Extensão
Projeto de extensão do campus, premiado na Assembleia Legislativa, vira exposição fotográfica
As imagens registradas ao longo do desenvolvimento do projeto “Criando espaços de construção de aprendizagens interculturais” ocupa espaço de destaque no UFRGS na Praia – atividade de verão desenvolvida pela unidade Litoral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A exposição fotográfica “Experiências de convivência e aprendizado intercultural” mostra momentos de integração e trocas entre professores e estudantes do Campus Osório com os estudantes e professores da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Kuaray Rese, da aldeia Sol Nascente, localizada na Estrada do Mar. A visitação pode ser feita até a próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, na sede da Colônia de Férias da UFRGS (Av. da Igreja, 760, em Tramandaí).
![](https://ifrs.edu.br/osorio/wp-content/uploads/sites/9/2025/02/exposicao-projeto-indigenas-2.jpeg)
Professora Jade (à esq.) organizou a exposição com a parceira do projeto Michele Barcelos Doebber, da UFRGS Litoral. | Foto: Eduardo Quadros
Para Jade Garcia Rocha, docente coordenadora-adjunta do projeto, “é uma grande satisfação de ver a exposição fotográfica acontecendo. Esse momento representa muito mais do que apenas a apresentação de imagens – é uma forma de dar visibilidade à educação escolar indígena e à cultura da comunidade Mbya Guarani Kuaray Rese, valorizando sua identidade e combatendo preconceitos. Compartilhar esse trabalho com a sociedade é essencial para ampliar o diálogo e fortalecer a valorização dos saberes indígenas dentro e fora da escola”.
Segundo ela, a inspiração para fazer a exposição veio de uma proposta realizada há 10 anos pela professora Tina Hatem, que percorreu todos os campi do IFRS e abriu caminhos para discussões fundamentais sobre a educação indígena. “Foi a partir desse movimento que começamos a construir este projeto, entendendo que a troca de conhecimentos e a valorização da cultura Mbya Guarani são indispensáveis para uma educação mais inclusiva e respeitosa. Esperamos que essa exposição continue provocando reflexões e contribuindo para uma sociedade mais consciente e aberta à diversidade”, conclui a docente.
O projeto também conquistou o Prêmio de Destaque no evento “Práticas Educacionais antirracistas: celebrando dia do professor e as leis 10.639/03 e 11.645/08”, promovido pela Frente Parlamentar por uma Educação Antirracista, presidida pela deputada estadual Bruna Rodrigues. A entrega da certificação aconteceu no dia 4 de novembro de 2024.
Sobre o projeto
O projeto de extensão “Criando espaços de construção de aprendizagens interculturais” foi realizado de maio a novembro de 2024, sob coordenação do professor Carlos Roberto Devincenzi Socal e coordenação-adjunta da docente Jade Garcia Rocha. Teve como bolsista a estudante Suzana Pimenta Lentz, do 4º ano do curso Técnico em Informática e voluntária a estudante Lavínia Rocha da Rosa, do 4º ano do curso Técnico em Administração. Contou com a colaboração das professoras Aline Silva de Bona e Juliana Lemos da Cunha, do Campus Osório, Michele Barcelos Doebber, do projeto UFRGS Litoral nas Escolas, dos professores indígenas Eloir Gimenes e Roberta Fernandes, de Josieli e Silva e Ramon Pereira Schilichting, representando a 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11º CRE), e do estudante do curso Técnico em Guia de Turismo Raphael da Cunha Rosa.
Foram desenvolvidas nove oficinas de reforço pedagógico demandadas pela Escola Kuaray Rese – duas de matemática, duas de inglês, duas de espanhol e três de música. As atividades contribuíram com a promoção de uma educação específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária e garantiram a promoção de práticas interculturais entre docentes e discentes indígenas e não-indígenas, integrando as instituições de ensino e as comunidades.
Além de assegurar o cumprimento de ações afirmativas, reconhecendo e acolhendo a diversidade étnica do município no qual está inserido, o projeto impactou
de forma positiva a formação acadêmica e pessoal das discentes, conforme explica a bolsista Suzana Pimenta Lentz: “ao vivenciar uma experiência prática e intercultural, desenvolvi competências como o aprendizado colaborativo e interdisciplinar, habilidades pedagógicas e sociais, além do estimulo à pesquisa e à responsabilidade social, principalmente com relação ao respeito e à valorização da cultura indígena”.
- Foto: Raphael Rosa
- Foto: Raphael Rosa
- Foto: Jade Rocha
- Foto: Gabriela Morél