FBJC: Equipe STEM Girls Osório é premiada na Maratona de Inovação

O Campus Osório obteve mais uma conquista na I Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). A equipe ‘STEM Girls Osório’ foi anunciada na noite de 2 de julho como segunda colocada na Maratona de Inovação frente a 40 grupos do país. E o projeto do Campus Ibirubá ‘Dispersão de argila em latosolo após calagem, gessagem e manejo de solo’ ficou com o 1º lugar na votação popular, com 3.682 votos. No domingo (28/6), durante cerimônia de encerramento e premiação do evento, os trabalhos de pesquisa das estudantes  do Campus Osório Natália Bernardo e Victórya Leal foram destaques com terceiro lugar na área de Ciências Humanas e quarto lugar no Prêmio de Apoiadores – Democratização à Ciência Mettzer, respectivamente.

O resultado da Maratona de Inovação foi transmitido ao vivo pelo canal do evento no YouTube. As integrantes receberão certificados e medalhas. A equipe ‘STEM Girls Osório’ foi formada pelas jovens cientistas Natália Bernardo, Victórya Leal, Fabíola Pelissoli, Amanda Di Lorenzi, Júlia Destro e Camily Pereira. Elas participaram de três dias de desafios voltados à inovação, criatividade, resolução de problemas e design thinking.

Criaram um novo sistema, a partir do projeto social Aqualuz, cujo objetivo era  potabilizar água pluvial, vinda de cisternas, para o semi-árido brasileiro. Aumentar a capacidade de purificação, que era somente 30 litros de água por dia, era o desafio. E também precisavam escolher um setor para atendimento: hospitalar, industrial ou escolar.

A opção foi pela área hospitalar, onde um leito consome, em média, 450 litros de água diários. A solução apresentada foi utilizar tubos à vácuo de aquecimento solar, reservatórios de água e uma eletroválvula acionada por um termostato para garantir o aumento da capacidade de potabilização para 840 litros de água por dia em pouco tempo de processo e melhor custo-benefício em relação ao sistema AquaLuz.

Natália Bernardo, do 4° ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, destaca que a maior adversidade enfrentada na Maratona de Inovação foi trabalhar com temáticas com as quais ainda não tinham contato. “Tivemos que desenvolver o projeto numa área desconhecida pra gente, de engenharia com foco na questão da água. Mas nos preparamos muito, com reuniões fora do horário da atividade para estarmos afinadas pra lutar pela premiação. estamos com a sensação de dever cumprido”, comemora.

Para Victórya Leal, participar da atividade abriu novos horizontes: “Essa Maratona me mostrou que existe um caminho gigante de opções na minha frente! Posso responder minhas perguntas sobre mundo com engenharia, as ciências ‘duras’, pois esses espaços também são para mim. Entendi que em ciências sociais, em ciências exatas ou em engenharias o meu coração de cientista sempre irá buscar pelo diferente, pela inovação!

Sobre a FBJC

A Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) ocorreu de 26 a 28 de junho de 2020 de forma totalmente online. O evento foi idealizado por jovens do país com experiência em pesquisa, entre as quais a egressa premiada do Campus Osório, Juliana Estradioto.

O objetivo era democratizar o acesso à oportunidades científicas – o que foi obtido com êxito, segundo os números: reuniu 700 cientistas pré-universitários de todo país, sendo 3/4 dos estudantes participantes de instituições públicas, mais da metade meninas e acima de 40% se identificando como pretos, pardos, amarelos ou indígenas.

Com mais  60 mil visualizações, o evento contou com 284 projetos de pesquisa apresentados, mais de 60 worshops, painel, palestras, atividades culturais e a Maratona de Inovação.