Início do conteúdo

Música ‘Imperialistas’, da Banda Fator Humano, do Campus Osório, vence o festival de música estudantil Brisa Autoral


Com uma sátira à política e à dissiminação de notícias falsas, sobretudo como resultado da baixa escolaridade da população brasileira, a canção “Imperialistas”, da banda Fator Humano, representante do Campus Osório, foi anunciada como a campeã do 1º Brisa Autoral – Festival de Música Estudantil. O grupo foi premiado com troféu, um violão e também conquistou o título de Melhor Torcida do evento, realizado no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, centro de Osório, na noite da última sexta-feira, 10 de outubro de 2025. O Brisa Autoral foi marcado por diferentes estilos musicais e pela animação das torcidas, formadas pelas famílias, amigos e colegas das turmas dos 11 grupos que se apresentaram no palco.

> Confira a letra da música “Imperialistas”

A participação dos estudantes do IFRS reforça o compromisso do Campus Osório em incentivar a expressão artística e o protagonismo estudantil, valorizando a produção artística e cultural local e o potencial criativo dos jovens. Tanto que Laura Moreira da Silva Fetter (402 INFO), vocalista da Fator Humano, enfatiza o quanto participar do projeto de música contribuiu para sua preparação e performance: “Eu entrei no Gaia [grupo instrumental] ano passado e as diversas apresentações em outros campi do IFRS me ajudaram muito a ter jogo de cintura e ser mais desinibida”. Sobre a conquista, ela conta que a preparação e a força da torcida foram fundamentais: “Sabíamos que estávamos super ensaidos, era só chegar e dar nosso melhor! Começamos a ensaiar no início do ano. E ensaiamos muito! Também tivemos o apoio dos nossos amigos e familiares, que foram lá fazer barulho e levantar cartazes. Ali no palco, o sentimento de se divertir tomou conta e nos ajudou muito com o nervosismo. Foi incrível estarmos em primeiro lugar e no nosso primeiro festival!”, comemora.

A banda é formada por Anna Eliza Locateli Scholl (201 ADM) no baixo, Gustavo Zanlorenci de Mello (301 ADM) no violão e guitarra, Maurício Martins de Souza Trindade Costa (Letras 2º semestre) na guitarra (também integrante do Gaia), Frederico Dalpiaz de Bastiani, do 2º ano do ensino médio do Centro Universitário Cenecista de Osório (CNEC), na bateria, e Laura Fetter (402 INFO), no vocal. Além de “Imperialistas”, eles também apresentaram a composição “Células Labiais”, ambas de autoria de Maurício Costa.

O Brisa Autoral teve como objetivo valorizar a criatividade e o talento musical dos estudantes das escolas de Osório, do ensino fundamental e médio das redes municipal, estadual, particular e federal. As canções participantes foram avaliadas por um júri composto por Adriana Sperandir, Renato Júnior e Chryssie Rodrigues, nomes de destaque na cena musical.

Nas premiações, em 2º lugar ficou a Escola Municipal Osvaldo Amaral, com a canção “Ela ou a Lua”, de Lucas Becker, que também levou o troféu de Melhor Melodia. A Osvaldo Amaral ainda levou o troféu Destaque até 12 anos, com João Lorenzo, pela música “Debaixo da Figueira”, tornando a instituição a mais premiada no Festival. Já o 3º lugar foi para a Escola Municipal Major Antônio de Alencar, com a canção “Vento da Tafona”, de Ismael Moraes.

Além das melhores canções, ainda ocorreram a entrega de troféus para Melhor Letra, para a canção “Perspectivas”, da banda Os Sentinelas, da Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes (Rural); o prêmio para a Melhor Apresentação de Escola Municipal foi para a Escola Tuiuti, com a canção “Agora Enfim”, do grupo Os Normais. O troféu Melhor Instrumentista ficou com Pedro Albano, da Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes (Rural), pela sua performance no saxofone. E o prêmio de Melhor Intérprete foi para Nicole Pagani, pela canção “Não Quero Mais Voltar”, da Escola Estadual Prudente de Moraes.

A noite contou com a presença de vereadores, secretários municipais e da assessora de Cultura, Karol Schmitz. A atividade foi uma realização da prefeitura de Osório, por meio da secretaria municipal de Educação e a produtora Cultural Madri, que viabilizou o projeto com lei de incentivo.

Informações e fotos: ASCOM Prefeitura de Osório
Fim do conteúdo