Início do conteúdo

Inscrições abertas para curso gratuito sobre Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola


Estão abertas, até 28 de setembro de 2025, as inscrições para o Curso de Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O início das aulas está previsto para 10 de outubro, com término em janeiro de 2026. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.

O curso terá atividades virtuais e presenciais. As aulas ocorrerão às sextas-feiras à noite, de forma virtual síncrona (em tempo real), e aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, de forma presencial. Também serão disponibilizadas aulas virtuais assíncronas (gravadas) para acompanhamento ao longo dos módulos.

Os encontros presenciais ocorrerão no Campus Porto Alegre do IFRS, na rua Coronel Vicente, 281, no Centro Histórico. Serão realizadas atividades práticas pedagógicas em comunidades quilombolas, que poderão ocorrer em áreas rurais de Viamão e Osório ou em quilombos urbanos de Porto Alegre e Canoas.

Vagas, requisitos e estrutura do curso

Serão disponibilizadas:

  • 04 vagas para cada campus do IFRS
  • 20 vagas para profissionais de Canoas
  • 40 vagas para profissionais de Porto Alegre
  • 20 vagas para profissionais de Alvorada
  • 20 vagas para profissionais de Viamão
  • 20 vagas para lideranças ou educadores de coletivos dos movimentos negros
  • 12 vagas para profissionais de outras localidades

Os requisitos para se candidatar são:

  • Atuar na educação básica em escola pública como professor, gestor, equipe pedagógica ou de assistência social, em Porto Alegre ou região metropolitana
  • Ter diploma de ensino superior em licenciatura, pedagogia, serviço social, psicologia ou outras áreas (no caso de professores ou técnicos administrativos em educação do IFRS)
  • Ser liderança ou educador de coletivos dos movimentos negros
  • Ter disponibilidade para participação nos encontros presenciais obrigatórios

O curso está estruturado em quatro módulos:

  • Módulo I – Os desafios do Combate ao Racismo em tempos de crise (45h): racismo ambiental; educação para as relações étnico-raciais; permanência de estudantes negros e quilombolas
  • Módulo II – História Africana e Afro-Brasileira: uma abordagem interdisciplinar (45h): processo de ocidentalização do conhecimento; aportes teóricos de matriz africana; questão racial na escola
  • Módulo III – A Decolonização da Matriz Ocidental como Aporte para ERER (45h): privilégio da branquitude; construção ideológica da branquitude como desejo; antirracismo
  • Módulo IV – ERER Quilombola (45h): concepção de sociedades quilombolas; formas de resistência; educação escolar quilombola

Mais informações estão disponíveis no Edital Proex nº 100/2025. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: cursoerer.ifrs2025@poa.ifrs.edu.br .

Fim do conteúdo