NEA – IFRS Campus Osório Promove a 2ª Semana do Meio Ambiente com rodas de conversa e oficinas

O IFRS Campus Osório deu início à 2ª Semana do Meio Ambiente, evento promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (NEA), em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho. As atividades, conforme previsto no calendário acadêmico, contaram com a colaboração da Comissão Solidária e o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

As rodas de conversa, realizadas no auditório do campus ocorreram nos três turnos para contemplar a participação de todas(os) estudantes e servidores.

Pela manhã, das 10h às 12h, o evento contou com a presença do Prof. Dr. Olavo Ramalho Marques, da UFRGS Campus Litoral, exibindo o documentário “Pesca do boto”, que retrata, sob um viés antropológico, a pesca colaborativa entre pescadores e botos da barra de Tramandaí e Imbé. Com a mediação dos docentes Adriana Pancotto e André de Caldas, foi possível debater sobre relações sustentáveis entre humanos biomas na região, destacando a necessidade de preservar esses espaços e práticas. Também foram citados os desafios e as possíveis soluções para as questões ambientais que as permeiam, como a poluição do Rio Tramandahy e o dilema sobre a construção de uma nova ponte que liga os municípios de Tramandaí e Imbé, atingindo-a diretamente.

À tarde, das 13h30 às 15h10, o Prof. Giovani Pereira, da Rede Estadual e Municipal de Educação de Osório e Cidreira, explicou os fenômenos biológicos e geológicos que fizeram com que as enchentes acontecessem. Também elencou fatores que influenciam na ocorrência das mudanças e dos desastres climáticos, como o agronegócio, as grandes indústrias e o modelo sistêmico socioeconômico das grandes fortunas. A mediação ficou a cargo da servidora Michelen Andrighetto (arquiteta), que trouxe o importante debate da arquitetura e urbanismo e os efeitos de um bom planejamento urbano na prevenção de catástrofes e o modelo de cidades-esponjas; também da docente Adriana Pancotto, que ressaltou a necessidade da conscientização do consumo e das empresas em relação ao meio ambiente; e do professor André de Caldas, que conduziu o público para uma reflexão sobre a insustentabilidade do atual sistema de produção, e também trouxe à tona o tema do racismo ambiental, destacando como as populações mais vulneráveis são afetadas de forma desproporcional pelos problemas ambientais.

No turno da noite, das 19h15 às 21h, o Prof. Alvaro Ribeiro Nicotti, do Instituto Barão de Tramandaí e do MOVLN/RS, exibiu o filme “Recife frio”, ficção que demonstra o que aconteceria com a cidade de Recife se, por causa das mudanças climáticas, ficasse com o clima frio. Além disso, discutiu o desenvolvimento sustentável, focando em estratégias práticas e inovadoras para promover um equilíbrio entre progresso econômico e conservação ambiental. As docentes Jade Rocha e Lisiane Zanella foram as mediadoras deste turno, garantindo que os participantes pudessem explorar diversas perspectivas sobre o tema.

Ao longo das próximas semanas serão ofertadas oficinas sustentáveis e solidárias à comunidade acadêmica com o intuito de contribuir no acolhimento e apoio às pessoas afetadas pelas enchentes de maio de 2024. Estudantes e servidores poderão participar das seguintes oficinas:

– Contação de histórias

– Produção de sabão com óleo usado

– Stencil em camisetas sobre a crise climática

– Foto oportunidade – produção de cartazes sobre a crise climática

A 2ª Semana do Meio Ambiente no IFRS Campus Osório não só proporcionou uma plataforma para discutir questões ambientais urgentes, mas também fomentou a colaboração e o engajamento de toda a comunidade acadêmica. A participação ativa de convidados externos e servidores mediadores contribuiu para um evento dinâmico e informativo, fortalecendo a conscientização e o compromisso com a sustentabilidade.

A importância desse evento reside na sua capacidade de integrar a comunidade acadêmica em torno de temáticas cruciais para o futuro do planeta. Ao abordar a crise climática, o racismo ambiental e o desenvolvimento sustentável, a iniciativa do NEA, com o apoio de diversas comissões e núcleos, promoveu um ambiente de aprendizagem e reflexão, essencial para a formação de cidadãos conscientes e atuantes. E isso reafirma o compromisso da instituição com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, destacando-se como um evento fundamental no calendário acadêmico.

Registros:

Imagem 1:  Prof. Dr. Olavo Ramalho Marques, da UFRGS Campus Litoral

Imagem 2:  Prof. Dr. Olavo Ramalho Marques e parte do público presente na sessão da manhã

Imagem 3:  Prof. Dr. Olavo Ramalho Marques e parte do público presente na sessão da manhã

Imagem 4:  Prof. Dr. Olavo Ramalho Marques, Profa. Dra. Adriana Pancotto e Prof. André Caldas

Imagem 5:  Prof. Giovani Pereira, da Rede Estadual e Municipal de Educação de Osório e Cidreira  e parte do público presente na sessão da tarde

Imagem 6:  Prof. Giovani Pereira e parte do público presente na sessão da tarde

Imagem 7:  Servidora e Arquiteta/Urbanista Michelen Andrighetto e parte do público presente na sessão da tarde

Imagem 8:  Servidora e Arquiteta/Urbanista Michelen Andrighetto

Imagem 9: Prof. André Caldas

Imagem 10:  Prof. Alvaro Ribeiro Nicotti, do Instituto Barão de Tramandaí e do MOVLN/RS

Imagem 11:  Prof. Alvaro Ribeiro Nicotti e parte do público presente na sessão da noite

Imagem 12:  Prof. Alvaro Ribeiro Nicotti e Profa. Jade Garcia Rocha

Imagem 13:  Profa. Jade Garcia Rocha, estudante do curso de Guia de Turismo e integrante do NEA Carolina Guimarães Alves, Prof. Alvaro Ribeiro Nicotti e Profa. Lisiane Zanella, coordenadora do NEA Osório.