Início do conteúdo

Autoavaliação Institucional

A autoavaliação institucional se constitui em um importante instrumento que o IFRS dispõe para analisar suas ações, avaliar processos e propor melhorias à comunidade. É um momento de reflexão coletiva e diagnóstica que subsidia a tomada de decisão e a definição de prioridades e possibilidades de transformação na trajetória institucional. Tem por objetivo contribuir nas atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, garantindo espaço à crítica e ao contraditório, oferecendo subsídios para tomada de decisões, redirecionamento das ações e otimização dos processos, além de incentivar a formação de uma cultura avaliativa.

É um processo avaliativo que possui um caráter tanto formativo quanto emancipatório, dado que, à medida que a IFRS pratica a reflexão, adquire conhecimentos e fortalece as atividades e ações acadêmicas e administrativas.

O Programa de Avaliação Institucional do IFRS é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Reitoria do IFRS, e pelas comissões locais nos campi. A pesquisa é realizada utilizando-se: Instrumento de Avaliação Online (avalia as políticas de ensino, pesquisa e extensão; a comunicação interna; a organização e gestão; a infraestrutura e serviços); Instrumento de Avaliação pela comunidade externa; Avaliação docente; Autoavaliação discente; e Avaliação de cursos.

 

Os resultados obtidos são compliados nos Relatórios de Autoavaliação Institucional, do Campus Osório, e do IFRS.

 

Para saber mais: Confira os documentos relativos à CPA (Regimento e Programa de Autoavaliação do IFRS)

Última atualização em 04/04/2025

Fim do conteúdo