Início do conteúdo

Projeto do Campus Osório conquista 2º lugar na Mostratec 2025


O trabalho de pesquisa que busca uma solução natural e sustentável para o controle de uma doença fúngica que pode levar à perda total de videiras foi premiado com o 2º lugar na área de Ciências Animais e de Plantas na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento, considerado a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas, ocorreu nos dias 28 a 30 de outubro de 2025, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, RS. O IFRS participou com 14 projetos finalistas, sendo três do Campus Osório. Quatro deles formam premiados, com destaque para o 1º lugar conquistado pelo projeto “ENEMática”, do Campus Vacaria.

Intitulada Estudo da atividade antifúngica de extratos aquosos in natura de plantas na inibição de Neofusicoccum Parvum – Fase III, a pesquisa é desenvolvida pela estudante Natália de Abreu Euzebio, do 3º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, e orientada pela professora Flávia Twardowski, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS. Ao longo de dois anos, foi feita a identificação e a testagem dos extratos vegetais que se mostraram capazes de impedir o desenvolvimento fúngico do microorganismo que ataca os troncos da videira.

Com a comprovação de que os extratos de alho, cravo e canela possuíam potencial fungicida e fungistático, descobrimos quais concentrações eram capazes de combater a podridão-descendente. Nesta fase atual da pesquisa, testamos a eficácia dos extratos naturais. Os resultados mostraram que eles podem ser uma alternativa ecológica para controlar a doença nas videiras, contribuindo para a produção sustentável, a redução do uso de agrotóxicos e o cumprimento de metas ambientais da ONU“, explica a professora.

Também foram apresentados na Mostratec os projetos do campus Cultura maker na Química Orgânica – Fase III e ARChemie: Uma ferramenta acessível e interativa para o ensino de Química Orgânica, que proporcionaram experiências de cultura maker e atividades de experimentação criativa. Ambas pesquisas são desenvolvidas pelos estudantes Gabriel Libano Ramos (301 INFO) e Leonardo da Costa Gomes (302 INFO), sob orientação da professora Vera Maria Klajn. O último trabalho conta também com a condução do docente Terrimar Ignacio Pasqualetto.

 

Demais projetos premiados

Campus Vacaria: 1º lugar em Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física com o projeto “ENEMática”, sobre estratégias didáticas para o ensino de matemática voltado ao Enem. O trabalho foi credenciado para a Fenadante que acontece em setembro de 2026, em São Paulo/SP. Estudantes: Antonieli Helena Fernandes e Cristhian Post Michels. Orientador: Marcelo Maraschin de Souza

Campus Rolante: 4º lugar em Ciências Ambientais com a “Avaliação de bioplástico formulado com subprodutos naturais e sua aplicabilidade como embalagem agrícola biodegradável”. Estudante: Sofia Müller David. Orientadora: Gabriela Sant’Anna

Campus Bento Gonçalves: 4º lugar em Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física com o projeto “Pipa IFmakerRS: criação de jogos e desafios lógicos como ferramentas inovadoras no ensino-aprendizagem e na inclusão social”. Estudante: Pâmela Trentin Piacentini. Orientador: Diego Lieban

 

Estande do IFRS no evento

Pela terceira vez na Mostratec, o estande do IFRS chamava atenção pelo visual: um fundo instagramável em verde e branco, letreiro da instituição destacado e quatro áreas temáticas bem definidas.

Entre elas, a caixa de areia de realidade aumentada do Campus Caxias do Sul, “Mundo para os sentidos, sentidos para o mundo” novamente foi um dos grandes atrativos. Colorida e sensorial, a instalação despertava a curiosidade de crianças e adultos, que queriam entender como funcionava a “areia colorida”.

Outro destaque foi a área dos Lab Makers, com jogos de lógica, robôs e impressoras 3D. Os jogos, desenvolvidos pelos próprios estudantes, desafiavam o raciocínio dos visitantes e promoviam momentos de interação e diversão.

A programação do espaço também contou com atrações itinerantes. No primeiro dia, o projeto “Peçonhentos e Venenosos”, do Campus Sertão, apresentou animais como cobras, sapos e aranhas, despertando fascínio e perguntas do público. Já no último dia, o Campus Vacaria trouxe o projeto “Lab Fito” com insetos encapsulados em resina, permitindo observação detalhada e segura.

O Campus Bento Gonçalves levou uma experiência sensorial com sucos de uva, promovendo a análise gustativa entre crianças e adolescentes. A proposta, além de educativa, aproximou o público da pesquisa científica de forma lúdica e acessível.

Além das atrações, o estande também serviu como espaço de divulgação institucional. Voluntários se revezaram para explicar a missão do Instituto e apresentar seus campi e cursos. “Esses eventos são uma oportunidade para mostrar quem somos e tudo o que fazemos. Muita gente ainda não conhece o IFRS, mesmo sendo da região. As pessoas vêm ao estande querendo saber, interagem. É uma troca muito rica”, destacou a publicitária da instituição, Mariângela Baratto.

A 40ª edição da Mostratec reuniu estudantes de 14 países. Realizada anualmente, a Mostra apresenta projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, feitos por jovens da educação infantil ao ensino médio, incluindo a educação técnica e profissionalizante.

Fim do conteúdo