Início do conteúdo

2023


Edital PROEX nº 02/2023 – Auxílio Institucional à Extensão 2023

 

Trocas em Artes

Coordenação: Mateus da Rosa Pereira/AGNES SCHMELING

Discentes: Bolsistas Alice Andreoli dos Santos e Vitória Allmer Rehbein – Voluntários(as) Leonardo Terra dos Santos

Resumo: Partindo da premissa de que uma efetiva formação acadêmica deve permitir o desenvolvimento holístico dos indivíduos, o projeto de extensão ‘Trocas em Artes’ entende a importância da inserção da arte no processo educacional, visto que ela proporciona o desenvolvimento de uma visão de mundo criativa, com senso crítico e de coletividade. Ao abordar a temática das artes, o projeto visa promover um espaço para experimentação e “trocas” artísticas e de vivências estudantis dentro e fora do campus Osório. Buscando valorizar as individualidades artísticas dos participantes e criar um espaço dinâmico de compartilhamento de saberes, a metodologia adotada para o cumprimento dos objetivos se dá na realização de três módulos de oficinas artísticas: 1) História + Arte; 2) Introdução a técnicas artísticas; 3) Produções artísticas. Os encontros de 3 horas cada, serão quinzenais, de maio a novembro, realizados no IFRS – Campus Osório (para a comunidade externa) e quinzenalmente nas escolas parceiras do projeto. Participam do projeto estudantes de 12 a 18 anos de idade, de escolas públicas da região do litoral norte do RS. Além dos encontros, se objetiva realizar exposições com obras produzidas durante as oficinas do projeto e produções de artistas da região. As exposições acontecerão no campus Osório, em espaços abertos à visitação da comunidade externa. Espera-se que o desenvolvimento do projeto impacte os participantes de modo a expandir sua visão de mundo, assim como a permitir a criação e/ou fortalecimento de seus laços com a instituição, fomentando os vínculos do campus Osório com a sua região.

 

Nossas belezas, puros olhares: city tour para estudantes de Osório

Coordenação: BIANCA PUGEN

Discentes: Bolsista Amanda Carolina de Lemos

Resumo: O projeto prevê dar continuidade à uma ação iniciada em 2022, quando foram formatados roteiros turísticos pedagógicos e temáticos em Osório, para que fossem ofertados à estudantes do Ensino Fundamental do município. A proposta inicial foi a formatar os roteiros turísticos, educativos e criativos, e realizar a operacionalização dos percursos. Embora a primeira etapa, de roteirização, tenha sido concluída, foi identificado que alguns equipamentos turísticos necessitariam de adequações por parte do poder público, e estas adequações ainda não haviam sido realizadas. Nesta nova edição do projeto, a Secretaria Municipal de Turismo manifestou disponibilidade para adequação de tais aspectos, com a finalidade de continuidade do projeto. Destaca-se a integração desta ação com a participação do Campus Osório em ações que visam integrar o município à rede mundial “A Cidade das Crianças”. Cada roteiro, apesar de ser organizado com alguma ênfase em determinada área, irá contemplar todos os âmbitos possíveis, com a finalidade de tornar a visitação mais interdisciplinar possível. Os roteiros serão conduzidos por Guias de Turismo (egressos do IFRS Campus Osório) e haverá encenações ao longo do trajeto, feitas por grupos teatrais do município, a fim de tornar o roteiro lúdico, atraente, dinâmico, agradável e educativo. Há intenção de envolvimento de estudantes do EMI em Administração, para que se aproximem da temática “turismo”. O trabalho com turismo pedagógico objetiva promover a sensibilização da comunidade acerca se questões sobre patrimônio e cidadania, uma vez que, reconhecendo com olhar de visitante o próprio lugar que habita, o sujeito pode aprofundar seus conhecimentos sobre este lugar, valorizá-lo e aprender a preservá-lo.

 

Diálogos com a Pós-Graduação: espaços de reflexão sobre Educação

Coordenação: MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA

Discentes: Bolsista Amanda Osio da Rosa

Resumo: O Curso de Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional atende um público diverso, no qual conta-se com estudantes já licenciados, que atuam como docentes, até pessoas não-licenciadas, que atuam ou querem atuar como docentes na educação profissional. Além da dialogicidade realizada no âmbito das atividades curriculares, este ano, a partir de uma experiência ocorrida durante o contexto pandêmico, ou seja, a organização dos três ciclos de palestras que fomentaram grandes reflexões, além de constituírem-se como um elo entre o corpo discente do curso e a instituição, este ano, pretende-se realizar ações que visam promover o debate e a reflexão acerca de temas relacionados à educação, buscando compreender suas especificidades e pensar alternativas para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Nessa perspectiva, essa proposta busca desenvolver uma série de encontros presenciais, híbridos e virtuais, com a participação de professores convidados, para debater diferentes questões e temáticas relacionadas à Educação. Tem como objetivo de ampliar conhecimentos dos participantes e incentivar a reflexão sobre tais temáticas, tornando-se também um espaço de acolhimento e formação. Nesse contexto, pretende também estabelecer o contato entre a instituição e o público interno e externo, através da participação nas atividades que serão realizadas de forma virtual, mantendo o vínculo entre a instituição e a comunidade na qual está inserida.

 

Implementação de melhorias no Aplicativo Pró-Mamá da Prefeitura de Osório – RS

Coordenação: BRUNO CHAGAS ALVES FERNANDES

Discentes: Bolsistas Pablo Rosa dos Santos e José Ferreira de Lima Júnior

Resumo: O presente projeto corresponde a manutenção e implementação de novas funcionalidades no aplicativo móvel referente ao programa Pró-Mamá da prefeitura de Osório – RS. O programa Pró-Mamá tem o objetivo de aumentar os índices de aleitamento materno e qualificar a atenção às mães pós-parto no município de Osório. Desde 2018 o Pró-Mamá disponibiliza para a população um aplicativo com o mesmo nome desenvolvido em parceria com o Campus Osório. Nesses quase cinco anos de uso do aplicativo, a equipe detectou algumas necessidades de melhoria no aplicativo, que será o foco deste projeto.

 

STEM Geek

Coordenação: FLAVIA SANTOS TWARDOWSKI PINTO

Discentes: Bolsistas Natália de Abreu Euzebio e Henrique da Silva de Andrades – Voluntários(as) Caetano Todero Seminotti

Resumo: Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), 43% dos jovens brasileiros apresentam nível abaixo do mínimo de proficiência em Leitura, Matemática e Ciências. O cenário apresentado indica que grande parte dos estudantes brasileiros não possuem as habilidades mínimas necessárias para exercerem plenamente a cidadania ao final do Ensino Fundamental, o que pode dificultar o prosseguimento aos estudos no Ensino Médio. A baixa proficiência nessas disciplinas prejudica o desenvolvimento do raciocínio, do conhecimento lógico-matemático, da capacidade crítica e criativa e da reflexão sobre sua própria realidade. Assim, para melhorar a qualidade do ensino da Educação Básica e aproximar o estudante às ciências, a abordagem STEM, acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, vem sendo uma discussão frequente no que se refere às inovações educacionais para um ensino mais motivador, eficaz, acessível e integral. Nessa perspectiva, surge este projeto, que vem sendo realizado desde 2017 com estudantes da região do litoral norte Gaúcho a partir do 8° ano do ensino fundamental e Ensino Médio com o objetivo de instigar os estudantes a vivenciarem atividades práticas voltadas ao STEM por meio de experimentos capazes de conectar a teoria vivenciada em sala de aula com a prática. A metodologia utilizada neste projeto será realizada através de encontros quinzenais teórico-práticos onde no primeiro momento de cada encontro será realizada a apresentação dos conceitos teóricos acerca da atividade práticas que serão realizadas. Após, o desenvolvimento do experimento será apresentado aos estudantes que o realizam na sequência. Ao final, há uma discussão acerca dos resultados obtidos e construção coletiva da teoria acerca da prática realizada. Ao final desse projeto espera-se que cada estudante, dentro de suas realidades, desperte seu espírito crítico e senso de observação para a ciência do seu cotidiano podendo conectar a teoria da sala de aula com a prática.

 

ProgIF: levando programação às escolas públicas através da robótica educacional – Ano II

Coordenação: MARCELO PARAVISI

Discentes: Bolsistas Yuri Agliardi Cifuentes e Vitor Colombo Nunes – Voluntários(as) GIOVANA SILVA NIEDERAUER, RAFAELA PIRES CAMARGO LINHARES, IZABELLI ROTH ESTEVAM, LUCAS SILVEIRA LIMA PORTAL, Wagner da Silva Barrufi

Resumo: O projeto de extensão ProgIF, em sua segunda edição, objetiva ensinar programação através da robótica educacional aos alunos dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Dessa forma, essas oficinas permitirão disseminar o saber tecnológico e suas aplicações junto às comunidades do entorno do IFRS, bem como apresentando este como uma opção para a continuidade dos estudos ao longo do Ensino Médio Integrado. Além disso, serão ofertadas capacitações para os professores que atuam diretamente com nosso público-alvo, com o intuito de aproximar esses educadores à essas tecnologias e que se tornem disseminadores das mesmas em suas escolas. Essa formação é demandada pelas escolas e secretarias de educação de municípios da região e está relacionada a necessidade de aproximar a escola de tecnologias da indústria 4.0 e de práticas pedagógicas capazes de desenvolver a habilidade de resolução de problemas reais do século XXI. Para isso, as oficinas farão o uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com o intuito de que os estudantes se engajem na proposta com maior interesse, obtendo-se uma aprendizagem mais significativa e mais próxima da realidade. Uma vez que esta coloca o estudante como protagonista central, deixando de ser apenas receptor de informações como nos métodos tradicionais de ensino. Ao final desse projeto, terão sido ofertadas vagas para 240 estudantes de ensino fundamental e até 30 professores da rede pública de ensino. Com isso, espera-se que a capacitação de professores e estudantes permita que esses se tornem disseminadores da programação e da robótica educacional na rede pública de ensino. Na primeira edição, foi possível atender os municípios de Osório/RS e Imbé/RS. Já na segunda edição, espera-se ampliar a quantidade de municípios atendidos. Para isso, torna-se necessário renovar os termos de parceria estabelecidos em 2022 e estabelecer novos acordos de parceira.

Entender para explicar: desvendando a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM

Coordenação: SAULO ANTONIO GOMES FILHO

Discentes: Bolsista Max Charlie Spies dos Reis

Resumo: O projeto “Entender para explicar: desvendando a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM” é uma replicação/continuação do Projeto homônimo realizado desde 2016. O projeto prevê oficinas para alunos do último ano do Ensino Médio Integrado e das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio do Litoral Norte Gaúcho. O foco das oficinas será a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, visando não apenas a preparação de conteúdos técnicos sobre a prova, mas também sobre a construção histórica desta, as diretrizes epistemológicas adotadas e a compreensão preliminar que os alunos têm dessas questões. O eixo da extensão constitui o cerne do projeto, visto que o seu objetivo principal é a abertura das oficinas para alunos externos ao IFRS campus Osório. As oficinas serão ministradas semanalmente em conjunto pelos docentes da área de Ciências da Natureza envolvidos, com o auxílio do aluno-bolsista. O objetivo do projeto é não apenas apresentar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aos participantes e discuti-la, mas também – e principalmente –, através da reflexão sobre a constituição da prova e de sua análise crítica, evidenciar a importância da leitura reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a realidade em que estão inseridos.

 

Núcleo de Memória IFRS Campus Osório: histórias e memórias de uma instituição e sua comunidade

Coordenação: MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA /MARCELO VIANNA

Discentes: Bolsista Giulia Marques Alves

Resumo: O Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS Campus Osório, instituído por ocasião das comemorações de dez anos de funcionamento do referido campus (2020), tem como objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus. Entre as ações previstas, encontram-se a prospecção, organização e realização de entrevistas com antigos servidores, ex-servidores e egressos do campus, especialmente aqueles que atuaram em seus primeiros anos, assim como membros da comunidade que tiveram participação em sua instalação. Da mesma forma, serão realizados encontros virtuais, organizados por temáticas de interesse e por segmentos (egressos do Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação, técnicos, docentes e demais membros da comunidade). Tais iniciativas oportunizam apreender as memórias de indivíduos que atuaram em nosso campus, permitindo conhecer mais sobre suas experiências e suas percepções sobre o espaço escolar, a formação escolar adquirida, as relações sociais estabelecidas, entre outros elementos que constituem a trajetória dos entrevistados. Também será dada continuidade à organização da documentação de interesse histórico do IFRS Campus Osório, especialmente seu acervo fotográfico, o que irá subsidiar novas pesquisas sobre a instituição. Em linhas gerais, o NuMem visa constituir um espaço de memória sobre a instituição e seus agentes sociais, permitindo reunir fontes para pesquisas e ações de Ensino e Extensão em História, Educação e demais áreas afins. Espera-se que o NuMem se torne um importante local de referências à comunidade escolar, de modo a compreender a efetividade das políticas institucionais dos Institutos Federais, como seu papel de transformação social através do ensino público, gratuito e de qualidade.

OBMEP na Escola: uma preparação para as olimpíadas de matemática

Coordenação: GUILHERME FERREIRA MONTEIRO/JOSIAS NEUBERT SAVOIS

Discentes: Bolsista Liviah Rodrigues de oliveira e Jéssica Eberhardt Flor

Resumo: Realizar atividades de resolução de problemas de matemática com foco exclusivo na preparação dos alunos para a participação nas olimpíadas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e no concurso internacional Canguru da Matemática. As atividades serão desenvolvidas com alunos do ensino médio e ensino fundamental (8o e 9o anos) de escolas do município de Osório ou da região. Durante o desenvolvimento serão abordados conteúdos de matemática que geralmente são desprezados pela grade curricular atual, além de reforçar os conteúdos mais abordados pela OBMEP. Será utilizado como material de apoio, provas das olimpíadas de matemática anteriores e demais materiais disponibilizados no site da OBMEP. O IMPA e a SBM fornecem apostilas para os alunos participantes do projeto OBMEP na Escola.

AfroGeoLiteratura: a autoria negra geografizando saberes

Coordenação: ADRIANA SILVESTER QUADROS

Discentes: Bolsista Bettina Farias da Costa, Tamires Almeida de Azevedo e Julia Santiago da Silva – Voluntária Maria Eduarda de Sordi Zati

Resumo: O projeto proposto pretende aproximar a Literatura e a Geografia a partir da escrita de autoras negras. A proposta apresentada é a continuidade do projeto iniciado em 2020. Esta edição terá novamente como foco o continente africano. A partir da produção literária de quatro autoras africanas, de diferentes países, serão apresentados ao público aspectos relevantes deste continente e destes países. Os escritos das autoras são impregnados de suas vivências, de formas de apreender e de se relacionar com o mundo. De suas dores, alegrias, poesia, ancestralidades e realidades culturais e sociais. A partir da leitura dos textos destas escritoras, dos lugares de fala destas mulheres e das/dos personagens reais e ficcionais presentes em suas obras, reside a possibilidade de aproximação com a Geografia. Estas narrativas provem de diferentes lugares da África, um continente muito diverso geograficamente. Os participantes do projeto serão instigados a desvendar estes lugares, compreendendo estes espaços a partir de categorias geográficas como as de paisagem, lugar e território e também adquirindo noções de geopolítica. Partindo do conhecimento destas autoras e suas obras e do levantamento de informações a respeito da África, em especial os países de naturalidade das escritoras, as/os estudantes envolvidas/os no projeto realizarão, juntamente com a professora coordenadora, oficinas mensais para estudantes de ensino médio de escolas públicas estaduais do município de Osório e região. Ao final do ano, no mês de novembro, deverá ser realizada uma apresentação, prevendo a participação dos estudantes externos que realizaram as oficinas ao longo do período de desenvolvimento da proposta.

Oficinas de Violão

Coordenação: Gabriel Silveira Pereira/AGNES SCHMELING

Discentes: Bolsista Ester Neziã Watzko

Resumo: Oficinas de violão é uma demanda de jovens da comunidade em geral, desde 2013, quando o campus Osório iniciou as atividades musicais de ensino e extensão. Assim sendo, é um projeto destinado a jovens e adultos (a partir dos 13 anos de idade) da comunidade do litoral norte, que se desenvolverá na sala de música do campus Osório, de maio a dezembro, de forma principalmente presencial, nas segundas-feiras, nos turnos tarde e noite. , nos quais serão ofertadas aulas de instrumentos e atividades que complementem a formação musical dos participantes. Nos encontros além da aprendizagem do violão, serão explorados diferentes aspectos da musicalidade dos participantes – tipos de repertório, fraseados rítmicos e melódicos, acompanhamentos, entre outros aspectos musicais e pessoais).

Oficina de Libras: Aprendizado de língua adicional

Coordenação: ALINE DUBAL MACHADO

Discentes: Bolsistas Laura dos Santos Biedacha e Pedro Terra de Souza Arnoldo

Resumo: O projeto de extensão intitulado Oficina de Libras: Aprendizado de língua adicional, objetiva promover o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a comunidade ouvinte interessada. Assim, intenciona-se que as pessoas ouvintes possam interagir com a comunidade surda, por meio do aprendizado dessa língua gestual-visual – a Libras. Além disso, considera-se que, a partir do aprendizado da Libras como língua adicional para os ouvintes se estabelecerá entre os distintos grupos sociais – surdos e ouvintes, diálogos colaborativos e, por consequência, a eliminação de barreiras comunicativas, possibilitando um processo mais inclusivo em nossa sociedade. A Oficina de Libras, tem como intuito difundir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a fim de que todas as pessoas possam se comunicar e interagir com a comunidade surda, bem como possam aprender esta língua natural (Lei 10.436/02). Outra finalidade deste Projeto é a eliminação de barreiras da comunicação, possibilitando a inclusão das pessoas surdas no meio social e educacional, garantindo-lhes o direito à cidadania, atenção às suas necessidades básicas de comunicação e ao acesso à educação de qualidade. A partir da promulgação do Decreto Federal no. 5626/2005, todas as escolas, instituições de ensino e Universidades do País têm a obrigação legal de oferecer Libras aos profissionais da educação, familiares e interessados.

POLISSENSO

Coordenação: Bruno Serra Acosta /AGNES SCHMELING

Discentes: Bolsista Dioniso Ilha Antunes

Resumo: ‘Polissenso’ é um projeto de extensão que visa a criação e a prática musical nas escolas secundaristas de Osório e região. A já tradicional banda (urbana) do campus Osório, composta por alunos do EMI e ensino superior realizará atividades e apresentações em ambientes externos ao campus. As atividades ocorrerão de maio a dezembro de 2023. Às segundas-feiras, com carga horária de 6 horas semanais, ocorrerão encontros presenciais que servirão para o desenvolvimento de repertório, criação de arranjos, ensaios e contato com instituições de ensino e planejamento das atividades. Os ensaios da Polissenso serão realizados na sala de música do IFRS – Campus Osório e as apresentações e atividades afins da banda ocorrerão em instituições de ensino da comunidade do litoral norte, as quais serão selecionadas após o início das atividades. Esta banda fará apresentações em escolas do município e região, assim como demais momentos aos quais for solicitada. Ocorrerão também atividades tais como oficinas de musicalização e rodas de conversa, gerando interação entre alunos de diferentes instituições, para fomento da prática musical nas escolas e apreensão da música como prática multicultural viva.

Jogos de Empresas para Capacitação Gerencial de Empreendedores Locais

Coordenação: MARCIO TELLES PORTAL

Discente Voluntário: Luís Antônio dos Santos Milanezi

Resumo: Desde 2018 o proponente deste projeto tem aplicado anualmente de forma bem-sucedida a metodologia de Jogos de Empresas em disciplina de um curso superior de gestão. A intenção com este projeto é oportunizar à comunidade externa (gestores e empreendedores, e outros interessados em gestão de negócios) uma oportunidade de aperfeiçoamento de suas capacidades gerenciais. O proponente desta proposta tem relações com empresários locais, alunos empresários e a Associação Comercial local, e tem recebido manifestações de interesse e indicações da importância da oferta de atividade extensionista desta natureza para a comunidade externa. Adicionalmente, o Conselho Regional de Desenvolvido (COREDE) do Litoral Norte identificou que a baixa capacitação do empreendedor da região onde encontra-se o IFRS Campus Osório como uma das fraquezas para vencer os desafios de desenvolvimento regional até 2030 (COREDE-LN, 2015). Portanto, a oferta de oportunidade de qualificação gerencial como enfoque mais prático pode contribuir para atenuar a referida deficiência e atingir um dos objetivos institucionais do IFRS. A gestão empresarial é um campo de conhecimento fundamental para o sucesso das organizações e para o desenvolvimento econômico. No entanto, muitos gestores enfrentam dificuldades para aplicar conceitos teóricos em situações práticas, especialmente em um ambiente cada vez mais complexo e competitivo. Tal situação coloca a capacidade gerencial como um dos principais fatores contribuintes da mortalidade de empresas, seja pela ausência do comportamento empreendedor, seja pela ausência do planejamento prévio (SEBRAE, 2008). Nesse sentido, os jogos de empresas são técnicas que permitem aos participantes experimentar situações reais de gestão, testar estratégias e tomar decisões em um ambiente controlado e seguro, oportunizando o desenvolvimento das habilidades de gestão necessárias neste contexto (BUTZKE; ALBERTON, 2017). A oferta de um projeto de extensão com essa temática contribui para a formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho do Século XXI. Ao vivenciar situações reais de gestão e aprender com erros e acertos, os participantes desenvolvem habilidades como liderança, negociação, tomada de decisão, trabalho em equipe e pensamento estratégico, que são altamente valorizadas pelas empresas (WORLD ECONOMIC FORUM, 2015). Os objetivos gerais do presente projeto de extensão com foco em promover a qualificação da gestão de empresas locais por meio de jogos de simulação empresarial (jogos de empresas) com uso de software são: -Oferecer à comunidade externa a oportunidade de vivenciar, por meio de jogos de empresas, situações reais de gestão empresarial, possibilitando o desenvolvimento de habilidades gerenciais e empreendedoras. -Promover a capacitação em gestão empresarial por meio do uso de softwares de simulação empresarial, possibilitando a aplicação prática de conceitos e técnicas de gestão. -Contribuir para o fortalecimento da cultura empreendedora e do desenvolvimento regional. -Estimular a inovação e aplicação de novas tecnologias em gestão empresarial, por meio do uso de software de simulação empresarial. A metodologia necessária para desenvolver e executar o projeto de extensão universitária com foco em promover a qualificação da gestão de empresas por meio de jogos de empresas envolve etapas como planejamento, seleção dos participantes, capacitação dos facilitadores, preparação dos materiais, realização das atividades, acompanhamento e avaliação, e elaboração do relatório final. O Jogo a ser usado é uma simulação de estratégia em modelo de oligopólio que possibilita a escolha de diferentes estratégias de ação, onde questões relativas ao risco e retorno de empreendimentos podem ser articuladas de diferentes maneiras para atingir os objetivos de longo prazo. Dentre os resultados esperados estão: -Atender a demanda observada por parte de empresários e candidatos a empreendedores locais. – Contribuição para a formação de profissionais qualificados em gestão empresarial, capazes de atuar em diferentes áreas e setores econômicos. -Desenvolvimento de habilidades gerenciais e empreendedoras por meio de experiências práticas de simulação empresarial; -Capacitação de estudantes e profissionais para a aplicação de conceitos e técnicas de gestão em empresas e organizações; -Desenvolvimento de parcerias e redes de colaboração entre as instituições envolvidas no projeto; -Estímulo à cooperação e a troca de experiências entre os participantes, contribuindo para a formação de redes de conhecimento em gestão empresarial. Para verificar se os objetivos gerais do projeto de extensão foram atingidos, será necessário estabelecer indicadores e meios de avaliação. Algumas possíveis estratégias de avaliação incluem: avaliação do desempenho dos participantes; avaliação dos resultados da aplicação prática de conceitos e técnicas de gestão; avaliação do impacto na promoção do empreendedorismo e do desenvolvimento regional, e avaliação da satisfação dos participantes: realização de uma pesquisa de satisfação dos participantes, a fim de avaliar a efetividade do projeto e identificar possíveis melhorias para futuras edições. Dessa forma, a avaliação dos resultados e do impacto do projeto em relação aos objetivos gerais estabelecidos pode ser realizada por meio da combinação de diferentes estratégias de avaliação, possibilitando a identificação dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria do projeto e a sua continuidade e aprimoramento em futuras edições. Por fim, a oferta de um projeto de extensão universitária com foco em jogos de empresas está alinhada com a missão do IFRS de promover a formação de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do país. Dessa forma, contribui para o cumprimento de sua responsabilidade social e para o fortalecimento da instituição em relação à sua comunidade.

Programando Fácil (6ª edição)

Coordenação: ANELISE LEMKE KOLOGESKI

Discentes: Bolsista Rafaela Matsubara Caruso – Voluntários(as) José Artur Costa De Souza, Ana Clara Souza Cecconello, Ben-Hur Venturini de Toledo, Laura dos Santos Biedacha

Resumo: O projeto de extensão ‘Programando Fácil: Conhecendo a Computação’ visa proporcionar um primeiro contato com a Computação para os alunos da Educação Básica das escolas da região do Litoral Norte Gaúcho, através do desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional com o uso de ferramentas plugadas e desplugadas da Tecnologia da Informação. Desta forma, pretendemos apresentar aos alunos um pouco do universo que envolve a grande área da Informática, a fim de contribuir para o seu conhecimento, e a fim de divulgar o curso Técnico de Informática do IFRS Campus Osório. Neste sentido, o objetivo deste projeto será contribuir para a consolidação do conhecimento dos participantes, oferecendo oficinas de programação básica, de forma lúdica, envolvendo o uso de jogos, o raciocínio lógico e o pensamento computacional, e também oferecendo oportunidade de formação docente para os professores participantes. O projeto já foi realizado em 5 edições anteriores, obtendo um retorno bastante positivo dos alunos e professores participantes, atendendo mais de 550 pessoas, das quais 80 já se inscreveram para algum dos processos seletivos do IFRS. Dentre os resultados, espera-se que os alunos se familiarizem com a tecnologia, contribuindo positivamente para a desenvolvimento do raciocínio lógico, oferecendo e compartilhando momentos de aprendizado e trocas de experiências junto aos professores e aluno(s) bolsista(s) participantes, além da oferta de inclusão digital aos participantes.

Clube de Astronomia IFRS/Campus Osório

Coordenação: MARLA HECKLER

Discentes: Bolsistas Amanda Beatriz Lemes Serafim e Ana Carolina Pieruccini dos Santos – Voluntários(as) JOÃO GUILHERME DA SILVA COSTA, NATÁLIA DE ABREU EUZEBIO e CAMILLY CAROLINE DA SILVA

Resumo: O Clube de Astronomia IFRS/Campus Osório visa oferecer um espaço extraclasse para que alunos do ensino básico possam discutir Ciências usando a Astronomia como recurso didático. A Astronomia além de ser uma ciência multidisciplinar atrai a atenção e desperta a curiosidade do público em geral, inclusive dos jovens, que são os matriculados no ensino básico regular. Sendo por esse motivo considerada na literatura como uma ferramenta valiosa para estimular o interesse pela Ciências (Física, Química e Biologia e também da Matemática), melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico tecnológicas. Os participantes do Clube serão estimulados a desenvolver um projeto em uma temática de seu interesse, construir aparatos experimentais de baixo custo para observar e entender fenômenos astronômicos e a participar de campanhas nacionais e internacionais de educação em Astronomia tais como a busca de asteroides, as olimpíadas de conhecimento científico, entre outros. Sendo assim, as atividades desenvolvidas por este projeto basicamente consistem de: 1) elaboração de oficinas para e pelos estudantes utilizando a metodologia de pequenos projetos, 2) construção e desenvolvimento de materiais de baixo custo para auxiliar o reconhecimento e observação do céu e 3) palestras com especialistas da área de astronomia e ciências afins e alunos que já participaram do Clube que visam além de estimular, fundamentar os estudos realizados. Desta forma, com as ações propostas pelo Clube, espera-se estimular o ensino e aprendizagem de uma ciência cidadã, oportunizar a discussão de descobertas científicas recentes e despertar o gosto dos jovens pelas Ciências, em especial, de Física.

Oficinas de Flauta

Coordenação: Elisa Daminelli/AGNES SCHMELING

Discentes: Bolsista Manuela Krauss

Resumo: Oficinas de flauta é um projeto voltado para a comunidade do litoral norte, a partir dos 11 anos de idade e tem como principal objetivo ofertar o aprendizado do flauta e valorizar a música no cotidiano dos participantes, como elemento sociocultural. São práticas musicais individuais e ou coletivas, ocorrendo semanalmente por encontros presenciais de até 45 min cada, conduzidos pela professora de música e pelo/a bolsista do projeto. Será desenvolvido de maio a novembro do presente ano com uma carga horária de 20 horas e oferece certificação para quem tiver 75% de presença. Ofertar o acesso, o contato, a troca, o aprendizado, tem sido meta deste projeto desenvolvido desde 2013, aflorando nos participantes a criatividade, a reflexão, a crítica músico-cultural, o bem estar e o gosto pela música. Neste ano, visa atender a 50 participantes ofertando a aprendizagem do instrumento musical flauta, executando músicas de sua escolha. O projeto se torna relevante pela procura por parte da comunidade externa, principalmente de jovens das escolas públicas de Osório, por aulas de violão e por entender que a Educação Musical é importantíssima na formação do indivíduo e de uma sociedade sadia. O litoral norte do RS tem-se mostrado uma região de significativo consumo e cultivo cultural e o Programa Música no IFRS campus Osório tem sido referência em proporcionar o fazer musical à comunidade em geral, em desenvolver um trabalho de qualidade artístico cultural.

FLAUTASOAR

Coordenação: Elisa Daminelli /AGNES SCHMELING

Discentes: Bolsista Jean Victor Santos Caetano

Resumo: FLAUTASOAR é um projeto de educação musical ofertada à comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto-Maquiné/RS. Iniciou em 2021 numa parceria do IFRS com a Prefeitura Municipal de Maquiné/Secretaria de Educação e Cultura. Surgiu da demanda da escola municipal que desejava ter a presença das Artes/Música na educação integral de sua comunidade, que se situa num bairro da cidade, violento, de grande vulnerabilidade social. Desta forma, o principal objetivo do projeto é oportunizar a socialização por meio da música, a aprendizagem de um instrumento musical (flauta doce, violão, percussão, voz) e a participação no grupo instrumental e no grupo de teatro da escola. Metodologicamente está organizado por meio de oficinas/aulas de instrumento realizadas em pequenos grupos e de práticas artísticas coletivas, que ocorrem uma vez por semana, na própria escola, além de ensaios extras. Atende diretamente a 40 alunos, entre 10 e 17 anos de idade, e indiretamente às famílias que participam do fazer musical por meio de seus filhos/filhas, que executam um repertório musical significativo a eles. As aulas são ministradas pela professora de música do campus Osório, em conjunto com os bolsistas que possuem diferentes habilidades musicais e assim podem conduzir pequenos grupos a auxiliar na prática do grupo instrumental. O projeto também efetiva o cumprimento da lei n°13.278/16, que implementa o ensino das Artes no ensino Básico, propiciando o desenvolvimento da criatividade, da sensibilização, da reflexão crítica, do bem estar e do gosto pela música dos participantes e da comunidade que os rodeia. FLAUTASOAR, assegura a permanência e êxito dos alunos na escola, incentiva e promove a presença e participação das famílias no contexto escolar e assim, amenizar as injustiças sociais impostas. A incorporação da educação musical na escola pressupõe a transversalização, como princípio educativo, entre a extensão, o ensino e a pesquisa. Agregar, difundir culturas locais, regionais, nacionais e internacionais, levando à construção de novas formas de compreender e expressar o mundo e os diversos grupos sociais. Nesse sentido, essa proposta tem consequências diretas sobre a qualidade do ensino, a formação do homem, a transformação do sujeito em diferentes contextos por meio da música/das Artes e o encaminhamento à reflexão científica a respeito do papel da educação musical na formação humana.

Manifesto à resistência: um espetáculo do Grupo Instrumental do IFRS – Campus Osório

Coordenação: Ingrid Goncalves Caseira/AGNES SCHMELING

Discentes: Bolsista Klaus Saraiva Kaiser – Voluntários(as) Amanda Mesquita Goldani

Resumo: O Grupo Instrumental do IFRS – Campus Osório, apresentado no ano vigente através do espetáculo “Manifesto à resistência: persistir, insistir e resistir”, trata de um projeto idealizado pelo grupo discente da instituição a partir do desejo comum em restabelecer os laços artísticos intensamente presentes no Campus Osório. Com a finalidade de atender os elementos fundamentais para uma formação integral e humanizada no contexto educacional da região, o Grupo Instrumental do IFRS – Campus Osório aspira levar o novo espetáculo, junto de oficinas acerca da temática abordada, para instituições educacionais do litoral norte gaúcho, reforçando o desenvolvimento da reflexão crítica e de construção coletiva tangente aos valores sociais relacionados à equidade de direitos, caráter democrático e respeito a diversidade social e cultural. A partir do espetáculo elaborado em torno do tema “liberdade”, em 2022, identificou-se intensa participação e envolvimento dos estudantes no que diz respeito ao fazer artístico, sendo esse engajamento fruto do incentivo à autonomia discente e do processo de democratização do acesso à arte e cultura, bem como às liberdades individuais. Em vista disso, surge a demanda de apresentar a música, ramificada em diferentes manifestações artísticas, à comunidade externa. Os procedimentos metodológicos que envolvem a realização do projeto ocorrerão por meio da pesquisa acerca dos elementos históricos, sociais e culturais que envolvem a resistência estudantil no contexto brasileiro e internacional, da organização do espetáculo no que se refere ao repertório, interlúdios, performance, cenário e disposição de palco e de ensaios semanais que ocorrerão semanalmente na sala de música do campus Osório. Paralelo ao trabalho de preparação, dá-se início à divulgação do espetáculo e às apresentações e oficinas para a comunidade escolar externa vinculada ao projeto. Objetiva-se, com o projeto, contribuir para a formação integral dos estudantes, atendendo a, no mínimo, 10 escolas, além de apresentações em outros espaços públicos, bem como promover e incentivar a musicalização no âmbito escolar da comunidade do litoral norte. Também, assegurar a reflexão da música no contexto social em que cada comunidade escolar está inserida, a valorização das individualidades e apresentação de diferentes gêneros musicais. Entende-se, através do exposto, o entendimento da importância da música na Educação Básica a que refere-se a garantia da permanência, êxito e participação dos estudantes na conjuntura institucional, conferindo a arte enquanto elemento sociocultural de reflexo das realidades cotidianas dos estudantes e seus anseios, a fim de torná-la um agente potencializador da transformação. Ademais, ressalta-se o cumprimento da lei n°13.278/16, que implementa o ensino das Artes no Ensino Básico.

Oficinas de Percussão

Coordenação: Abel da Silveira Viana/AGNES SCHMELING

Discentes: Bolsista Lucas Cantanhede Guerra

Resumo: Oficinas de percussão é uma demanda da comunidade do litoral norte desde 2013, quando o campus Osório iniciou as atividades musicais de ensino e extensão. É um projeto destinado a jovens e adultos (a partir dos 13 anos de idade) da comunidade do litoral norte, se desenvolverá na sala de música do campus Osório, de maio a novembro, de forma principalmente presencial, nos quais serão ofertadas contato com diferentes instrumentos de percussão e atividades que complementam a formação musical dos participantes. Será ministrado pelo/a bolsista do projeto. Nos encontros além da aprendizagem da percussão, serão explorados diferentes aspectos da musicalidade dos participantes – tipos de repertório e fraseados rítmicos, acompanhamentos, entre outros aspectos musicais e pessoais. Haverá certificação de participação para os participantes que tiverem, no mínimo, 75% de presença.

SABÃO E SABERES: VIVÊNCIAS A PARTIR DE UMA EMPRESA SIMULADA

Coordenação: CINTIA LISIANE DA SILVA RENZ

Discentes: Bolsista Danieli da Rosa Borges – Voluntária MARINA DA SILVEIRA MATOS DA SILVA

Resumo: O projeto visa oferecer conhecimentos técnicos da área da administração, com foco na produção e comercialização de sabão ecológico às mulheres em situação de vulnerabilidade social da comunidade de Maquiné. O projeto foi demandado pela Escola de Ensino Fundamental Floriano Peixoto do município como forma de oportunizar qualificação para as mães dos alunos. Os conhecimentos técnicos serão desenvolvidos por estudantes bolsistas do Ensino Médio Integrado em Administração do IFRS Campus Osório, os quais poderão praticar os conceitos trabalhados no currículo quanto a operacionalização de uma empresa. Será desenvolvido em 12 semanas com duração de três horas e meia por semana realizadas nas dependências da escola demandante, no turno da tarde. O projeto será acompanhado por professores do campus e a metodologia dos encontros será apoiada por material impresso que rege a organização e estruturação da empresa simulada. A carta de demanda da escola consta como anexo.

EDITAL Nº 03/2023 – PROEX-REI – Registro de ações de extensão sem auxílio financeiro – Fluxo Contínuo Permanente

Curso de Proeja FIC em Operador de Computador

Coordenação: MARCELO PARAVISI

Discentes Voluntário(a): Gabriel da Silva dos Anjos

Resumo: Oferta de Proeja Fic, “Operador de Computador”, para 30 estudantes de Ensino Fundamental no município de Osório- RS vinculado à Rede Estadual de Ensino de abrangência da 11a Coordenadoria Regional de Educação.

 

Gênero e sexualidade: caminhos para uma sociedade equânime

Coordenação: MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA

Resumo: O Curso de Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional atende um público diverso, no qual conta-se com estudantes já licenciados, que atuam como docentes, até pessoas não-licenciadas, que atuam ou querem atuar como docentes na educação profissional. Além da dialogicidade realizada no âmbito das atividades curriculares, este ano pretende-se realizar ações que visam promover o debate e a reflexão acerca de temas relacionados à educação, buscando compreender suas especificidades e pensar alternativas para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Tais ações inspiraram-se em uma experiência ocorrida durante o contexto pandêmico, na qual organizou-se três ciclos de palestras que fomentaram grandes reflexões, além de constituírem-se como um elo entre o corpo discente do curso e a instituição. Nessa perspectiva, essa proposta busca desenvolver uma séries de encontros presenciais, híbridos e virtuais, com a participação de professores convidados, para debater diferentes questões e temáticas relacionadas à Educação. Tem como objetivo de ampliar conhecimentos dos participantes e incentivar a reflexão sobre tais temáticas, tornando-se também um espaço de acolhimento e formação. Nesse contexto, pretende também estabelecer o contato entre a instituição e o público interno e externo, através da participação nas atividades que serão realizadas de forma virtual, mantendo o vínculo entre a instituição e a comunidade na qual está inserida. Esta ação encontra-se vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, cuja atuação almeja fomentar a igualdade de gênero. Objetiva-se realizar uma mesa-redonda, na qual reflexões e diálogos sobre o tema possam ser abordados.

 

Inclusão: desafios para uma escola inclusiva

Coordenação: MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA

Resumo: O Curso de Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional atende um público diverso, no qual conta-se com estudantes já licenciados, que atuam como docentes, até pessoas não-licenciadas, que atuam ou querem atuar como docentes na educação profissional. Além da dialogicidade realizada no âmbito das atividades curriculares, este ano pretende-se realizar ações que visam promover o debate e a reflexão acerca de temas relacionados à educação, buscando compreender suas especificidades e pensar alternativas para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Tais ações inspiraram-se em uma experiência ocorrida durante o contexto pandêmico, na qual organizou-se três ciclos de palestras que fomentaram grandes reflexões, além de constituírem-se como um elo entre o corpo discente do curso e a instituição. Nessa perspectiva, essa proposta busca desenvolver uma séries de encontros presenciais, híbridos e virtuais, com a participação de professores convidados, para debater diferentes questões e temáticas relacionadas à Educação. Tem como objetivo de ampliar conhecimentos dos participantes e incentivar a reflexão sobre tais temáticas, tornando-se também um espaço de acolhimento e formação. Nesse contexto, pretende também estabelecer o contato entre a instituição e o público interno e externo, através da participação nas atividades que serão realizadas de forma virtual, mantendo o vínculo entre a instituição e a comunidade na qual está inserida. Esta ação, especificamente, encontra-se vinculada ao compromisso com a inclusão, o qual encontra-se nas origens de nossa própria instituição. Destaca-se que cada Campus conta com um Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas, o qual promove um trabalho muito atento junto ao corpo discente e realiza diálogo constante com a comunidade. Espera-se, a partir dessa relação, oferecer uma oficina sobre inclusão para os estudantes do Curso de Pós-graduação e das licenciaturas, bem como para a comunidade externa.

 

Políticas Públicas em Educação

Coordenação: MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA

Resumo: O Curso de Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional atende um público diverso, no qual conta-se com estudantes já licenciados, que atuam como docentes, até pessoas não-licenciadas, que atuam ou querem atuar como docentes na educação profissional. Além da dialogicidade realizada no âmbito das atividades curriculares, este ano pretende-se realizar ações que visam promover o debate e a reflexão acerca de temas relacionados à educação, buscando compreender suas especificidades e pensar alternativas para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Tais ações inspiraram-se em uma experiência ocorrida durante o contexto pandêmico, na qual organizou-se três ciclos de palestras que fomentaram grandes reflexões, além de constituírem-se como um elo entre o corpo discente do curso e a instituição. Nessa perspectiva, essa proposta busca desenvolver uma séries de encontros presenciais, híbridos e virtuais, com a participação de professores convidados, para debater diferentes questões e temáticas relacionadas à Educação. Tem como objetivo de ampliar conhecimentos dos participantes e incentivar a reflexão sobre tais temáticas, tornando-se também um espaço de acolhimento e formação. Nesse contexto, pretende também estabelecer o contato entre a instituição e o público interno e externo, através da participação nas atividades que serão realizadas de forma virtual, mantendo o vínculo entre a instituição e a comunidade na qual está inserida. Esta ação, especificamente, encontra-se vinculada ao compromisso com a inclusão, o qual encontra-se nas origens de nossa própria instituição. Destaca-se que cada Campus conta com um Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas, com o qual pretende-se organizar uma mesa que promova uma discussão sobre relações étnico-raciais e políticas púbicas em educação.

 

Trabalho e Educação: desafios na educação básica e profissional

Coordenação: MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA

Resumo: O Curso de Pós-Graduação em Educação Básica e Profissional atende um público diverso, no qual conta-se com estudantes já licenciados, que atuam como docentes, até pessoas não-licenciadas, que atuam ou querem atuar como docentes na educação profissional. Além da dialogicidade realizada no âmbito das atividades curriculares, este ano, a partir de uma experiência ocorrida durante o contexto pandêmico, ou seja, a organização dos três ciclos de palestras que fomentaram grandes reflexões, além de constituírem-se como um elo entre o corpo discente do curso e a instituição, este ano, pretende-se realizar ações que visam promover o debate e a reflexão acerca de temas relacionados à educação, buscando compreender suas especificidades e pensar alternativas para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Nessa perspectiva, essa proposta busca desenvolver uma séries de encontros presenciais, híbridos e virtuais, com a participação de professores convidados, para debater diferentes questões e temáticas relacionadas à Educação. Tem como objetivo de ampliar conhecimentos dos participantes e incentivar a reflexão sobre tais temáticas, tornando-se também um espaço de acolhimento e formação. Nesse contexto, pretende também estabelecer o contato entre a instituição e o público interno e externo, através da participação nas atividades que serão

 

REDE MESOL: FORÇA DE TRABALHO PARA A EQUIDADE DE GÊNERO NO SETOR DE ENERGIA SOLAR

Coordenação: ELISA DAMINELLI

Resumo: Esta ação tem como objetivo propor a reflexão sobre o papel das mulheres nas ciências exatas. Trata-se de uma ação, vinculada ao NEPGS do Campus Osório, fazendo referência ao dia internacional da mulher, 8 de março. A proposta justifica-se pela necessidade de debater temas relacionados às lutas feministas e a busca por direitos, justiça e igualdade de gênero. Nessa perspectiva, a palestra busca promover o debate e a reflexão acerca da representação feminina nas áreas de ciências exatas e engenharias. A ação buscam impactar diretamente a comunidade interna da instituição e também mobilizar a comunidade externa para as questões referentes a desigualdade de gênero. A proposta poderá colaborar para que as estudantes possam ser incentivadas e se aproximem das áreas de ciências exatas, tendo como inspiração a trajetória acadêmica da palestrante convidada.

 

Oficina de Libras: Língua Brasileira de Sinais como língua adicional

Coordenação: ALINE DUBAL MACHADO

Resumo: O presente projeto de extensão, objetiva promover o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a comunidade ouvinte interessada. Assim, intenciona-se que as pessoas ouvintes possam interagir com a comunidade surda, por meio do aprendizado dessa língua gestual-visual – a Libras. Além disso, considera-se que, a partir do aprendizado da Libras como língua adicional para os ouvintes se estabelecerá entre os distintos grupos sociais – surdos e ouvintes, diálogos colaborativos e, por consequência, a eliminação de barreiras comunicativas, possibilitando um processo mais inclusivo em nossa sociedade. A Oficina de Libras, tem como intuito difundir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a fim de que todas as pessoas possam se comunicar e interagir com a comunidade surda, bem como possam aprender esta língua natural (Lei 10.436/02). Outra finalidade deste Projeto é a eliminação de barreiras da comunicação, possibilitando a inclusão das pessoas surdas no meio social e educacional, garantindo-lhes o direito à cidadania, atenção às suas necessidades básicas de comunicação e ao acesso à educação de qualidade. A partir da promulgação do Decreto Federal no. 5626/2005, todas as escolas, instituições de ensino e Universidades do País têm a obrigação legal de oferecer Libras aos profissionais da educação, familiares e interessados.

 

Possibilidades de Ensino de Matemática para o Ensino Médio – Oficina

Coordenação: LISANDRO BITENCOURT MACHADO

Discentes Voluntários(as): Rafaela de Andrades Germano, Caroline de Souza Vargas, e Adriano Martins Pereira

Resumo: O projeto, que está vinculado a disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática II – Ensino Médio, será ofertado aos acadêmicos com o intuito de possibilitar que eles coloquem em prática as reflexões e propostas elaboradas no componente curricular, pois é de extrema relevância que eles conheçam as diversas realidades das instituições de ensino, para que ao fazer parte destas vivências adquira novas experiências para o seu processo de formação, ou seja, que aprimorem seus saberes profissionais (TARDIF, 2012). A proposta é que o acadêmico realize uma oficina de 2 horas com uma turma de Ensino Médio, em uma escola da sua região. Para iniciar este projeto, será realizado um primeiro contato junto a uma escola de Ensino Médio a fim de construir um diálogo junto a um docente da área da matemática, para definir alguns pontos estratégicos como: indicação de uma turma do ensino médio, metodologia de trabalho deste docente, uma data e horário desta aula e qual o tema será abordado neste encontro. Uma vez definido isso, os acadêmicos deverão junto ao professor ministrante da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática II – Ensino Médio, elaborar uma sequência didática que contemple, ao mesmo tempo os aspectos didáticos-pedagógicos da escola, e também, as reflexões sobre as práticas estudadas e analisadas na academia. Após a elaboração desta sequência didática, e com a chancela tanto do professor da escola quanto o da disciplina de Laboratório II, o acadêmico fará a sua aplicação, e no retorno a academia realizará o debate com colegas, e as reflexões sobre sua prática em sala de aula, apontando aspectos relacionados a contribuição de ensino e aprendizagem aos estudantes do Ensino Médio, bem como a análise da sua experiência in loco. Neste debate final, espera-se que os acadêmicos tenham agregado novas experiências que serão importantes no desenvolver de suas práticas futuras como, por exemplo, os estágios. O projeto, que está vinculado a disciplina de Laboratório II – Ensino Médio, será ofertado aos acadêmicos com o intuito de colocar em prática as reflexões do componente curricular. A proposta é de que ele realize uma oficina de 2 horas com uma turma de Ensino Médio. Inicialmente, será feito um contato junto a uma escola de Ensino Médio a fim de construir um diálogo com o(a) docente da área da matemática, para definir alguns pontos como: indicação de turma, metodologia de trabalho, data e horário e qual o tema abordado. Definido isso, os acadêmicos deverão junto ao professor da disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática II – Ensino Médio, elaborar uma sequência didática que contemple, os aspectos didáticos-pedagógicos da escola, e as reflexões sobre as práticas estudadas. Na sequência, com a chancela dos professores da escola e da disciplina de Laboratório II, o acadêmico fará a sua aplicação, e no retorno realizará um debate, e as reflexões sobre sua prática em sala de aula, apontando aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem dos estudantes, e a análise da sua experiência. Neste debate final, espera-se que os acadêmicos tenham agregado experiências que serão importantes no desenvolver de suas futuras práticas.

 

Boas práticas em serviços de alimentação com foco em panificação e confeitaria

Coordenação: MONICA IKEDA

Discentes Voluntários(as): MARIA EDUARDA PAIVA HAHN

Resumo: O projeto visa oportunizar o aprendizado no segmento de alimentos, no que se refere às boas práticas de fabricação. A proposta aborda orientações sobre a utilização adequada de utensílios e equipamentos, presentes no laboratório de panificação do IFRS campus Osório, bem como, a instrução sobre as normas de manipulação impostas em legislação, discutindo os conceitos de higiene, controle de qualidade e segurança alimentar. Para a efetiva execução do projeto, estima-se realizar atividades teórico-práticas com elaborações de merengues, bases de tortas, bases de bolos, pão francês e pizza funcional. A escolha e a ordem de produção dos produtos a serem desenvolvidos foram determinadas devido à relação entre os conhecimentos teóricos e suas aplicações práticas, além de possibilitar o aprendizado referente ao manuseio de massas, métodos de mistura, etapas de panificação e conceitos sobre alimentos funcionais. Por fim, o projeto visa evitar a ocorrência de erros comuns vistos na manipulação de alimentos, promovendo maior segurança, saúde e qualidade aos manipuladores e à comunidade que os cerca.

 

Precificação de produtos e serviços em Turismo e em Artesanato

Coordenação: Bianca Pugen

Resumo: O curso pretende atender demanda do grupo Osório Rural e das artesãs do município, que buscam qualificar a oferta de seus produtos e serviços a partir do conhecimento sobre formas de precificar seu trabalho. As aulas versarão sobre Turismo e Hospitalidade; diferenciação de produtos e serviços e formas de precificação de produtos e serviços. O curso será ofertado no Laboratório de Turismo e Hospitalidade do IFRS – Campus Osório.

 

BioIF extensão: Registrando a biodiversidade e contribuindo para a ciência cidadã

Coordenação: LISIANE ZANELLA

Discentes Voluntários(as): Tamires Almeida de Azevedo, Bettina Farias da Costa, Larissa Cardoso de Aguiar, Letícia Feltrim Alves, Arthur Godinho Borges

Resumo: O Litoral Norte gaúcho apresenta variadas formações geográficas e tipos de vegetação, e uma grande diversidade de seres vivos, em especial, artrópodes e plantas. No entanto, grande parte da população regional desconhece a grande diversidade desses pequenos animais e também das diferentes plantas que ocorrem na região, contribuindo, inclusive, para a perpetuação de mitos e crenças culturais negativas com relação a esses seres vivos. No âmbito escolar, é recorrente a constatação de que essa temática é desenvolvida de forma fragmentada, muitas vezes, sem vincular o conteúdo da sala de aula com o cotidiano dos estudantes. O ensino dos artrópodes é importante para a compreensão sobre sua vasta biodiversidade e importância nos ecossistemas e na manutenção da vida do planeta. A busca por diferentes estratégias didáticas e novas metodologias de ensino pode contribuir de forma efetiva para conectar teoria e prática, favorecer a aprendizagem dos estudantes, e tornar a construção de conhecimentos mais significativa. Dessa forma, o objetivo deste curso é oferecer a oportunidade às comunidades interna e externa ao IFRS Osório de conhecer artrópodes e plantas que ocorrem no Litoral Norte gaúcho, com o foco no registro fotográfico desses organismos, instigando a aprendizagem significativa sobre a biodiversidade e a importância dos artrópodes e das plantas, democratizando os conhecimentos biológicos relacionados, para sua conservação e para a formação do pensamento crítico. O curso será ofertado em encontros semanais, com duas turmas de participantes, uma em cada turno, onde serão abordadas estratégias para o registro da biodiversidade com qualidade e a utilização de aplicativos como o iNaturalist, que é uma comunidade virtual para a Ciência Cidadã, em que participam naturalistas e pesquisadores especialistas na identificação dos mais variados grupos de seres vivos. Também serão realizadas expedições urbanas a áreas verdes para a realização de práticas de registros fotográficos. Tanto no início como no final do curso faremos uma avaliação dos conhecimentos dos participantes e também uma avaliação do curso por eles. Esperamos que o curso favoreça a aprendizagem sobre artrópodes e plantas, promovendo um maior interesse e motivação dos participantes na própria construção do conhecimento, e que a utilização do aplicativo iNaturalist sirva como um incentivo para que observem os seres vivos ao seu redor, realizando registros fotográficos que poderão contribuir para a ciência cidadã.

 

Oficinas de jardinagem e paisagismo ecológico

Coordenação: LISIANE ZANELLA

Resumo: A oficina de Jardinagem e paisagismo ecológico, surge como uma ferramenta fundamental para o resgate de equilíbrio de espaços, proporcionando harmonia e bem-estar aos ambientes do IFRS Campus Osório. O contato com o meio ambiente, em um ambiente esteticamente pensado, estimulam o pensamento crítico, a melhora da saúde física e mental. Os espaços serão trabalhados de forma a possibilitar a estruturação de espaços de aula alternativos, espaços de lazer e contemplação, que poderão ser aperfeiçoados e aprimorados ao longo do tempo, a partir da aquisição de bancos e outros equipamentos. Os participantes da oficina terão a oportunidade de aprender de forma prática sobre como planejar e executar canteiros biodiversos, utilizar a compostagem para melhorar a saúde das plantas e evitar pragas, conhecer espécies nativas que podem ser utilizadas para a alimentação (PANC) e para fins medicinais e também para o paisagismo, de modo a contribuir com a produção de alimentos orgânicos e a segurança alimentar e nutricional.

 

Oficinas de Compostagem

Coordenação: LISIANE ZANELLA

A principal alternativa para a redução do impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos gerados em abundância pela sociedade atual, caracterizada pelo consumo desenfreado e descarte irresponsável, é o Gerenciamento Integrado desse material – reunião de diversos órgãos da sociedade civil e da administração pública buscando realizar uma melhor gestão desses resíduos (IBAM, 2001). Para implementá-la, é necessário desenvolver iniciativas de sensibilização e conscientização da população. Visando contribuir com esse gerenciamento, as oficinas de compostagem visam orientar as comunidades interna e externa do IFRS Campus Osório, sobre a separação e a destinação correta dos resíduos sólidos. Serão realizadas as seguintes etapas: organização de momentos de formação interna (palestras, oficinas, etc. A serem ministradas tanto por integrantes da equipe como também por agentes externos, como membros Secretarias do Meio Ambiente, Emater, entre outros); elaboração de materiais para a divulgação do conteúdo e, por fim, criação e oferta de oficinas de sensibilização voltadas à comunidade interna.

 

Programa de Ações do NEA Osório 2023

Coordenação: LISIANE ZANELLA

Discentes Voluntários(as): Matheus Flor Gonçalves, MARIA LUIZA MESQUITA DA SILVA, RAFAELA FERREIRA FLORINDA, RAYSSA AMANDA DA SILVA MENEZES, BIBIANA SCHUMACKER BULGARI

Resumo: O Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental – NEA, do campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), criado por Portaria instituída pelo Campus, é um espaço recente na Instituição, que tem como foco estimular e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas à temática da educação ambiental e todas as suas interfaces. A ação que estamos propondo estará inicialmente pautada em desenvolver uma série de atividade voltadas à sensibilização das comunidades interna e externa sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos gerados dentro e fora da instituição, colaborando com setores ligados a essa temática, como associações e/ou cooperativas de catadores, envolvendo a comunidade interna e externa. A temática ambiental deve ser trabalhada dentro e fora dos portões do IFRS Campus Osório, atrelada ao desenvolvimento de ações de sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Turismo Rural

Coordenação: MÁRCIO ROGÉRIO OLIVATO POZZER

Discentes Voluntários(as): RENAN MÜLLER, GISELE LIMA LESSA, ANDREA ROSA, MARTINS, FRANCIELE LIMA DA SILVA, GILBERTO RENATO KOELZER JÚNIOR

Resumo: O projeto de Turismo Rural consiste em prestação de assessoria técnica aos empreendimentos solidários que estão em fase de pré-incubação no território do Morro da Borússia em Osório/RS. O objetivo é fornecer ferramentas de gestão que auxiliem em seus planejamentos estratégicos, bem como conhecimentos da área de turismo e inovação com a finalidade de transformar os atrativos turísticos da região em produtos.

 

Wikiescolas: mapeamento colaborativo de escolas públicas brasileiras

Coordenação: BRUNO CHAGAS ALVES FERNANDES

Discentes Voluntários(as): INAÊ DE BORBA ROSA

Resumo: Na contemporaneidade a comunicação propiciada por dispositivos móveis conectados à Internet é rápida e veloz, descentralizada e não hierárquica. Essa forma mais fluida de comunicar aos poucos altera também o modo como os sujeitos buscam a informação, como organizam suas rotinas e até como aprendem. Tais formas de se comunicar baseiam-se especialmente no compartilhamento e na colaboração entre os interagentes. Para aproveitar as características específicas dos modos de se comunicar contemporâneo é importante pensar institucionalmente em formas de comunicação estratégicas entre o IFRS com a Comunidade e entre as próprias escolas, visando a ampliação e a divulgação das informações para além das paredes e muros em que são produzidos. Pensando nas potencialidades descritas e valendo-se da colaboração e compartilhamento emergentes das práticas comunicacionais da cibercultura, o programa WikiEscolas propõe o mapeamento colaborativo de estabelecimentos escolares da Educação Básica e o compartilhamento de informações sobre elas, criando em sentido ampliado um espaço de interações entre escola, universidade e comunidade. Para tanto, será desenvolvida uma aplicação web afim de realizar o mapeamento digital, de forma colaborativa.

 

Intervenções no NEA na semana do Meio Ambiente

Coordenação: LISIANE ZANELLA

Resumo: O evento “Intervenções do NEA na semana do Meio Ambiente” promoverá uma série de ações e oficinas com a temática ambiental, tanto para estudantes e servidores do IFRS Osório, como para a comunidade externa da região do Litoral Norte. O objetivo é oferecer opções diversificadas de experiências sustentáveis, incluindo produção de receitas veganas, produção de sabão caseiro, jardinagem ecológica, compostagem, reciclagem, evidências das mudanças climáticas, entre outras. As oficinas serão ofertadas ao longo da semana do Meio Ambiente, iniciando no sábado letivo do dia 27/05 e finalizando na segunda-feira, 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente com uma palestra. Esperamos que as intervenções propostas possam sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância de adotarmos hábitos sustentáveis para garantir um ambiente saudável e habitável para essa e as futuras gerações.

 

Cine Debate: filme Em Frente

Coordenação: ADRIANA SILVESTER QUADROS

Resumo: O filme Em Frente traz relatos da comunidade negra da escola municipal Dr Liberato Salzano, localizada na Zona de Norte de Porto Alegre, entre alunos, professores e servidores, que compartilham suas histórias de vida cruzadas pelo racismo. Porto Alegre é uma das poucas capitais brasileiras onde a população negra, ou seja, pretos e pardos, é minoria, além de ser a capital mais segregada racialmente do país. O documentário conta com relatos sensíveis de homens e mulheres de diferentes idades e ocupações, evidenciando estratégias de resiliência individuais e coletivas frente ao preconceito racial. O documentário gravado na Escola Municipal Liberato Salzano foi premiado no 16o Festival Visões Periféricas, um festival de cinema pioneiro na curadoria de filmes realizados em periferias brasileiras. Foi exibido na mostra competitiva Fronteiras Imaginárias, e competiu com curtas-metragens de todo o país.

Palestra: Dia internacional da higiene menstrual e saúde LGBTQIAP+

Coordenação: ELISA DAMINELLI

Resumo: A ação em formato de palestra traz o tema da higiene menstrual e saude LGBTQIAP+. Busca promover o acesso a informações de qualidade no que se refere a essas temáticas. Para tanto, contamos com a participação da Dra Natalia Togni Pereira, médica de jovens, e que fará uma abordagem dos temas usando a linguagem acessível aos jovens. A ação está prevista na INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 001 , DE 13 DE MAIO DE 2022, que dispõe sobre a implantação do Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual no IFRS, em seu artigo 4o “Os campi devem desenvolver atividades educativas para toda a comunidade acadêmica, voltados à educação em sexualidade e reprodução e divulgando o Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual, com vistas ao combate à desigualdade e violações dos direitos das pessoas que menstruam.” Ademais, o tema da saúde LGBTQIAP+ faz referência a necessidade de trabalhar questões relacionadas a este público, e também fazendo alusão as datas de 17 de maio, dia internacional da luta contra a LGBTfobia e 28 de junho, dia internacional do orgulho LGBTQIAP+. Busca-se com a ação promover o debate, a reflexão e o acesso à informação.

Educação Matemática: da alfabetização ao pensamento computacional

Coordenação: ALINE SILVA DE BONA

Resumo: O curso objetiva fornecer uma formação continuada aos educadores da educação infantil promovendo a metodologia do pensamento computacional a educação matemática, valendo-se das práticas docentes para fins de aprimorar e incorporar novos estudos e mobilizar a aprendizagem dos educadores e de seus estudantes a partir da investigação. A metodologia do curso é dialógica e ancorada na ação, no fazer e aprender, muito prático e com conceitos teóricos bem articulados a realidade da escola pública, essencialmente. O mesmo foi construído por muitas mãos, ou seja, por uma equipe multidisciplinar e atrelado ao grupo de Pesquisa MATEC – Matemática e suas Tecnologias do IFRS – Campus Osório. Ao final do curso o professor terá vivenciado atividades contextualizadas, interdisciplinares, plugadas e desplugadas, numa perspectiva inclusiva quanto a educação matemática investigativa e o pensamento computacional, citados na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), como fonte de inspiração para mudar sua sala de aula valendo-se dos seus saberes docentes e da sua realidade de escola.

O (Des)Pluga – O Pensamento Computacional atrelado a Atividades Investigativas com Matemática e uma Metodologia Inovadora

Coordenação: ALINE SILVA DE BONA

Discentes Voluntários(as): Leonardo Terra dos Santos

Resumo: O curso contempla uma formação teórico e prática da metodologia pensamento computacional através de atividades inovadoras, contextualizadas e aplicadas, que partem de um cotidiano de sala de aula até uma lógica de resolução de problemas ancorados nas tecnologias desde o concreto até a programação. Discute de forma prática e aplicada conceitos como a metodologia do pensamento computacional, as tecnologias digitais e o material concreto, as atividades investigativas, todas num cenário para a matemática estar sempre ancorado alógica de pensamento/desenvolvimento, numa perspectiva inclusive inclusiva. A metodologia é no tempo de cada participante, e com atendimento com agendamento, para fins de que o mesmo possa apropriar-se das conceituações de forma efetiva, compartilhando em seus espaços, escola, sala de aula, espaços de estudante, por objetivar uma formação dos participantes como uma mobilização para mudar a sala de aula, assim como promover novas pesquisas.

EnglishLab: aproximando a licenciatura e a comunidade a partir de um aplicativo para ensino/aprendizagem de língua inglesa

Coordenação: RAFAELA FETZNER DREY

Discentes Voluntários(as): VITÓRIA PLAUTZ GERHARDT, GIORDANO CARDOSO CHERINI, DIEGO MICHEL PRESTES

Resumo: A presente proposta constitui-se como um projeto de extensão curricularizada vinculado à disciplina de Metodologia e Laboratório de Ensino de Inglês do quarto semestre do curso de Licenciatura em Letras –Português/Inglês do campus Osório. Ao longo da disciplina, serão discutidas metodologias, abordagens e práticas para o ensino de língua inglesa na escola básica atual. Em paralelo, serão preparadas atividades de língua inglesa que desenvolvam as quatro habilidades linguísticas e que possam ser aplicadas tanto a alunos de ensino fundamental quanto de ensino médio. Essas atividades serão disponibilizadas em um aplicativo, a ser desenvolvido durante o projeto, e que será disponibilizado aos professores de língua inglesa de escolas públicas da região do Litoral Norte. Além de fortalecer as práticas de ensino de línguas do curso de Letras e proporcionar aos alunos de licenciatura experiências práticas de ensino de língua inglesa, um dos objetivos centrais deste projeto é oferecer novas perspectivas de estudo da língua estrangeira aos alunos de escolas públicas da comunidade, reforçando o papel social da instituição e do curso para com a região através da extensão curricularizada. Para dar conta desses objetivos, será desenvolvido um aplicativo gratuito, no qual serão disponibilizadas atividades específicas de língua inglesa preparadas pelos licenciandos do curso de Letras. Outrossim, como objetivo secundário, temos a formação continuada de docentes de língua inglesa da rede pública de ensino, como participantes do projeto na testagem da usabilidade da ferramenta tecnológica.

Educação para as relações étnicos raciais

Coordenação: ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUSA

Resumo: Realização, em parceria com o projeto de extensão Tertúlias – Integrando UFRGS Litoral e comunidade através de arte, cultura, ecologia, educação e filosofia – 8a edição, da UFRGS, de um curso de formação continuada a professoras e professores das escolas públicas da Região Litoral Norte/RS, abrangidas pela 11a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), sobre o tema “Educação para as relações étnico-raciais”, a partir da abordagem das leis Lei 10.639/2003 e 11.645/2008, que versam sobre a obrigatoriedade da inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Tal curso está em acordo/vai ao encontro do conteúdo programático estabelecido pelas referidas leis pois irá abranger temas como “história e cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos”, “história da África e dos africanos”, “a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil”, “a cultura negra e indígena brasileira”, “o negro e o indígena na formação da sociedade brasileira”, “suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil”, por exemplo.

Semana Acadêmica do ADS 2023

Coordenação: BRUNO FERNANDES

Resumo: O evento Semana Acadêmica do ADS é composto de atividades que buscam trazer para o Campus Osório do IFRS reflexões contemporâneas, experiências e práticas de profissionais da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para interação com a comunidade acadêmica e empreendedores da região. As atividades buscam aproximar reflexões e situações vivenciadas por gestores, pesquisadores e profissionais. O Evento conta com o trabalho voluntário de estudantes, apoio de professores e do IFRS, e não conta com recursos financeiros da instituição. Será buscado apoio de patrocinadores para realização dos coffee breaks. O evento oferecerá certificado aos participantes e aos organizadores. A demanda por esse evento surgiu dos dos estudantes do curso visando uma maior integração entre a comunidade acadêmica do IFRS, estudantes de outras instituições e profissionais da área de TI da região.

Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público

Coordenação: MÁRCIO ROGÉRIO OLIVATO POZZER

Discentes Voluntários(as): JOÃO LUCAS VIEIRA COSTA

Resumo: A Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público é um programa interdisciplinar e participativo de produção de conhecimento e tecnologias que favoreçam o dinamismo econômico, cultural, social e político do Litoral Norte gaúcho. O programa objetiva incubar empreendimentos solidários com potencial econômico e projetos de instituições governamentais, buscando ampliação dos serviços produtivos, melhoria das condições de vida e autonomia de seus trabalhadores/as, inserção nos espaços de governança, bem como aprimoramento dos serviços públicos a população, por meio da geração de tecnologias sociais adequadas e ações cooperadas e em rede. A partir de uma dinâmica extensionista, tendo projetos realizados em parceria com cooperativas, associações e poderes públicos locais, a Incubadora vem buscando a consolidação e o fortalecimento de arranjos produtivos, sociais e culturais do litoral norte do Rio Grande do Sul. As parcerias se estabelecem a partir de problemas práticos que carecem de soluções complexas, demandando pesquisas aplicadas que resultem no desenvolvimento e na adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais. Tal relação se dá de maneira dialética a partir da isonomia dos saberes populares e acadêmicos, respeitando as peculiaridades regionais e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, a dinâmica estabelecida, fundada na gestão democrática, promove a constituição de um ambiente de experimentação e de vivência técnica e profissional, fundamental para a formação dos estudantes. Nesse sentido, os projetos articulam ensino, pesquisa e extensão, comprometendo-se com o desenvolvimento regional, a formação de redes de cooperação, o empreendedorismo solidário, o cooperativismo e as inovações na gestão pública.

Desenvolvimento sustentável: juventude no Litoral Norte: educação, lazer, trabalho e questões étnicas

Coordenação: ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUSA

Resumo: Discutir democracia ativa e efetiva implica em discutir a inclusão. Este problema é perpassado pela questão do direito a educação, ao trabalho e lazer. A Cidade de Osório e o Litoral Norte em geral carece de atividades para o jovem, não há, por exemplo, teatros e cinema. Além disto, por ser uma zona de economia marcada pela sazonalidade, também não oferece perspectivas atrativas de emprego e renda. O problema é agravado quanto se trata de jovens afrodescendentes. A ausência de oportunidades de crescimento profissional é reforçada pelo racismo estrutural. Para discutir essas questões, teremos a presença do deputado Matheus Gomes, afrodescendente, e do professor doutor, da Universidade de Brasília, Rodrigo Lentz. Em primeiro momento ocorrerá uma mesa redonda no nosso auditório, com a participação da professora Maria Augusta Martiarena, e mediação do Professor Alexandre Lobo, no período da tarde. No período da noite, ocorrerá no município de Imbé, no bar Porto Imbé, uma Tertúlia, organização em parceria com a professora Rejane Kalsing, UFRGS Litoral Norte, pelo projeto Tertúlia, com o tema relativo a juventude e seus relativos problemas no Litoral. O evento será promovido pelo Núcleo de Estudos Afro descentes e Indígena, Neabi Campus Osório e o Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Cidadania, ambos coordenados pelo professor doutor Alexandre Lobo, do IFRS Campus Osório.

Aula aberta sobre Educação em Direitos Humanos: 10 anos de luta!

Coordenação: MARIA CRISTINA SCHEFER

Resumo: A aula aberta sobre Educação em Direitos Humanos irá reunir em Mesa redonda dos expoentes pesquisadores e ativistas gaúchos sobre a Educação em Direitos Humanos, membros da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, além de historicizar a EDH, os componentes da mesa farão a problematização sobre os desafios contemporâneos para a promoção de direitos no planeta;

BRICHÓ SOLIDÁRIO (BRECHÓ E BRIKE)

Coordenação: MARIA CRISTINA SCHEFER

Discentes Voluntários(as): Gabriel da Silva dos Anjos, GIOVANA VARGAS MARTINS

Resumo: O Brichó (mistura de brechó e brike) vai ser realizado no centro de convivência e otimizado pelo Grêmio Estudantil, que receberá 30% do lucro, o restante do lucro será destinado para a realização de uma Festa da Primavera, com as crianças indígenas da Retomada Guarani-Mbyá de Maquiné-RS. Todas as roupas e ou utensílios custarão entre R$10,00 e R$100,00 (roupas) e entre R$30,00 e R$300,00 (objetos decorativos, eletrodomésticos, et). Os doadores (servidores e estudantes do campus) poderão optar em doar o total para o Grêmio/ Festa ou receber 30% do valor da venda. Haverá um número pix para o pagamento, livro caixa e controle de rateio com prestação de contas. O Brichó será montado em 3 quartas-feiras, à noite, para contemplar, principalmente, os estudantes da EJA Pérador de Informática. Membros do Grêmio atuarão como voluntários, organização desfiles, Publicidade no Instagram, etc.

O ensino de Língua Inglesa na prática: micropráticas de ensino de inglês para a comunidade

Coordenação: RAFAELA FETZNER DREY

Resumo: A presente proposta constitui-se como um projeto de extensão curricularizada vinculado à disciplina de Metodologia e Laboratório de Ensino de Inglês do quarto semestre do curso de Licenciatura em Letras –Português/Inglês do campus Osório. Ao longo da disciplina, serão discutidas metodologias e abordagens para o ensino de língua inglesa na escola básica atual, e também serão preparadas atividades de língua inglesa que desenvolvam as quatro habilidades linguísticas e que podem ser aplicadas tanto a alunos de ensino fundamental quanto de ensino médio. Visando proporcionar aos alunos experiências práticas de ensino de língua inglesa e também oferecer novas perspectivas de estudo da língua estrangeira aos alunos de escolas públicas da comunidade, serão preparadas atividades específicas de língua inglesa que serão ministradas pelos alunos-professores licenciandos ao longo de oficinas realizadas em escolas públicas municipais e estaduais do município de Osório. Ao término das oficinas, os alunos-professores irão produzir relatórios de experiência da microprática de ensino, compartilhando suas práticas em grupo para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira na escola atual.

Visões do Sul Global: dialogando com Costa Rica, Equador e Moçambique

Coordenação: ADRIANA SILVESTER QUADROS

Resumo: A mesa-redonda Visões do Sul Global: dialogando com Costa Rica, Equador e Moçambique, colocará em debate três sociólogos provenientes de três diferentes países, dois latino americanos – Costa Rica e Equador e um africano – Moçambique. Cada debatedor da mesa fará uma exposição acerca dos aspectos abaixo: 1. Breve contextualização da localização e características geográficas do país; 2. Questões relacionadas a formação sócio-histórica e que tem seus desdobramentos na situação atual do país; 3. Tensões e movimentações políticas atuais, movimentos sociais atuantes, dentre outros. Após a fala inicial dos convidados, o público será convidado a trazer seus questionamentos e contribuições.

Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais – 2023 – Tema: “Capacitando habilidades para o sucesso”

Coordenação: JOAO PAULO AGOSTINI

Resumo: Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais promovem nos dias 16, 17 e 18 de outubro, às 19 horas no Auditório do Campus Osório, a Semana Acadêmica do CSTPG de 2023 com o tema: “Capacitando habilidades para o sucesso”, o qual terá apresença de diferentes entidades em determinados segmentos representativos da economia local e regional, com o objetivo de promover a aproximação dos alunos com a realidade do mercado de trabalho através de palestras e cursos que agreguem conhecimentos relacionados às áreas de atuação do Tecnólogo e complementam a formação dada em sala de aula. A Semana Acadêmica do CSTPG de 2023 dará continuidade ao Pacto pela Qualificação de Osório, iniciado no semestre 2023/1 por alunos do componente curricular de Empresa Simulada. Além disto, serão vistos temas atuais de gestão, técnicas e ferramentas e modelos de negócios de forma que os alunos do curso assim como a comunidade interna e externa cujo o tema gestão e negócios lhes é apreciado.

Cruzando as Cortinas: O Encontro Teatral das Escolas

Coordenação: ALINE SILVA DE BONA

Resumo: O espetáculo apresente 3 peças de teatro organizadas, pensadas, montadas e adaptadas pelas instituições de ensino, com a finalidade de troca de palcos, para fins de contemplar a diversidade e um público amplo. E as atividades culturais e artísticas se intercalam para compor um mosaico de interação.

VII Semana de Letras do Campus Osório

Coordenação: MATEUS DA ROSA PEREIRA

Resumo: O presente projeto apresenta a proposta de realização da sétima Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras do IFRS Campus Osório. Intitulado “VII Semana de Letras”, o evento pretende oferecer aos acadêmicos das áreas de Letras e Humanidades e também ao público externo atividades que apresentem discussões frutíferas acerca da temática definida – ensino de língua e literatura. Serão realizadas atividades acadêmicas com oficinas, palestras e debates. Além disso, também serão realizadas atividades culturais ao longo dos dois dias de evento, a ser realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 2023, no formato presencial.

Setembro surdo: Vivências inclusivas e formação profissional

Coordenação: ALINE DUBAL MACHADO

Resumo: O presente evento objetiva difundir a cultura e a identidade surda, bem como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pois o mês de Setembro faz referência aos marcos históricos, que representam a comunidade surda.Assim, o Dia Nacional do Surdo, no Brasil é um momento de mostrar para a sociedade as lutas, a inclusão e a língua, que constituem esse povo. O dia 26 de setembro foi oficializado em 2008, por meiodo Decreto de Lei no 11.796, o qual foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), o qual foi fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro. Logo, termos um encontro como uma ação de extensão, o qual traga reflexões e vivências sociais e educacionais acerca da comunidade surda não é somente uma necessidade, mas, sim, uma questão de direitos humanos em prol de uma sociedade com mais oportunidade e equidade. Dessa forma, a proposta de desenvolver um evento que contemple o Dia Nacional do surdo busca ratificar o que consta na Lei N.o 10.436(Lei Libras), que em seu art. 2o aponta “formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais — Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil” (BRASIL, 2002). Tal fragmento da lei ressalta o resultado dos movimentos realizados pelos surdos, familiares e profissionais em busca do reconhecimento e da divulgação da Libras, bem como marca o primeiro respaldo legal em nível nacional em favor do uso da Libras pelas comunidades surdas brasileiras. Para tanto, propõem-se, que o evento Setembro surdo: Vivências inclusivas e formação profissional seja um momento de trocas, reflexões e, de formação inicial e continuada, por meio de relatos de vivências práticas da inclusão, bem como a construção de conhecimento, tanto para comunidade interna quanto externa e assim, contribuindo com o cenário de conquistas legais e com o movimento de reconhecimento e valorização da Libras em nossa sociedade.

Novembro Negro Neabi

Coordenação: ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUSA

Resumo: O novembro negro é um momento em que as instituições de ensino se organizam para debater a questão do racismo. O marco é o dia da Consciência Negra, 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares, data contraposta, e reivindicada pelo movimento negro em geral, ao dia fictício da abolição da escravidão pela princesa Isabel, em 13 de maio. O que está em jogo em relação às “comemorações” é a questão do sentido dado e ao protagonismo. De um lado, no caso do maio, a benfeitoria de uma branca que assina docilmente a libertação dos escravos, de outro, a marca da resistência de um agente ativo ao processo de escravização. De um lado se silencia um grupo historicamente oprimido, de outro, os oprimidos ganham voz. Nesse sentido, o Neabi proponha atividades no Novembro negro como forma de ressaltar a resistência de um povo e a consequente libertação da condição de escravidão por suas próprias ações. Mas o problemas que compõem o racismo estrutural se mantém. Assim, em dois eixos, um relacionado ao racismo e questão de gênero, outro, outro relacionado aos processos de exclusão social focado na discriminação étnica, advindos das tecnologias como os algoritmos usados no recrutamento de empregados, nos padrões estéticos, ou ainda no reconhecimento de possíveis infratores legais.

 

Oficina de Teatro: CriArte com o Corpo em Movimento

Coordenação: ALINE SILVA DE BONA

Resumo: Oficina de Teatro que visa trabalhar o movimento do corpo como instrumento de trabalho no teatro, desde os cinco sentidos relacionados com o corpo, como este em movimento que comunica cultura, arte, expressão, e linguagem. A ação objetiva articular estudantes do ensino com projeto de teatro, e estudantes de extensão em ações de cultura e teatro da escola parceria Albatroz, e paralelamente professores, técnicos e estudantes atrelados a pesquisa quanto ao estudo da arte, da dramatização e do improviso. Desta almeja-se encadear um conjunto de ações para 2024 atreladas ao Núcleo de Arte e Cultura do IFRS – Campus Osório.

Última atualização em 04/10/2024

Fim do conteúdo