Extensão
Projeto produz placas informativas com QR Codes para réplicas de prédios históricos do Espaço Cultural Vila Açoriana
As réplicas das primeiras edificações do município de Osório, que compõem o Espaço Cultural Vila Açoriana, localizada no Centro de Osório, agora contam com placas informativas que disponibilizam informações históricas acessadas por QR Codes. A iniciativa foi produzida por meio de projeto de extensão realizado por docentes e estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Osório. As placas foram instaladas com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Osório na manhã de quarta-feira, 11 de dezembro de 2024.
A Vila Açoriana reúne réplicas da antiga Catedral, a Atafona, o Hospital, o Museu da Estação Férrea, o Obelisco, o Império do Divino Espírito Santo, a Casa Açoriana e o Teatro Paulino Chaves e, conforme a professora Bianca Pugen, a ideia de produzir as placas surgiu da necessidade identificada por estudantes do curso, que atuam como guias de turismo na região, para que pudessem aprofundar o conhecimento sobre os prédios históricos.
A docente reforça a importância de que a comunidade colabore para ampliar e enriquecer esse material: “caso algum morador tenha registros fotográficos ou históricos desses prédios, pedimos que entre em contato pelo e-mail [email protected] para ajudar no registro dessas memórias”.
A Vila Açoriana está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 630. No local também fica o Museu da Via Férrea, uma réplica da estação de trem com a maria fumaça original, que marca a história da região pela conexão da zona portuária com a estrada de ferro, nas quais eram realizadas trocas de cargas entre os dois meios de transporte.