Muita música para festejar os 11 anos do campus

Equipe do Programa de Música organizou o evento

O canal do YouTube do Campus Osório (IfrsOsoComunicacao) foi palco da Live de 11 anos do IFRS – Campus Osório, realizada na noite de sexta-feira,  24 de setembro de 2021. Em quase 3h de apresentação, com vídeos, bandas locais e atrações especiais, foi comemorado o aniversário, completado em 2 de agosto.

Entre os vídeos exibidos, um bate-papo entre a professora de música Agnes Schmeling e a diretora Flávia Twardowski, reforçou a importância da música na escola, o movimento para iniciar com a atividade no campus, junto com as artes visuais, e relembrando a conexão existente entre elas desde a época em que eram docente e aluna, em aulas de flauta.

“A música no Campus Osório tem muitos parceiros, entre servidores, técnicos, e a grande parceria que são os nossos estudantes, que já trazem as suas experiências músicas e constroem com a gente o projeto como voluntários e bolsistas”, enfatizou Agnes. E Flávia completou: “A música no campus teve sua história contada pelos estudantes. Neste 9 anos, desde a chegada da professora Agnes, em cada ano temos uma música que marcou, todas diferentes, pois os estudantes são diferentes e sentem a música de diferentes formas. Isso é diversidade! Fazendo cultura, arte, os estudantes acabam concretizando e ajudando a contar a nossa história para a comunidade”.

Destaque também para o passeio virtual com o professor Estêvão da Fontoura pela exposição ‘DESOBECIÊNCIA – arte e ciência no tempo presente’, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Resultado do projeto de extensão homônimo, desenvolvido no Campus Osório, a mostra conta com duas obras que tiveram a participação de estudantes do Campus Osório e do Campus Alvorada. > Saiba mais na matéria Projeto de extensão culmina na exposição DESOBECIÊNCIA, no MARGS

Nas participações em vídeo, estudantes do teatro e das oficinas de instrumentos musicais realizaram uma intervenção artística. E a egressa Beatriz Aguiar, que ainda colabora nas ações do grupo de teatro do campus, bateu um papo para contar as transformações que sua passagem pela instituição provocou na sua vida e os trabalhos que desenvolve como atriz. “Foram quatro anos muito grandiosos, que se estendem ainda, pois não perdi o meu vínculo. Estou sempre fazendo alguma coisa no campus, ajudando num projeto, e todas essas coisas me formam”, resume.

As bandas Banda Last Wonder, Banda Jack Marmota e Banda Gato Vesgo animaram a noite com repertórios variados, inclusive com músicas autorais. Os músicos agradeceram a oportunidade de participação, dizendo ser uma retomada dos trabalhos após um longo período sem pisar num placo.

Fábio Fernandes, figura conhecida nos corredores do campus com sua voz e violão, fez da sua apresentação uma despedida – já que é seu último ano de ensino médio. A coordenadora do Programa de Música, professora Agnes Schmeling, inclusive destacou que foi dele a ideia de promover a live para festejar o aniversário do campus e mostrar o trabalho desenvolvido pela ação de extensão. “Foram dois meses de planejamento e organização, de muito empenho dos estudantes bolsistas e dos voluntários e todos colaboraram para a montagem dos equipamentos”, enfatizou.

O mágico Guilherme Olguins, também estudante do campus, divertiu e intrigou os participantes e expectadores com seus truques. O apresentador da live, Théo Petró dos Santos, marcou com sua irreverência a condução do evento. Nos bastidores, outros estudantes fizeram o evento acontecer: Ashley Brum colocou a live no ar e gerenciou as câmeras; Gabriela Garcez moderou e movimentou o chat e replicou no Instagram do Programa de Música as publicações feitas pelas páginas do Campus Osório nas redes sociais. Manuela Krauss, Milena da Silveira Henkel e Bianca Dutra Guidoni ficaram na equipe de apoio, realizando tarefas como a recepção e condução das bandas para a sala de música; e Leonardo Jaques colaborou na técnica cuidando do som ao lado de Fábio Fernandes.

O final da live foi marcado por agradecimentos ao Campus Osório, reforço da importância da arte no ensino básico, com música, artes visuais, teatro e dança, e desejos de vida longa à instituição que é reconhecida por seu ensino público, gratuito e de qualidade e pelas mais diversas ações que desenvolve nas áreas da pesquisa, ensino e extensão.