Evento
Debates sobre imigração internacional marcam nova edição do projeto IFMUNdi 2025
Mais de 50 estudantes do ensino médio integrado participaram, nos dias 7 e 8 de julho, da edição de 2025 da simulação de reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU), organizada pelo projeto de ensino “IFMUNdi: promovendo debates e produzindo conhecimento”. Com o tema central “Fronteiras fechadas, direitos negados: o desafio da imigração internacional”, o encontro buscou problematizar e traçar alternativas para uma das maiores crises da atualidade: os desafios enfrentados por migrantes e refugiados em tempos marcados por crises humanitárias, guerras, desastres climáticos e endurecimento das políticas migratórias.
A dinâmica da simulação é organizada em três grupos: os que assumem o papel do secretariado da ONU, com a função de organizar a agenda e mediar as discussões; os representantes dos Estados membros, que defenderam os posicionamentos de diferentes países; e os jornalistas responsáveis por cobrir os debates em tempo real com entrevistas, reportagens e boletins. Este ano, mais duas turmas foram envolvidas por meio de uma atividade integrada curricular: a 101 e 102 ADM, que representaram grupos de interesse favoráveis e contrários à migração. Eles organizaram um protesto que parou os debates, fizeram um manifesto por escrito, deram entrevista à imprensa, produziram uma proposta de agenda e cartazes e, por fim, um material audiovisual falando sobre a experiência.
A professora Roberta Neuhold, responsável pelo IFMUNdi desde 2017, explica que a preparação dos estudantes para o evento conta com aulas e oficinas introdutórias. “Foram duas ações, o Esquenta IFMUNdi: explicação do tema e o Esquenta IFMUNdi: guia de regras, ambas mediadas pelos bolsistas e voluntários, com foco nas temáticas negociação diplomática, produção jornalística, funcionamento da ONU e os principais tratados internacionais sobre imigração e refúgio. Além disso, também sugerimos que façam um curso massivo, disponível no portal do IFRS e elaborado pela equipe do IFMUNdi de edições anteriores, sobre a ONU e as simulações”.
Em outubro, uma delegação de dez estudantes envolvidos no projeto participam das simulações da UFRGS, o UFRGSMUNDI; e no início de novembro haverá uma nova simulação no campus, com a temática do Congresso Nacional Brasileiro.
Sobre o IFMUNdi
O projeto tem como objetivo aproximar os estudantes de problemas locais e globais e engajá-los na reflexão e construção democrática de agendas para superá-los. A coordenação fica a cargo da professora Roberta Neuhold, de Sociologia, e do professor André Caldas, de Geografia. Conta também com uma equipe formada pelos bolsistas Altemar Brandão Filho (301 INFO), Maria Eduarda Borba (202 INFO), Paulo Arthur do Nascimento (302 INFO), Victoria dos Santos Lucas (301 ADM) e com o voluntário Arthur Rorata Andreatta (102 ADM). Os participantes das simulações recebem certificação que podem somar 20h.
> Quer se preparar para simulações?
Estão abertas as inscrições para a turma 2025B do curso on-line e gratuito “Introdução à Organização das Nações Unidas e às simulações acadêmicas e escolares (MUNs)“, até o dia 31 de janeiro de 2026, com certificação de 40 horas.
> Quer saber mais sobre o projeto?
Siga @ifmundi no Instagram e leia os artigos publicados em revistas acadêmicas:
“A organização de simulações das Nações Unidas por estudantes do ensino secundário: de desafios metodológicos a experiências emancipatórias”, publicado na Revista Portuguesa De Investigação Educacional, escrito pelo secretariado do IFMUNdi de 2022.
“Vivências no ensino médio inspiradas nos Modelos das Nações Unidas: o Comitê de Extensão e Preparação para Fóruns do IFMUNdi”, publicado na Vivências, e produzido por Roberta Neuhold e a estudante Isadora Bitencourt (turma e curso).
“A simulação da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88 no contexto da pandemia da covid-19: a adaptação de um projeto de ensino e extensão ao formato remoto”, publicado em Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense e escrito pelo secretariado de 2020-2021.