma nova empreiteira se deu em outubro de 2023, com a finalização do espaço no início de 2024.

Homenagem

O nome da quadra é uma homenagem a um educador e atleta que deixou um grande legado para o esporte no município: o professor Silvestre Leão de Oliveira (1946 – 2021). Docente de educação física em diferentes escolas de Osório, Silvestre ainda atuou em veículos de comunicação local, como no programa Plantão Esportivo da Rádio Osório e no Jornal Revisão.

Na inauguração desta segunda-feira, a viúva de Silvestre, Hélia de Oliveira, e a filha dele, Leda Meroni Pintos de Oliveira, estiveram presentes.

Solenidade de inauguração

Durante a cerimônia de inauguração da quadra, estudantes do campus realizaram uma apresentação de dança e houve falas de autoridades. A diretora da unidade, Flávia Twardowski, agradeceu a todos os servidores que se envolveram na construção e para superar os desafios que surgiram no percurso e também aos estudantes, pela paciência até a conclusão da obra, enquanto utilizavam outros locais para as atividades físicas.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacou que a educação física é um dos compromissos da instituição, na formação integral e integrada dos cidadãos. Lembrou o quanto uma quadra poliesportiva é um espaço para as mais variadas atividades – “para o exercício do corpo, mas também da arte, da cultura, do contraditório, dos movimentos estudantis” e acrescentou: “Não há modelo brasileiro de ensino que ofereça ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura para essa meninada como a gente faz nos Institutos Federais”.

Júlio disse que a gestão do IFRS tem entre suas metas que nenhum campus atue sem quadra esportiva. Eram dez construções planejadas e nove já foram entregues. Falta finalizar a quadra do Campus Vacaria, o que deve ocorrer em 2024.

A solenidade teve a presença do prefeito de Osório, Roger Caputi. Ele também salientou a importância da educação física para a formação dos estudantes, comentando que nessas aulas é preciso “respeitar regras, aprender a conviver na vitória e na derrota, saber jogar em equipe, respeitar a dificuldade do companheiro”… São oportunidades para aplicar o que se aprende em sala de aula, como companheirismo e caráter, frisou. O prefeito afirmou que o IFRS é uma referência para o município, o qual tem orgulho de ser sede de um campus da instituição.

Tiveram falas ainda o professor de Educação Física do campus, Marlon André da Silva; e Emerson Albano, ex-aluno de Silvestre Leão. Marlon lembrou que o IFRS tem uma Política de Educação Física, Esporte e Lazer e a inauguração das quadras nos campi reforça o compromisso com as dimensões expostas no documento e vem ao encontro da própria visão de educação, de mundo e de homem que perpassa a criação dos IFs. “Reforça a tese que a educação escolar não deve contemplar unicamente a dimensão utilitária da vida. Aprender sobre conhecimentos e saberes relacionados com o momento do não trabalho também é responsabilidade da escola”.

Emerson Albano discursou em nome dos familiares de Silvestre. Falou sobre a importância do professor homenageado na vida de seus alunos, salientando que parte dele vive na memória de quem conviveu com ele e nas atitudes e no caráter de quem foi seu aluno.