Campanha marca início das comemorações pelos 10 anos do Campus Osório

No dia 02 de agosto de 2020, o Campus Osório completa 10 anos. Faltam apenas 3 meses para esse dia, que será  muito comemorado por alunos, servidores e toda a comunidade da região do litoral norte que é diretamente atendida pela unidade por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Então, não haveria momento mais oportuno para o grupo dedicado ao trabalho de preservação da memória institucional do campus lançar a campanha ‘Memórias Afetivas’.

O objetivo é promover diversas ações ao longo do ano, envolvendo os públicos de relacionamento do campus de forma ativa, uma vez que não é só de datas marcantes e leis que é feita uma instituição. Nossa história é construída a cada dia pelos nossos estudantes, servidores (técnicos e professores) e comunidades de abrangência do Campus Osório. E são esses atores que nos ajudarão a relembrar os momentos mais marcantes dos 10 anos.

O Núcleo de Memória do Campus Osório, institucionalizado pela Portaria 112/2020, é composto pelo diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Marcelo Vianna, professora de História Maria Augusta Martiarena de Oliveira, bibliotecária Luana Delgado Lopes,  jornalista Gabriela Morél e professora de Educação Física Mariana Ost.

Porém, o envolvimento do Campus Osório começou bem antes, em outubro de 2017, com a participação da docente Maria Augusta na criação e implantação do Programa Núcleo de Memória do IFRS. E, desde o ano passado, integrantes do núcleo no Campus Osório estão envolvidos na organização de documentos históricos e de fotografias digitais.

O contato com o Núcleo de Memória do Campus Osório pode ser feito pelo e-mail [email protected]

Sobre o aniversário do Campus Osório

Em 22 de setembro de 2010 foi concedida a autorização de funcionamento do Campus Osório do IFRS, por meio da publicação da Portaria Nº 1.170 no Diário Oficial da União. Porém, os trâmites para instalação de uma unidade de ensino no Litoral Norte ocorreram bem antes: como parte da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal, foi encaminhada a proposta de implantação para o Governo Federal em 27 de abril de 2007.

As atividades letivas do Campus Osório iniciaram em 2 de agosto de 2010, em sede provisória cedida pela prefeitura do município, onde funcionava a Escola Municipal Osvaldo Amaral. O início das aulas foi adotado como o marco de funcionamento do campus e, por isso, considerada a data de aniversário da unidade.

Sobre o Núcleo de Memória do IFRS

Consiste em um espaço onde os profissionais envolvidos buscam desenvolver ferramentas, mecanismos e projetos de preservação da memória de forma sistemática e permanente, além de auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa, ensino e de extensão que se proponham a resgatar a história da instituição e de suas comunidades de abrangência. O Núcleo é composto por uma comissão central e por comissões formadas em cada um dos campi.

Vale destacar que a criação de um núcleo de memória para o IFRS, bem como de um espaço virtual permanente e atualizado com a história da instituição e seus campi, foram objetivos apontados no 1º Workshop da Política de Comunicação, realizado em julho de 2016 e conduzido pelo Grupo de Trabalho (GT) que  instituiu a Política de Comunicação do IFRS, sob orientação do consultor externo Wilson da Costa Bueno.

O GT era composto na época pelas jornalistas Cátia Sandri, Carine Simas da Silva, Cristine Stella Thomas, Gabriela Morel, Joana Paloschi e pela relações públicas Heloísa Polese Machado (Reitoria).

> Saiba mais na página do Núcleo de Memória do IFRS