Pesquisa
Projeto do campus está na Febrace: acompanhe o estande de forma virtual
O QuimicAR, projeto de pesquisa do Campus Osório que alia tecnologia e aprendizado prático para desenvolver uma ferramenta didática para o ensino de química orgânica, está participando da 23ª edição da Feira brasileira de ciências e engenharia (Febrace). O evento é realizado de 24 a 28 de março de 2025, na Universidade de São Paulo (USP).
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está no evento com outros quatro projetos finalistas, dos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Feliz e Vacaria. Pela plataforma virtual é possível conferir a apresentação do projeto QuimicAR, que é desenvolvido pelos estudantes egressos do curso Técnico em Informática, Amanda Teixeira Rost e Arthur da Costa Francisco, sob orientação dos professores Vera Maria Klajn e Terrimar Ignacio Pasqualetto.
No site tem a simulação do evento presencial, no qual o visitante chega a um espaço de entrada em que pode explorar a interface com o mouse, observando as áreas clicáveis. Se tiver alguma dúvida, há um balcão de informações. Na tela também podem ser visitados os estandes dos patrocinadores. Há também duas portas: na da esquerda fica o auditório, onde é possível acompanhar a programação principal da Feira; e na da direita está a Mostra de Projetos, separada por área. O visitante pode selecionar o projeto pelo nome, assistir à apresentação e obter informações como autor, orientador, resumo e instituição.
A cerimônia de premiação ocorre no dia 28, sexta-feira, com a premiação dos projetos destaques.