Destaque
Licenciatura em Matemática mantém o conceito 4 na avaliação do Mec
O curso superior de Licenciatura em Matemática do Campus Osório obteve o conceito 4, que equivale a ‘muito bom’ na avaliação in loco do Ministério da Educação (Inep/MEC). A visita foi realizada de modo virtual nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2025, e conduzida pelo coordenador do curso, professor Guilherme Ferreira Monteiro. Os avaliadores conheceram as instalações físicas da unidade, participaram de reuniões com gestores, membros de comissões, docentes e estudantes, e analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os currículos do corpo docente, os relatórios da Avaliação Institucional e os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área do curso.
Este processo de avaliação renova a nota de reconhecimento do curso de 2018, quando também foi recebido o conceito 4. Segundo Guilherme, a manutenção da nota é um reconhecimento importante do trabalho dos professores do curso ao longo dos últimos anos. “Mostra que estamos mantendo um padrão de qualidade acima da média, o que é motivo de orgulho para todos nós – professores, estudantes, técnicos e demais colaboradores. Reflete também o compromisso coletivo com a formação sólida, crítica e atualizada dos nossos futuros professores de Matemática”. Para o diretor de Ensino, Felipe Parisoto, o resultado positivo “é fruto da confluência entre a dedicação dos estudantes, o empenho da gestão na manutenção e funcionamento da estrutura institucional e, sem dúvida, do trabalho comprometido do corpo docente e dos servidores, que se dedicam diariamente à formação de profissionais qualificados, alinhados com os arranjos locais”.
Com relação aos principais desafios apontados na avaliação, ambos destacam a importância da análise criteriosa do relatório como ponto de partida. “A avaliação nos ajuda a enxergar melhor onde estamos bem e onde ainda podemos avançar. A ideia agora é usar esse resultado para continuar aprimorando o curso, seja atualizando a proposta pedagógica, incentivando mais a pesquisa e a extensão, ou reforçando o diálogo com as escolas da educação básica. Também queremos investir mais em escutar os estudantes e fortalecer a formação prática desde os primeiros semestres. O foco é seguir avançando com qualidade, sem perder de vista o compromisso com a realidade educacional do nosso país”, explica Guilherme. Felipe completa: “Como toda instituição pública, enfrentamos diversos desafios. Encará-los é fundamental para que possamos continuar sonhando com o futuro. São desafios de infraestrutura, de fortalecimento do vínculo com a comunidade e, principalmente, de luta por políticas que garantam a permanência e o êxito de estudantes trabalhadores, que diariamente precisam abdicar de muito para estar em nosso campus. Sabemos que as lutas são muitas — mas, por ora, celebremos as conquistas”.
A avaliação
A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco. O relatório de avaliação aponta que “a dimensão organizacional e pedagógica do curso de Licenciatura Matemática é marcada por um planejamento bem elaborado, que atende às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso. A estrutura curricular proposta reflete uma abordagem interdisciplinar, que integra de forma efetiva teoria e prática, visando o desenvolvimento de um perfil de egresso crítico, criativo e humanista”. O Inep evidenciou também que “o curso apresenta ótimos requisitos de qualidade para a grande parte dos indicadores, nas dimensões avaliadas.”
O curso
A Licenciatura em Matemática tem como principal objetivo a formação de profissionais habilitados a atuarem como professores de matemática em instituições de educação básica e profissional, tanto do setor público quanto privado. O profissional egresso terá uma formação cidadã, consciente da diversidade cultural e socioeconômica dos ambientes escolares, capaz de articular teoria à prática e de contribuir para a educação integral dos alunos, ciente de sua responsabilidade social como educador e crítico e reflexiva quanto à aplicação das matemática na vida cotidiana, profissional e acadêmica.
O curso é gratuito, com aulas à noite, duração de quatro anos e ingresso anual por processo seletivo próprio do IFRS ou pelo Enem. A primeira turma é de 2016, com a colação de grau realizada em março de 2019. Já foram formados um total de 18 professores pelo curso, e o número de estudantes matriculados atualmente é de 40.
> Saiba mais na página do curso de Licenciatura em Matemática.