Início do conteúdo

IFRS lança o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19


Com orientações à instituição, o IFRS passa a contar com o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19. Lançado nesta quarta-feira (29), o documento construído por membros da Comissão Retorno Seguro IFRS mostra diretrizes a serem seguidas pelas unidades da instituição durante o período de pandemia e os protocolos de segurança para o momento da volta da comunidade acadêmica às atividades presenciais. Embora o IFRS já esteja planejando os cuidados com o retorno, ainda não há uma data definitiva para a retomada das atividades presenciais na instituição, exceto aquelas consideradas essenciais e as relacionadas aos projetos de combate à Covid-19.

 

O Plano conta com nove capítulos e aborda, principalmente:

  • a composição e atribuições das comissões locais, de cada campi, para prevenção monitoramento e controle da covid-19;
  • o embasamento das ações de prevenção, com observação dos órgãos nacionais e internacionais, a importância da comunicação com a comunidade e os preparativos para um retorno de atividades presenciais;
  • os protocolos de prevenção obrigatórios e complementares, contemplando os equipamentos de proteção pessoal ideais, as orientações de distanciamento e ocupação de espaços, a higienização e os cuidados com grupos de risco e com o atendimento ao público;
  • os procedimentos em casos suspeitos, confirmados e seus contatantes na comunidade interna do IFRS.

O Plano poderá será atualizado conforme a necessidade frente a mudanças no contexto da pandemia. A situação é monitorada constantemente pelos Comitê de Crise para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19, constituídos na Reitoria e nos campi do IFRS.

O documento conta, também, com o histórico de ações do IFRS até o momento frente à pandemia. A construção do plano contou com equipe formada pelo reitor, Júlio Xandro Heck, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Pró-Reitoria de Administração, Diretoria de Planejamento e Obras, Seção de Atenção ao Servidor e apoio do Departamento de Comunicação da Reitoria.

 

Lançamento

Em uma webconferência nesta quarta-feira, com participação dos comitês dos campi e diretores-gerais, o reitor ressaltou a união da instituição neste momento e assinalou que considera o Plano como “um dos documentos mais importantes da história recente do IFRS, feito a muitas mãos e que representa tudo o que o IFRS fez e faz para sua comunidade”. Em sua fala, o Júlio agradeceu a todos os envolvidos na elaboração, como a equipe da Comissão Retorno Seguro, a de apoio técnico e os diretores-gerais e comitês locais dos campi.

 

Fim do conteúdo