NuMem registra histórias e personagens do campus

Entrevistas do NuMem estão sendo realizadas

O Núcleo de Memória (NuMem) do Campus Osório está documentando a história da implantação e consolidação do campus, que completa 11 anos no dia 2 de agosto de 2021. Os personagens que contribuíram com esta trajetória estão narrando suas lembranças em entrevistas que ficarão guardadas para sempre no “baú de memórias” da unidade de ensino.

Nos meses de junho e julho foram realizados sete encontros virtuais. Os primeiros entrevistados foram pessoas que atuaram na implantação do campus, como o professor Roberto Saouaya (diretor-geral de 2009 a 2015), Claudia Schiedeck (reitora do IFRS de 2009 a 2015), Romildo Bolzan Júnior (ex-prefeito de Osório), Sandro Itamar Bueno dos Santos (diretor de Administração e Planejamento de 2010 a 2012) e Humberto Luz Oliveira (coordenador de Pesquisa e Extensão de 2010 a 2011).

Também já contribuíram com suas impressões as técnico-administrativas Marinez Mauer (contadora) e Ana Paula Silva da Luz (assistente em administração que foi coordenadora do Pronatec no campus de 2012 a 2014). Além disso, o projeto de indissociabilidade ‘Caminhos para a Autonomia’ entrevistou 21 ex-estudantes durante os meses de janeiro a abril, cujos depoimentos serão incorporados ao acervo do NuMem após autorização dos envolvidos.

Para o coordenador do NuMem IFRS – Campus Osório, Marcelo Vianna, “não se trata apenas em constituir um formidável acervo de memória oral sobre uma instituição ainda em formação, mas em oportunizar que experiências sejam compartilhadas de maneira significativa”. E completa: “Cada depoente trouxe em suas rememorações importantes dimensões da vida do campus a partir de sua trajetória particular. Suas vivências e percepções, permitem compreender o quanto os indivíduos se integraram e ajudaram a construir o campus que nós conhecemos atualmente.”

A lista de futuros entrevistados já possui mais de 30 nomes, entre pessoas da comunidade, servidores, estudantes egressos e trabalhadores terceirizados. A previsão do Núcleo é de que as entrevistas aconteçam até o final do próximo ano.