Geral
Inscrições abertas para a primeira edição do grupo de estudos para formação educacional antirracista
O Campus Osório anuncia a primeira edição do Grupo de Estudos “Literatura e Identidade: Raça, Classe e Educação Étnico-Racial no Brasil e em Portugal”. A iniciativa é vinculada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e tem como objetivo unir o estudo aprofundado dos conceitos de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) à análise crítica e comparada de obras literárias brasileiras e portuguesas que abordam o racismo e a luta antirracista.
O grupo de estudos é voltado para estudantes do ensino médio, especialmente a partir do 2º ano. A participação é gratuita e não exige conhecimento prévio. Os interessados em participar devem fazer a inscrição até o dia 29 de agosto, através do formulário eletrônico ou pelo Qr Code na imagem abaixo.
As atividades têm inicio no dia 2 de setembro com término previsto em 9 de dezembro. Serão um total de oito encontros presenciais, ocorridos nas terças-feiras a cada quinze dias, no horário das 13h30 às 15h, no miniauditório do campus ou na sala B10.
A atividade é coordenada pelos professores André Fernandes de Caldas, de geografia, e o professor Alexandre Ricardo Lobo de Sousa, de sociologia. Com auxílio da equipe composta pelas alunas voluntárias Lívia Santiago de Souza e Roseana Caetano dos Santos, da turma 201 do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (ADM).
A proposta será certificada em 2 horas por encontro sendo feita uma chamada a cada reunião.
> Sobre o projeto:
A proposta da atividade nasceu da necessidade de ampliar a compreensão sobre temas como negritude, branquitude, branqueamento, negrescência, racismo estrutural, institucional e cotidiano, articulando teoria e literatura para refletir sobre as desigualdades históricas e contemporâneas. Além de obras de autores e autoras negras brasileiras, o grupo também analisará textos da literatura portuguesa que, de forma direta ou indireta, dialogam com as experiências do colonialismo, da escravidão, da resistência e da afirmação identitária.
O grupo de estudos busca estimular o protagonismo dos estudantes, promover o diálogo interdisciplinar entre Literatura, Sociologia, História e Geografia, e fortalecer a consciência crítica sobre o papel da educação como ferramenta de transformação social. Por meio de leituras prévias, rodas de conversa e debates mediados, os participantes serão convidados a identificar aproximações e diferenças entre as realidades brasileira e portuguesa, reconhecendo como as narrativas literárias constroem e contestam imagens sobre raça, classe e identidade.
Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: andre.caldas@osorio.ifrs.edu.br.