Inscrições abertas para o prêmio Mérito Extensionista professora Cibele Schwanke 2024

Prêmio Mérito Extensionista IFRS

Já estão abertas e vão até 30 de setembro, as inscrições para a edição 2024 do prêmio Mérito Extensionista Professora Cibele Schwanke. Podem participar professores, técnicos-administrativos, estudantes e egressos, sendo cada um uma categoria diferente.

Os interessados devem enviar resumos expandidos de práticas extensionistas registradas como programas e projetos nos anos de 2023 e 2024, com resultados parciais ou finais que datem até 26 de agosto de 2024. As iniciativas devem ser voltadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), listadas ao final do texto.

Cada projeto deve estar registrado no módulo extensão do Sigaa em 2023 e 2024, aprovados pela Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE) do campus ou da Reitoria. Serão premiadas três práticas extensionistas com maior pontuação em cada uma das categorias.

Os vencedores serão divulgados durante o 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, que ocorre nos dias 05 e 06 de dezembro. Eles receberão uma menção honrosa e seus resumos expandidos publicados em um livro digital organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível no Edital Proex 35/2024, no qual constam todas as informações.

O mérito extensionista

Essa é a terceira edição do prêmio Mérito Extensionista Professora Cibele Schwanke, uma homenagem à docente do Campus Porto Alegre do Instituto, falecida em dezembro de 2020. Cibele foi uma importante colaboradora da Extensão no IFRS e dar o seu nome ao prêmio foi uma forma de reconhecimento por todos os seus feitos para a extensão da instituição.

A iniciativa que tem por finalidade: Reconhecer e incentivar boas práticas extensionistas desenvolvidas no âmbito do IFRS; Qualificar a atuação do IFRS em suas comunidades de abrangência; Divulgar resultados e reconhecer o trabalho de servidores e estudantes extensionistas; e Estimular práticas extensionistas alinhadas aos ODS.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ODS 01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 06 – Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

ODS 09 – Indústria, Inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.