Início do conteúdo

2022


Projetos de Pesquisa em desenvolvimento no ano de 2022

EDITAL IFRS 12/2022 – FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2022/23

Prazo: 01.06.2022 a 31.01.2023

Cidadania e consciência política: percepções da comunidade do Osoriense sobre a política local

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo traçar um perfil da população eleitoral do município de Osório/RS no que se refere à consciência e participação política, especialmente em relação à política local. Parte-se do pressuposto que existe um desconhecimento sobre questões cruciais que determinam o funcionamento do sistema político, e que impactam diretamente na participação e engajamento dos cidadãos nas questões políticas e, portanto, na democracia. Diante disso, pretende-se realizar um levantamento de dados, através da aplicação de um questionário fechado com uma amostra estratificada no município de Osório/RS. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, buscando compreender o problema investigado e descrever o perfil da população analisada em relação às questões propostas. Os resultados serão reunidos em um banco de dados que será analisado tanto de forma quantitativa, através de análise estatística, quanto qualitativa, através da interpretação dos dados pela ótica das teorias da ciência política e da sociologia. A partir deste mapeamento das concepções e percepções sobre política, democracia e cidadania da amostra, pretende-se elencar temas e questões relevantes que possam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre política da população local

Coordenador: ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUSA

Discentes: CLARA FURMANN FOGAÇA (bolsista), DANIELI DA ROSA BORGES (voluntária)

———

Atuação do profissional Guia de Turismo no contexto de pandemia: cenários e perspectivas

Resumo: A Pandemia Mundial do Covid 19, decretada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020, afetou países de todos os continentes e um novo cenário foi apresentado ao mundo e, consequentemente, ao Turismo. Os prestadores de serviços tiveram sua vida profissional afetada e aqui se destaca a atuação dos Guias de Turismo, que foi impactada. No sentido de buscar entender como está a atuação destes profissionais, o presente estudo parte da pergunta: quais são os impactos da Pandemia Mundial do Covid-19 no desenvolvimento da atividade de guiamento em nível internacional, visto que os países estão em fases distintas do combate à Pandemia? O objetivo da pesquisa é compreender o cenário internacional de atuação do profissional Guia de Turismo no contexto da Pandemia. Isto permitirá uma melhor compreensão dos impactos na atividade turística, bem como sinalizar algumas perspectivas futuras para o setor e colocar em perspectiva a realidade turística brasileira e regional. A pesquisa será desenvolvida sob a ótica sistêmica. Está estruturada em etapas exploratória e descritiva. Como delineamento, as estratégias adotadas serão: pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados. Como técnica de coleta de dados serão utilizadas a busca em fontes secundárias e em fontes primárias e os dados serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Ao final dos estudos, os dados, possivelmente, permitirão traçar um cenário em nível internacional do profissional Guia de Turismo em tempos de Pandemia.

Coordenadora: ANA LUCIA OLEGARIO SARAIVA

Discentes: EDUARDA ALVES DA SILVA (bolsista)

———

Os Limites da Tecnologia

Resumo: Diante de tantas evoluções tecnológicas observadas nas últimas décadas, existem limitações físicas que devem ser consideradas no projeto de qualquer dispositivo eletrônico composto por transistores. Essas limitações normalmente estão atreladas a redução das dimensões de um transistor, dificultando a passagem de cargas elétricas de um lado para o outro pela quantidade reduzida de átomos existentes nos projetos de circuitos de ponta com alta tecnologia. Diante disso, as grandes empresas de tecnologia estão aderindo a diferentes soluções para contornar esta situação, mantendo e garantindo uma contínua evolução tecnológica, obtendo cada vez mais desempenho e qualidade aos dispositivos eletrônicos fabricados. Assim, o principal objetivo de estudo desta pesquisa será investigar as principais soluções utilizadas pelas grandes empresas de tecnologia neste aspecto, por meio de uma pesquisa bibliográfica e investigativa, permitindo assim ao estudante conhecer um pouco mais da tecnologia além do que é visto em sala de aula, contribuindo assim para a sua qualificação e formação profissional-cidadã.

Coordenadora: ANELISE LEMKE KOLOGESKI

Discentes: LUCAS SILVEIRA LIMA PORTAL (bolsista)

———

WindMaker.Prof: uma investigação sobre o papel do professor em espaços maker

Resumo: O WindMaker é um espaço maker implantado no ano de 2021 no IFRS Campus Osório. Desde sua implantação, uma equipe multidisciplinar têm analisado quais as melhores formas de explorar todas as potencialidades do laboratório, visto que, a Cultura maker é um assunto relativamente atual no campo científico. Como o laboratório será utilizado, também, para atividades didático-pedagógicas, os professores serão usuários ativos desse espaço. Assim, este projeto visa compreender qual é o papel do professor dentro de um espaço maker, para auxiliar os docentes do IFRS campus Osório na utilização do WindMaker. Para isso, pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória que, mediante diferentes etapas, resulte em reflexões que forneçam subsídios para que os docentes utilizem o laboratório para atividades pedagógicas junto às suas turmas. Estas reflexões e resultados da pesquisa serão disseminadas em eventos científicos e, tenciona-se a publicação de um artigo científico. Considera-se que este projeto contribua com as ações de ensino que serão desenvolvidas pelos docentes para inserção dos estudantes na Cultura Maker. Existe, também, a expectativa de que alguns resultados possam contribuir com outras realidades ao longo do Brasil, sendo que diversos campi do IFRS também foram contemplados com a mesma estrutura de laboratórios.

Coordenadora: BRUNA FLOR DA ROSA

Discentes: AMANDA TEIXEIRA ROST (bolsista)

———

Literatura e Histórias em Quadrinhos: Interpretação e (Re)criação

Resumo: A pesquisa “Literatura e Histórias em Quadrinhos: Interpretação e (Re)criação” debruça-se sobre a análise do processo de transposição de textos literários para as narrativas gráficas, aqui referenciadas como histórias em quadrinhos (HQ) impressas ou online. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir e entender as estratégias de transposição de obras literárias para os quadrinhos a fim de estabelecer relações de sentido entre esses dois produtos. Os fundamentos teóricos principais se dão através de Barbieri, Eisner, Pina, Ramos e Vergueiro, referências na área sobre quadrinhos e sobre literatura. A partir de um estudo de cunho bibliográfico e análise qualitativa, espera-se poder, por um lado, instrumentalizar teoricamente os alunos do ensino superior da licenciatura, a fim de que eles estejam preparados para trabalhar este assunto quando se formarem e assumirem uma sala de aula. Por outro lado, também espera-se incentivar o aluno de ensino médio a ler obras literárias e a entender a literatura como algo que faz interface com outras mídias. Na medida em que alunos do IFRS, tanto do ensino médio quanto do superior, são convidados a participar desta pesquisa, pode-se afirmar que existe uma forte relação com a prática acadêmica, pois a eles é apresentada uma forma de se expandir o conhecimento literário. Sendo assim, há uma repercussão em toda a trajetória escolar dos discentes, que aumentam seu nível de leitura e de análise crítica, o que potencializa a melhora no desempenho acadêmico e, futuramente, profissional, impactando positivamente o entorno cultural em que tais alunos se situam.

Coordenadora: DEBORA ALMEIDA DE OLIVEIRA

Discentes: TALLYS TRESSOLDI DA SILVEIRA (bolsista), MILENA DA SILVEIRA HENKEL (voluntária)

———

A Educação Financeira na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental

Resumo: Este projeto de pesquisa visa investigar como a Educação Financeira é desenvolvida nos anos finais do Ensino Fundamental. A investigação terá um caráter exploratório e um viés qualitativo pois não se visa a generalização dos resultados e sim a compreensão do fenômeno investigado dentro do contexto delimitado. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), educação financeira é o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem informada, contudo observe que tal conceito é permeado por um olhar oriundo do sistema financeiro. O que deve deveria desencadear reflexões sobre qual o enfoque e o papel da educação financeira na escola? Qual o tipo de educação financeira deve ser ensinada nas instituições educacionais? Para pensarmos em possíveis propostas e encaminhamentos faz-se necessário conhecer a realidade na qual estamos inseridos, ou seja, precisamos saber se a educação financeira é uma temática trabalhado por professores(as) de matemática? Se sim, como isso acontece? Esta investigação visa responder a estas duas perguntas no contexto de um município da região de abrangência do Campus Osório do IFRS.

Coordenador: EDNEI LUIS BECHER

Discentes: BRUNA VITORIA DA SILVA (bolsista)

———

Estudo do comportamento dos jovens brasileiros na Economia Circular

Resumo: O fluxo econômico da maior parte dos países é linear e baseia-se em produzir, consumir e descartar. Isso Isso faz que os recursos naturais sejam consumidos a uma taxa 50% mais rápida do que eles podem ser renovados. Este cenário afeta a saúde mental da sociedade, ocasionando altos níveis de eco-ansiedade entre os jovens. No entanto, a Economia Circular (EC), um fluxo socioeconômico que se concretiza através de práticas sustentáveis, mostra-se como uma possível alternativa a esse eminente cataclismo ambiental. Contudo, sua implementação exige uma mudança radical comportamental nos padrões de consumo. Por isso, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: “É possível explicar o comportamento dos jovens brasileiros na Economia Circular por meio de Modelagem Matemática?”. Será desenvolvido um Modelo Comportamental dos jovens das cidades mais populosas do litoral norte gaúcho com 3 construtos e 10 indicadores (recusar, repensar, reduzir, reutilizar, reparar, reformar, remanufaturar, reaproveitar, reciclar e recuperar) utilizando Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os dados serão analisados no software SPSS Amos. Espera-se que os resultados indiquem como o comportamento jovem pode ser mensurado através do modelo matemático por meio das práticas da EC.

Coordenadora: FLAVIA SANTOS TWARDOWSKI PINTO

Discentes: VICTORYA LEAL ALTMAYER SILVA (bolsista)

———

Implantação de sistemas inteligentes de irrigação para a melhoria da produção da agricultura familiar em plantações cultivadas em estufas

Resumo: Esta pesquisa surge da necessidade de aprimorar alguns sistemas utilizados na agricultura familiar da região do litoral norte gaúcho, com objetivo de melhorar a produtividade e qualidade das plantações cultivadas por estas famílias e otimizar o tempo de trabalho dos agricultores. Neste sentido, nosso projeto apresenta uma abordagem de sistema ciente de contexto baseado na teoria da Computação Autonômica para realizar o monitoramento, análise, planejamento e execução dos ciclos de irrigação para os cultivos indoor, ou seja, plantações cultivadas em estufas. Através da coleta dos dados em tempo real das condições do ambiente dos cultivos, decisões serão tomadas para a obtenção de uma irrigação inteligente de modo que não haja a necessidade da intervenção humana. Esta coleta de dados será realizada com o auxílio de sensores para leitura da umidade do solo, que serão implantados próximo as raízes das plantas, sensores de temperatura e sensores de monitoramento da umidade do ar. A tomada de decisão ficará a cargo de placas Raspberry pi, Arduíno ou ESP que serão ligadas ao sistema de irrigação convencional, produzindo uma parametrização de umidade que ativará o sistema de irrigação quando a umidade do solo estiver baixa, e desligar o sistema quando a umidade estiver no seu limite máximo, fornecendo água na quantidade exata que a cultura necessita, melhorando assim a produtividade da plantação e evitando desperdícios de água e otimizando a adubação do sistema de fertirrigação, muito utilizando nos cultivos em estufas agrícolas. Dentre os principais objetivos desta pesquisa, além de implantar um sistema de irrigação inteligente e eficiente em plantações cultivadas em estufas agrícolas., aumentando a produção e melhorando a qualidade de vida dos agricultores, podemos afirmar que a ideia de levar a tecnologia de ponta existente na área da computação ao campo, com custo acessível aos agricultores locais, aprimorando a produção da agricultura familiar é um dos fatores que motivam o desenvolvimento deste projeto, pois poderá proporcionar um aproveitamento maior do tempo de trabalho dos agricultores, propiciando maior tempo para o lazer e maior rentabilidade na lavoura, influências significativas no seu bem-estar social. A pesquisa contará com a participação de um docente e um estudante bolsista da área da Computação, um docente da área da Física, um docente da área da Matemática e um técnico agrícola da Emater do munícipio que será campo da pesquisa, possibilitando assim um domínio completo de todos os objetos e ramos da pesquisa, como programação, softwares e hardwares, componentes elétricos e eletrônicos, parametrização de valores e implementação de sistemas de irrigação em estufas agrícolas.

Coordenador: JOSIAS NEUBERT SAVOIS

Discente: CAUÃ FERRAZ JACQUES (bolsista)

———

BioIF: criação de coleção de artrópodes no IFRS Campus Osório – Fase 2

Resumo: A biodiversidade brasileira é uma das mais ricas do mundo, mas tem sido ameaçada por certas ações da humanidade. O desconhecimento por parte da população sobre a biodiversidade, ligado à falta de consciência sobre a sua importância, são fatores que comprometem a sobrevivência das espécies e a integridade de seus hábitats, devido ao comportamento explorador e consumista da humanidade na atualidade. Como estratégia para registrar a biodiversidade e ampliar a conscientização da população, nossa pesquisa tem como objetivo dar continuidade à criação de uma coleção didática de artrópodes no IFRS Campus Osório. A partir do levantamento bibliográfico realizado previamente, construímos uma base de dados sobre biodiversidade desses animais na área de estudo, além de pesquisarmos sobre os materiais necessário para criar a coleção. Selecionamos quatro tipos distintos de métodos de coleta passivos e ativos. Realizamos a aquisição dos materiais e iniciamos as coletas e registros fotográficos de artrópodes na primeira fase do projeto. As etapas que pretendemos desenvolver nesta segunda fase correspondem à: finalização da triagem, processamento do material coletado e fotografado, tabulação dos dados e identificação das espécies da primeira coleta de artrópodes, que foi referente à estação do verão; realizar coletas durante as demais estações climáticas (outono, inverno e verão); realizar a montagem de espécimes que serão selecionados e das caixas entomológicas. A criação da coleção didática de artrópodes no IFRS Campus Osório contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem a partir de aulas práticas, sendo utilizada como uma ferramenta didática, onde os estudantes interagem com a biodiversidade local. Além disso, a coleta, análise e identificação de espécimes contribui de forma relevante para o conhecimento acadêmico e científico sobre a biodiversidade, possibilitando a descoberta de novas espécies, relações ecológicas, expansão de áreas de ocorrência e comportamentos, fornecendo conhecimentos para a melhoria da sua conservação.

Coordenadora: LISIANE ZANELLA

Discentes: HENRIQUE DA SILVA DE ANDRADES (bolsista), LARISSA CARDOSO DE AGUIAR (voluntária), LETÍCIA FELTRIM ALVES (voluntária)

———

Digitalização e preservação de obras raras da Saúde possibilidades de divulgação de acervos históricos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul* 

Resumo: O projeto trata da continuidade da elaboração e divulgação de uma série de catálogos virtuais comentados do acervo documental do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). Criada em 2004 e mantida através da sua Associação de Amigos, o MUHM possui uma importante trajetória no campo da História e Memória da Saúde e da Medicina, mas enfrenta dificuldades técnicas em promover uma maior preservação e divulgação de seu acervo, composto por obras bibliográficas, documentos históricos (arquivísticos) e peças tridimensionais (museológicas). Desta forma, o projeto visa promover a catalogação (quando necessária), a seleção, a digitalização e a produção de materiais virtuais (catálogos) de obras consideradas raras, permitindo alcançar um maior público. Do ponto de vista institucional e histórico, a disponibilização de obras digitalizadas através do projeto contribuirá para salvaguarda de acervos originais, contribuindo para sua preservação. Como relevância social, o projeto viabilizará uma maior disseminação do conhecimento histórico a respeito da Saúde e da Medicina no Rio Grande do Sul. Isso permitirá que pesquisadores e sociedade em geral possam conhecer e entender mais sobre os agentes sociais de época, seus saberes, seus instrumentos de trabalho e suas práticas, de modo a reforçar uma consciência histórica que contribua para compreensão e busca por soluções de problemas de saúde atuais, como a epidemia da Covid-19.

Coordenador: MARCELO VIANNA

Discentes: MARIA VIRGÍNIA SOUZA GUIMARÃES (bolsista), GIULIA MARQUES ALVES (voluntária), MARIA CLARA FERREIRA HOMEM (voluntária), YGOR SHIDA* (Pibiti/CNPq) *Projeto também vinculado ao EDITAL IFRS Nº 56/2022 – EDITAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA PIBITI/IFRS/CNPq – PROBITI/IFRS/FAPERGS

———

Análise das relações federativas na gestão das políticas públicas culturais

Resumo: A tradição histórica da qual se forma o campo da política cultural brasileira se caracteriza pela sua não priorização em relação às demais políticas sociais, resultante da insuficiente força política dos variados segmentos artísticos e culturais e, consequentemente, pela sua falta de autonomia. Isto redunda em fragilidades estruturais do setor cultural de variados níveis: profissional, social, organizacional e econômica. Assim, tais fragilidades se apresentam como os fatores que melhor explicam a excepcional precariedade institucional que as políticas culturais possuem no país. Um aspecto comum às trajetórias das políticas culturais é a sua significativa dependência dos governos, imbricado no patrimonialismo que caracteriza, historicamente, as relações políticas, econômicas e sociais de sua sociedade, que em termos de políticas públicas, privilegiam políticas de governo em detrimento das políticas de Estado, auferindo um elevado nível de instrumentalização partidária ou corporativista das ações, projetos e programas. Assim, a retomada da perspectiva de se constituir um Estado social, a partir do início do século XXI, para muito além das políticas culturais, encontrou diversos obstáculos e fortes resistências. Estas dinâmicas patrimonialistas, que tendem a ser mais agudas nos governos subnacionais, demandam ambientes com baixos níveis de institucionalização e, portanto, se opõem à perspectiva da constituição de sistemas, na medida em que as redes de cooperação fortalecem as bases republicanas de funcionamento do Estado. As condições subnacionais de promover as políticas públicas estão, em geral, condicionadas à adesão dos governos locais e regionais à transferência de atribuições por parte do ente central. Esta tomada de decisão baseia-se em cálculos políticos em que as variáveis são múltiplas. Além do cálculo eleitoral, de curto prazo, avalia-se os benefícios fiscais e políticos institucionais, bem como a disponibilidade dos recursos fiscais e administrativos próprios dos quais a administração subnacional conta para desempenhar tal função. Contudo, no auge dos processos de descentralização, as políticas culturais estavam fora do espectro dos serviços que poderiam ser delegados, pelo simples motivo de que, apesar de existentes e em alguns casos muito relevantes política e socialmente, elas eram escassas e muito localizadas, sobretudo nos grandes centros urbanos. Na prática, o que ocorreu nas últimas décadas foi um processo de expansão e interiorização dos serviços culturais por meio da distribuição dos recursos financeiros e da delegação de certos poderes. Entretanto, este processo não representa, necessariamente, o avanço das relações federativas, tampouco na institucionalização de redes de cooperação ou sistemas de políticas públicas. Em geral tem se observado a ausência de bens e serviços culturais na maioria das localidades, reproduzindo as desigualdades territoriais. Em alguns casos, sobretudo nos grandes centros urbanos, verificam-se duplicidades administrativas, disputas intergovernamentais e ineficiências operacionais que prejudicaram as políticas públicas culturais. O objetivo da pesquisa é avançar na reflexão sobre a governança das políticas culturais no Litoral Norte gaúcho a partir das relações federativas envolvidas na gestão das políticas públicas culturais executadas nos próprios territórios pesquisados. Deixando como produtos amplos levantamentos (1) sobre as legislações (municipais, estadual e federal) vigentes acerca do tema (pacto federativo e as políticas culturais); (2) sobre as as públicas culturais executadas no Litoral Norte gaúcho pelo governo do estado do Rio Grande do Sul e pelo governo federal no período que abrange 2012 a 2021; e (3) sobre as transferências de recursos financeiros voltados para a cultura realizados pelos entes federados, mais especificamente do governo federal e governo estadual para os municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul no período que abrange 2012 a 2021. Para tanto, será utilizada uma abordagem histórica-institucional a partir de revisão bibliográfica e investigação documental que pretende criar uma análise qualitativa e quantitativa acerca das relações federativas no que tange às políticas culturais no âmbito da Litoral Norte gaúcho, no período compreendido entre 2012 e 2021. Esta pesquisa, realizada em parceria com alguns órgão públicos municipais de gestão cultural, tem um elevado potencial de corroborar com um movimento de transformação das serviços públicos culturais prestados. A devolutiva à comunidade, em forma de relatórios e de projetos de extensão auxiliará os poderes públicos locais a planejarem suas ações, projetos e programas, evitando sobreposições, estabelecendo prioridades e dando ferramentas para se constituir redes de cooperação que podem vir a se transformarem em sistemas de políticas públicas. Além de municiar a população de dados e informações que podem incentivar a participação e qualificar o controle social.

Coordenador: MARCIO ROGERIO OLIVATO POZZER

Discentes: GIOVANNA RIZZI FRANZEN (bolsista)

———

Diagnóstico da gestão pública cultural nos municípios do Litoral Norte gaúcho

Resumo: A constituição brasileira vigente, desde 1988, avançou na perspectiva das construção de um Estado social, dando atenção para aspectos fiscais e, em algumas áreas, ao desenvolvimento de sistemas de políticas públicas, como o Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, certas áreas sociais constituíram legislações específicas, sobretudo, de repartição dos recursos e das relações intergovernamentais. Contudo, a qualidade dos serviços públicos é muito dispare. As diferenças se dão tanto entre as localidades, quanto entre as áreas de atuação. O alto grau de desigualdade entre as regiões, estados e municípios e, em algumas áreas, como as das políticas culturais, que sofrem com a escassez de mecanismos de coordenação e cooperação intergovernamentais, tanto vertical, entre União, estados e municípios, quanto horizontal, entre os diferentes municípios ou entre os diferentes estados da federação estão entre as principais causas da baixa qualidade dos serviços ofertados à população. Entretanto, mesmo quando lacunas importantes são equacionadas, como o desenvolvimento de um maior grau de institucionalização ou a destinação de maiores recursos financeiros, as gestões públicas locais se deparam com problemas estruturais que impedem o pleno desenvolvimento das políticas públicas. Estes problemas são ainda mais graves nos pequenos municípios, fora das regiões metropolitanas, que não conseguem desenvolver uma política de gestão de pessoas que seja capaz de atrair talentos que possam formular, implementar, monitorar e avaliar as políticas públicas. É o que se tem verificado nas política culturais desenvolvidas pelos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, por exemplo. A tradição histórica da qual se forma o campo da política cultural brasileira se caracteriza pela sua não priorização em relação às demais políticas sociais, resultante da insuficiente força política dos variados segmentos artísticos e culturais e, consequentemente, pela sua falta de autonomia. Isto redunda em fragilidades estruturais do setor cultural de variados níveis: profissional, social, organizacional e econômica. Assim, tais fragilidades se apresentam como os fatores que melhor explicam a excepcional precariedade institucional que as políticas culturais possuem no país. Um aspecto comum às trajetórias das políticas culturais é a sua significativa dependência dos governos, imbricado no patrimonialismo que caracteriza, historicamente, as relações políticas, econômicas e sociais de sua sociedade, que em termos de políticas públicas, privilegiam políticas de governo em detrimento das políticas de Estado, auferindo um elevado nível de instrumentalização partidária ou corporativista das ações, projetos e programas. Assim, a retomada da perspectiva de se constituir um Estado social, a partir do início do século XXI, para muito além das políticas culturais, encontrou diversos obstáculos e fortes resistências. Estas dinâmicas patrimonialistas, que tendem a ser mais agudas nos governos subnacionais, demandam ambientes com baixos níveis de institucionalização e, portanto, se opõem à perspectiva da constituição de sistemas, na medida em que as redes de cooperação fortalecem as bases republicanas de funcionamento do Estado. As condições subnacionais de promover as políticas públicas estão, em geral, condicionadas à adesão dos governos locais e regionais à transferência de atribuições por parte do ente central. Esta tomada de decisão baseia-se em cálculos políticos em que as variáveis são múltiplas. Além do cálculo eleitoral, de curto prazo, avalia-se os benefícios fiscais e políticos institucionais, bem como a disponibilidade dos recursos fiscais e administrativos próprios dos quais a administração subnacional conta para desempenhar tal função. Contudo, no auge dos processos de descentralização, as políticas culturais estavam fora do espectro dos serviços que poderiam ser delegados, pelo simples motivo de que, apesar de existentes e em alguns casos muito relevantes política e socialmente, elas eram escassas e muito localizadas, sobretudo nos grandes centros urbanos. Na prática, o que ocorreu nas últimas décadas foi um processo de expansão e interiorização dos serviços culturais por meio da distribuição dos recursos financeiros e da delegação de certos poderes. Entretanto, este processo não representa, necessariamente, a qualidade dos serviços públicos prestados. Em geral tem se observado a ausência de bens e serviços culturais na maioria das localidades, reproduzindo as desigualdades territoriais. Em alguns casos, sobretudo nos grandes centros urbanos, verificam-se duplicidades administrativas, disputas intergovernamentais e ineficiências operacionais que prejudicaram as políticas públicas culturais. O objetivo da pesquisa é avançar na reflexão sobre a gestão das políticas culturais no Litoral Norte gaúcho a partir das relações capacidade técnica de seus órgãos político-administrativos na formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas culturais. Deixando como produtos amplos levantamentos (1) sobre as políticas culturais dos municípios; (2) sobre as metas definidas, bem como pelos indicadores desenvolvidos e seus respectivos usos e alcances; e (3) sobre as execuções orçamentárias dos municípios acerca das políticas culturais no período que abrange 2012 a 2021. Para tanto, será utilizada uma abordagem histórica-institucional a partir de revisão bibliográfica e investigação documental que pretende criar uma análise qualitativa e quantitativa acerca da capacidade de gestão no que tange às políticas culturais no âmbito da Litoral Norte gaúcho, no período compreendido entre 2012 e 2021. Esta pesquisa, realizada em parceria com alguns órgão públicos municipais de gestão cultural, tem um elevado potencial de corroborar com um movimento de transformação das serviços públicos culturais prestados. A devolutiva à comunidade, em forma de relatórios e de projetos de extensão auxiliará os poderes públicos locais a planejarem suas ações, projetos e programas, evitando sobreposições, estabelecendo prioridades e dando ferramentas para se constituir redes de cooperação que podem vir a se transformarem em sistemas de políticas públicas. Além de municiar a população de dados e informações que podem incentivar a participação e qualificar o controle social.

Coordenador: MARCIO ROGERIO OLIVATO POZZER

Discentes: ANITA CAMARGO DE ALENCASTRO (bolsista)

———

A utilidade da Educação Física no Instituto Federal do Rio Grande do Sul: Subsídios para pensar a lógica utilitarista a partir dos princípios do Buen Vivir

Resumo: O objetivo central deste projeto de estudo é identificar subsídios para pensar a “utilidade” da Educação Física (EF) nos currículos do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) a partir dos princípios do Buen Vivir, e dos saberes dos povos originários latino-americanos. Parte da premissa que a lógica utilitária parece insistir em se fazer presente em todas as dimensões humanas, bem como, parece ter pretensões de se naturalizar como orientadora prioritária em todas as práticas sociais, em especial, na educação escolar. A pesquisa prevista se caracteriza como sendo qualitativa de natureza descritiva e bibliográfica, orientada por uma perspectiva hermenêutica. Quanto aos procedimentos técnicos será desenvolvida com base na análise de documentos do IFRS, na compilação de livros, em publicações periódicas e em materiais em meio digital referentes ao modo de ser e viver dos povos indígenas latino-americanos. Espera-se, dessa forma, contribuir com subsídios visando fortalecer os objetivos relacionados à formação integral e emancipatória no interior do IFRS, e, ao mesmo tempo, agregar elementos oriundos de culturas não hegemônicas ao quadro de referência na área da EF no que tange à sua utilidade no espaço escolar.

Coordenador: MARLON ANDRE DA SILVA

Discentes: MARIA EDUARDA BARCELLA DE MENEZES (bolsista)

———

Ensino de inglês com literatura: abordagens e perspectivas metodológicas

Resumo: Dando sequência a pesquisas realizadas nos últimos quatro anos, que resultaram na apresentação de trabalhos e na publicação de artigos, dois TCCs e um livro, o presente projeto tem como objetivo desenvolver uma proposta metodológica para o ensino de inglês com textos literários. Estudos preliminares indicam a carência de uma metodologia desenvolvida a partir de preceitos teóricos dos âmbitos da literatura e da linguística aplica, o que se reflete na insegurança de professores de inglês para o trabalho de sala de aula com textos literários, apesar do reconhecimento da importância da produção literária para o desenvolvimento da competência intercultural na língua estrangeira. Em termos metodológicos, o procedimento inicial será revisar, na literatura especializada, abordagens e metodologias existentes para o ensino de inglês com literatura. Depois, será desenvolvida uma metodologia que explore aspectos especificamente literários, em conjunto com preceitos da linguística aplicada ao ensino de inglês. Como resultado, além da produção de um roteiro metodológico, objetiva-se exemplificar a proposta metodológica por meio de sequências didáticas desenvolvidas com textos específicos de literaturas de língua inglesa. Espera-se, com a realização deste projeto, produzir materiais de apoio à formação de professores de língua inglesa para que sejam capazes de melhorar a qualidade do ensino de inglês com a utilização de textos literários.

Coordenador: MATEUS DA ROSA PEREIRA

Discentes: DIOGO CHAVES CARDOSO (bolsista)

———

A inflação nossa de cada dia: Levantamento mensal do custo da cesta básica na cidade de Osório-RS

Resumo: O presente projeto visa, utilizando a metodologia do DIEESE, calcular mensalmente o custo da cesta básica em Osório e disponibilizar para a população o valor encontrado. O valor da cesta básica é um dos componentes que permite calcular a inflação, porém, o DIEESE realiza este levantamento apenas nas capitais e regiões metropolitanas. Almejamos fazer a verificação mensal do valor da cesta básica em Osório, bem como o salário mínimo necessário que contemple as necessidades familiares e as horas de trabalho necessárias para aquisição dos produtos da alimentação básica de um trabalhador que ganhe salário mínimo. Estes dados têm alta relevância uma vez que oportuniza o entendimento da dinâmica socioeconômica regional e da situação financeira da classe trabalhadora. Estes números também podem ser utilizados para traçar estratégias governamentais e orientar políticas públicas dentro da realidade local. Nota-se a relevância social do mesmo já que os dados são de interesse da população, pois, permitem visualizar e compreender o contexto financeiro no qual a população local está inserida, a dinâmica econômica de nossa cidade e a necessidade de ações por parte das entidades governamentais em Osório. Esta proposta também está articulada com o ensino uma vez que produzirá dados palpáveis e da realidade local que poderão ser objeto de discussão em diferentes disciplinas como matemática, geografia, economia, gestão pública, dentre outras nos diferentes níveis e cursos ofertados no nosso campus.

Coordenador: SAULO ANTONIO GOMES FILHO

Discentes: GABRIELA ROSSINI BRUM (bolsista)

———

EDITAL IFRS 12/2022 – FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2022/23 – HABITATS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Prazo: 01.07.2022 a 30.06.2023

WindMaker.edu – Empreendedorismo e Inovação Educacional – Ano II

Resumo: Prestes a completar 12 anos de existência, o Campus Osório do IFRS tem representado uma nova perspectiva para a qualificação e geração de emprego e renda para a região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, bem como um espaço de desenvolvimento integral atuando nas dimensões do trabalho, da ciência, da técnica, da tecnologia, do humanismo e da cultura geral. Dentre as diversas conquistas do campus está a recente instalação de um espaço maker (WindMaker) fruto do Edital SETEC/MEC nº 35/2020 e de contrapartida do próprio campus. Embora a proposta inicial de tal espaço seja a de difundir a cultura maker, é inegável que suas potencialidades extrapolam em muito tal objetivo. Considerando, portanto, a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento dos municípios da região que possui uma das menores rendas per capita do estado e escolhendo como foco de atuação uma das áreas mais fundamentais de qualquer sociedade, propomos aqui a continuidade de um processo de estruturação de um habitat de inovação e empreendedorismo educacional iniciado no ano de 2021, o WindMaker.Edu. Empregando a estrutura do WindMaker, bem como a vocação e expertise em Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela equipe do Campus Osório, propomos o fomento da inovação didática e do empreendedorismo educacional por meio de cursos e oficinas voltadas ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem e metodologias ativas, a assessoria para iniciativas de inovação didática e empreendedorismo educacional e a incubação de projetos de desenvolvimento de produtos educacionais, além de ações internas e externas envolvendo a inovação educacional por meio da cultura maker e da robótica. Com a realização de cursos e oficinas espera-se fomentar a discussão e apresentar possibilidades de que o professor realize ações de inovação didática seja pelo uso de diferentes recursos educacionais seja pela implementação de iniciativas baseadas em metodologias ativas. Espera-se ainda despertar o interesse de parte desse público para cursos mais específicos sobre o desenvolvimento de recursos educacionais físicos e virtuais. Para sustentar e ampliar as possibilidades de sucesso das inovações didáticas desenvolvidas por equipes das comunidades interna e externa ao campus, serão disponibilizadas oportunidades de assessoria de uma equipe multidisciplinar que faz parte da equipe técnica do WindMaker. Por fim, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento de produtos/propostas educacionais de maior impacto social, serão selecionados alguns projetos para a incubação pelo WindMaker.Edu. Esses projetos serão desenvolvidos com a participação direta da equipe do habitat que dará assessoria completa e colaborará no desenvolvimento, produção e difusão do produto/proposta educacional desenvolvido. Para tanto, será usada uma plataforma, associada ao Portal Integra do IFRS, denominada Banco de Problemas que democratizará o acesso aos recursos do WindMaker.Edu. Além disso, na busca de ampliar o impacto da proposta, serão formalizadas parcerias recentemente firmadas com as instituições educacionais da região como a UFRGS Campus Litoral Norte. Espera-se, portanto, a partir desta proposta, fortalecer e expandir um habitat de inovação didática e empreendedorismo educacional de forma que ele represente um ponto convergência sobre o tema na região, que ofereça, no período deste edital, formação básica com ênfase no tema para pelo menos 30 docentes multiplicadores e que promova a incubação de ao menos três produtos/propostas educacionais, representando assim um polo de atividades de formação e criação de produtos tecnológicos aplicadas prioritariamente à Educação e disponibilizando suas produções em um repositório online.

Coordenador: TERRIMAR IGNACIO PASQUALETTO

Discente: TAINARA LIMA DA SILVA (bolsista), CAIO SOUZA QUADROS PEREIRA (voluntário)

———

EDITAL IFRS Nº 55/2022 – EDITAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq – PROBIC/IFRS/Fapergs

Prazo: 01.09.2022 a 31.08.2023

O Pensamento Conservador e a Educação: O caso das escolas civis-militares

Resumo: A partir da consulta a sites oficiais, dos governos federal, estadual e municipal, abrangendo a região metropolitana e Litoral Norte, em especial, Porto Alegre e Osório, e a imprensa digital, procuraremos mapear os discursos que justificam a existência e implantação das escolas civil-militar, explicitando os pressupostos e valores fundantes.

Coordenador: ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUSA

Discentes: VITÓRIA FERREIRA GAMBA (Probic/Fapergs), ANNA JÚLIOA GODINHO BORGES (Pibic-EM/CNPq), MILENA RODRIGUES STEINMETZ (Pibic-EM/CNPq).

———

As transformações proporcionadas pela Tecnologia

Resumo: A ideia deste projeto de pesquisa surgiu com base em um projeto de extensão que já vem sendo realizado na instituição, chamado de “Programando Fácil: Conhecendo a Computação”. No projeto de extensão mencionado, a principal ideia consiste em oferecer oficinas lúdicas que envolvem raciocínio lógico e pensamento computacional para a comunidade escolar, especialmente alunos das séries finais do ensino fundamental. Contudo, observando-se as oficinas realizadas, surgiu a proposta de investigar os principais impactos e transformações que a tecnologia já proporcionou na vida das pessoas, em um aspecto geral, em especial nas últimas décadas. Alunos participantes do referido projeto de extensão já relataram que de certa maneira a participação no projeto contribuiu para suas decisões futuras, instigando alguns dos participantes a cursarem o Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IFRS Campus Osório. Sendo assim, pretende-se investigar de que forma a transformação ocorre na vida das pessoas pela inserção da tecnologia. Não necessariamente por conta da participação no projeto mencionado, mas sim uma investigação diante de todo o contexto social e educacional relacionado com a tecnologia. Existem outros projetos que incentivam os jovens a se interessarem pela tecnologia? E além disso, quais as transformações que a tecnologia trouxe para nossa sociedade nos últimos anos, de forma amplamente perceptível por todos? Ter conhecimento mínimo sobre recursos tecnológicos permite novos e diferentes horizontes para a população em geral? E quais as oportunidades que surgem para aqueles que possuem algum conhecimento específico de determinado recurso tecnológicos? Essas são algumas das temáticas que pretende-se investigar neste projeto, além de relacionar quais foram as principais tecnologias inseridas em nossas vidas recentemente, e o quanto estas tecnologias foram capazes de causar transformações e até mesmo revoluções em nossa sociedade.

Coordenadora: ANELISE LEMKE KOLOGESKI

Discentes: PEDRO ARTHUR LYSAKOVSKI DA SILVEIRA (Pibic-EM/CNPq), ISADORA SOARES CORDEIRO (Pibic-EM/CNPq)

———

O processo de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma memória oral de seus protagonistas

Resumo: Originados como uma política pública consolidada no segundo governo Lula (2006-2010), os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – instituídos pela Lei 11.892, de 29.12.2008 – constituíram um modelo de educação profissional capaz de aproximar os estudantes do mundo do trabalho a partir de uma concepção omnilateral de educação, como alternativa à dicotomia presente no campo educacional brasileiro. Este projeto visa conhecer e discutir o processo de formação dos Institutos Federais a partir das memórias narrativas dos indivíduos protagonistas (especialistas, gestores, políticos, futuros reitores) atuantes, analisando e divulgando seus depoimentos à comunidade. A partir das concepções da História Pública, da História Oral e da Educação Profissional, espera-se divulgar e constituir um acervo de depoimentos e fontes documentais como patrimônio cultural material e imaterial relativo à memória de formação dos Institutos Federais, subsidiar estudos que permitam compreender perfis de atuação dos agentes que trabalharam pela formação dos Institutos Federais e contribuir para reflexões entre as propostas originais e as práticas educacionais e experiências de estudantes e docentes.

Coordenador: MARCELO VIANNA

Discentes: ANDRESSA SILVA DE OLIVEIRA (Probic/Fapergs); AMÁBILE THEREZA QUADROS DA ROSA (Pibic-EM/CNPq)

———

História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI)

Resumo: O projeto, cuja renovação é proposta, dedica-se ao estudo da História da Educação, da Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação, categorias amplas e diferenciadas. Considera-se que a amplitude dos temas gerará resultados a longo prazo. Encontramo-nos na primeira etapa, a qual consiste em uma primeira e relevante sistematização acerca do estudo das categorias mencionadas na denominação deste estudo. Estudar a História da Educação, da Educação Profissional e das relações entre Trabalho e Educação no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, entre os séculos XIX e XXI. Para tanto, objetiva-se localizar e identificar possíveis fontes de pesquisa acerca das categorias anteriormente mencionadas. Bem como, sistematizar as fontes pesquisadas, diferenciando-as conforme as suas características e produzir um catálogo das fontes de pesquisa disponíveis. A pesquisa proposta configura-se em uma investigação de cunho histórico, cuja delimitação geográfica é o Litoral Norte gaúcho e cujo recorte temporal encontra-se entre os séculos XIX e XXI. Pretende-se produzir um material em forma de e-book, com a identificação e sistematização das fontes de pesquisa. Tendo em vista que a pesquisa compreende um recorte temporal tão amplo, pretende-se publicar a sistematização em diferentes volumes. Além disso, verificaremos se há produção sobre todos os municípios ou se nos restringiremos a Santo Antônio da Patrulha e os primeiros municípios do litoral norte que dali se emanciparam. Entre 2021 e 2022, iniciou-se o estudo de um memorialista de Conceição do Arroio (Osório), bem como identificou-se e sistematizou-se as publicações em redes sociais sobre Capão da Canoa, cidade que comemora 40 anos de emancipação. Além disso, realizou-se uma busca sistemática no repositório Tatu, da Unipampa.

Coordenadora: MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA

Discentes: LORRANA DOS SANTOS GOUVÊA (Probic/Fapergs), BRUNA LUIZ DOS SANTOS (Pibic/CNPq)

———

Desenvolvimento profissional de egressos de cursos de licenciatura: uma análise qualitativa dos cursos de formação inicial a partir da Zona de Desenvolvimento Profissional Docente

Resumo: No cenário atual, vivenciamos uma realidade em que poucos estudantes que procuram cursos superiores optam pelos cursos de licenciatura. Além disso, dentre os que fazem esta opção somente alguns exercem o magistério depois de formados. Assim, buscamos compreender quais fatores interferem na opção ou não pelo exercício da docência, e em que medida os cursos de licenciatura influenciam nessa decisão, visando, mais além, verificar qual o processo de desenvolvimento de um profissional da docência a partir da análise dos dados em relação às fases da Zona de Desenvolvimento Profissional Docente. Esta proposta de pesquisa, portanto, tem como objeto de estudo os impactos dos cursos de licenciatura do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul na formação inicial de seus egressos. A partir do projeto “Desenvolvimento de um instrumento para pesquisas qualitativas que permita averiguar o perfil profissional docente de egressos de cursos de licenciatura a partir da ZPTD” (em andamento), está sendo desenvolvido um instrumento de pesquisa qualitativo, cuja aplicação (de forma anônima) irá gerar os dados a serem analisados nesta proposta. A aplicação do referido instrumento pretende compreender porque os egressos escolheram um curso de licenciatura, como eles percebem a sua formação frente aos desafios da sala de aula e, principalmente, porque optaram por exercer ou não a docência como atividade profissional. Esses elementos irão emergir a partir de uma análise discursivo-textual, na qual será possível inferir os níveis de desenvolvimento profissional dos egressos, possibilitando uma compreensão panorâmica dos fatores que interferem na escolha profissional dos licenciados. Desta forma, considerando a complexidade que envolve o contexto educacional, objetiva-se contribuir para o aprimoramento dos cursos de licenciatura da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, oferecendo informações e compreensões sobre o perfil, a formação e os objetivos dos estudantes da região, o que potencialmente repercutiria na melhoria da formação dos futuros docentes, na qualificação do ensino e da aprendizagem dos estudantes da região e, por extensão, da sociedade local.

Coordenadora: RAFAELA FETZNER DREY

Discentes: ANNA TEREZA REMPEL CHOLLET (Probic/Fapergs)

———

Ensino de Ciências Sociais e Educação Profissional

Resumo: Em 2008, por meio da lei n. 11.892, foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Aquele ano também foi emblemático na história da Sociologia enquanto disciplina escolar, visto que se tornou obrigatória no ensino médio. Essa “coincidência histórica” produziu um contexto específico para as Ciências Sociais na educação básica, reunindo professores-pesquisadores licenciados em Ciências Sociais, em um cenário no qual a Sociologia apresenta, nacionalmente, o pior desempenho no indicador “adequação da formação do professor”, alcançando marca inferior a 30%. Esta pesquisa se volta justamente para o ensino das Ciências Sociais nos Institutos Federais. Na sua primeira fase (ano 2020/2021), realizou extensa coleta de dados nos 38 IFs e na Plataforma Lattes, construindo um banco de dados com 684 professores efetivos de Sociologia da rede, tendo tido subsídios da Fapergs e do IFRS. Em 2021/2022, propôs-se a investigar os seus conteúdos de ensino e suas articulações com as áreas técnicas da educação profissional, com vistas a subsidiar práticas pedagógicas que aproximem componentes curriculares propedêuticos e técnicos. Para tanto, partiu de uma pesquisa documental para mapear os conteúdos de ensino recorrentes nos livros didáticos de Sociologia, de forma a entender o processo de recontextualização pedagógica. Ao mesmo tempo, a partir de consultas a professores da área de Administração Pública da instituição, selecionou conteúdos das Ciências Sociais e da referida área técnica que se articulam. Em seguida, iniciou um processo de revisão bibliográfica, tendo como principais fontes livros e artigos acadêmicos publicados em revistas de estrato superior. A revisão bibliográfica sobre os conceitos e categorias selecionados subsidiou a produção de sínteses acessíveis a estudantes da educação profissional e tecnológica, na forma de mapas conceituais e vídeos didáticos. Nesta nova fase do projeto, as atividades desenvolvidas em 2021 terão continuidade, somando aos mapas conceituais e vídeos, o desenvolvimento de protótipos de jogos didáticos a serem usados em situações educativas, assentados, preferencialmente, em metodologias ativas. Futuramente, esses protótipos poderão ser compartilhados com professores dos Institutos Federais e de outras redes de ensino que ofertam educação profissional, por meio de oficinas, de cursos e de outras formas de circulação dos produtos desenvolvidos.

Coordenadora: ROBERTA DOS REIS NEUHOLD

Discentes: ROMERO ASSIS DE OLIVEIRA (Probic/Fapergs)

———

Educação profissional e tecnológica e desenvolvimento regional: a relação dos Institutos Federais com os arranjos produtivos, culturais e sociais locais

Resumo: Desde 2005, com o início da implementação do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, até a atualidade, a educação profissional conheceu a maior expansão de sua história, passando de 140 unidades educacionais em 2002 para 661 em 2019 (considerando os campi dos 38 Institutos Federais, as escolas técnicas vinculadas a universidades federais e as unidades do Colégio Pedro II). Os estudos que avaliam essa experiência, porém, são escassos e dispersos, constituindo-se basicamente de relatórios institucionais e estudos sobre a sua implementação. Esta pesquisa objetiva justamente contribuir para o debate sobre a educação profissional enquanto política pública, analisando o impacto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (que respondem por 92,9% das matrículas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) no desenvolvimento regional. Trabalha-se com a hipótese de que a centralidade da temática do desenvolvimento regional no processo de formulação, tomada de decisão e implementação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (inscrita na lei 11.892/2008) encontra entraves para a sua efetivação, especialmente por causa da cultura organizacional pré-existente à criação dos Institutos Federais e à carência de espaços institucionais de participação. A baixa interação dos campi com os arranjos sociais, culturais e produtivos locais bem como o baixo índice de projetos de pesquisa e extensão voltados às questões regionais evidenciariam essa dificuldade. Nesse contexto, o projeto propõe-se a investigar a abrangência territorial de cada campi e a compreensão que estas unidades mantêm sobre o seu compromisso com o desenvolvimento regional. Para tanto, realizará coleta de dados junto à Direção Geral de cada campus e às reitorias dos 38 Institutos Federais existentes no Brasil sobre (a) a abrangência territorial dos campi, (b) os arranjos produtivos, culturais e sociais locais e (c) os eixos tecnológicos da unidade. Com o auxílio de software livre com código-fonte aberto de sistema de informação geográfica, os dados coletados serão georreferenciados, permitindo visualizar a abrangência territorial das unidades dos Institutos Federais. Ao mesmo tempo, espera-se identificar o vínculo dos campi com os arranjos locais e a compreensão de cada unidade sobre o seu impacto no desenvolvimento regional.

Coordenadora: ROBERTA DOS REIS NEUHOLD

Discentes: SUZANA PIMENTEL LENTZ (Pibic-EM/CNPq), GABRIELA RIBAS DE SÁ (Pibic-EM/CNPq)

———

EDITAL IFRS Nº 07/2022 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

Atuação do profissional Guia de Turismo no contexto de pandemia: cenários e perspectivas

Coordenadora: ANA LÚCIA OLEGÁRIO SARAIVA

Discente: KLAUS SARAIVA KAISER (voluntário)

Vigência: 14.03.2022 a 30.01.2023

———

Experiências da comunidade escolar do IFRS durante a pandemia de covid-19

Coordenador: MARCELO VIANNA

Discente: AMANDA RHODEN (voluntária)

Vigência: 24.04.2022 a 31.05.2023

———

Hábitos de Estudos dos Estudantes do IFRS

Coordenadora: KAREN SELBACH

Discente: TAINARA LIMA DA SILVA (voluntária)

Vigência: 18.03.2022 a 30.06.2023

———

Mãos Sinalizantes: Comunidade de prática da Libras do Litoral Norte Gaúcho

Coordenadora: ALINE DUBAL

Discente: GABRIELA HAHN (voluntária)

Vigência: 01.09.2022 a 31.12.2022

———

O Laboratório de Ensino de Matemática na formação inicial de professores

Coordenador: LISANDRO BITENCOURT MACHADO

Discente: Giulia Gonçalves da Silva, Kelli Lessa de Souza, Vanessa Karina Garofali (voluntárias)

Vigência: 20.09.2022 a 31.12.2023

———

EDITAL IFRS Nº 08/2022 – FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E/OU INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SERVIDORES DO IFRS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS-DOUTORADO

Educação de surdos: perspectivas educacionais uma análise do contexto Brasileiro

Proponente: LIDIANE BARRETO ALVEZ ZWICK

Vigência: 28.02.2022 a 27.02.2026

———

O Ensino do Sistema Braille por aluno do Ensino Médio da Rede Federal de Ensino de Osório-RS

Proponente: GIANE SILVA SANTOS

Vigência: 08.04.2022 a 18.07.2023

———

Ressignificações do estar junto nos dizeres dos jovens estudantes do Ensino Médio Integrado: vivenciando o retorno presencial de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Proponente: ANTÔNIO SPERANDIO

Vigência: 11.08.2022 a 11.08.2024

———

Literatura e aproximação cultural: recriando Edgar Allan Poe no século XXI

Proponente: DUDLEI FLORIANO DE OLIVEIRA

Vigência: 01.08.2019 a 31.12.2014

———

Espelho, Espelho Meu: O que as fotografias das ações artísticas mostram à sociedade sobre quem sou eu? Uma análise sobre os registros fotográficos das intervenções artísticas realizadas nos 12 anos de história de uma escola pública

Proponente: GABRIELA MOREL DE OLIVEIRA

Vigência: 11.08.2022 a 11.08.2024

———

As tias da limpeza: percepções sobre seus fazeres e sobre o relacionamento com os estudantes por parte dos trabalhadores da limpeza de uma instituição de educação profissional e tecnológica

Proponente: GABRIEL DE CASTRO TEREZA

Vigência: 16.09.2022 a 30.04.2024

———

O lugar da arte no currículo escolar e seu papel na configuração dos circuitos da arte contemporânea no Brasil e em Portugal: diferenças, aproximações e tensionamentos

Proponente: ESTÊVÃO HAESER

Vigência: 22.08.2022 a 21.08.2026

———

O estudante por detrás da tela: uma análise dos impactos do ensino remoto emergencial nas formas de ser estudante

Proponente: BRUNA FLOR DA ROSA

Vigência: 20.10.2022 a 23.10.2026

———

Educação escolar indígena e povo Mbyá Guarani na região do Litoral Norte/RS: do apagamento ao reconhecimento

Proponente: JADE MONTEIRO

Vigência: 30.08.2022 a 30.07.2023

 

Última atualização em 01/10/2024

Fim do conteúdo